terça-feira, 22 de setembro de 2015

PM timorense partiu hoje de Díli para participar na Assembleia Geral da ONU



Díli, 22 set (Lusa) - O primeiro-ministro timorense, Rui Araújo, lidera a delegação de Timor-Leste que partiu hoje de Díli para participar, no final da semana, em Nova Iorque, na cimeira e na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Rui Araújo vai acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernâni Coelho, e do Planeamento e Investimento Estratégico, Xanana Gusmão, fazendo ainda parte da delegação o ex-chefe de Estado José Ramos-Horta, o governador do Banco Central, Abraão de Vasconcelos, e elementos do Gabinete das Fronteiras Marítimas e do Secretariado do g7+.

Em Nova Iorque, a delegação timorense participará na cimeira das Nações Unidas que vai aprovar a agenda de desenvolvimento pós-2015, entre 25 e 27 de setembro, e, posteriormente, na Assembleia Geral da ONU, que começa a 28 de setembro.

Rui Araújo discursará pela primeira vez em nome de Timor-Leste no dia 1 de outubro na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Timor-Leste tornou-se na segunda-feira um dos primeiros países a subscrever os novos Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de 17 metas que devem ser aprovadas esta semana.

Os objetivos (GGSD, na sigla em inglês) foram negociados ao longo dos últimos anos e deverão ser aprovados pelos 193 Estados que participam na reunião desta semana em Nova Iorque.

Abrangendo diversas áreas, pretendem alcançar, nos próximos 15 anos, três grandes metas, nomeadamente, o fim da pobreza extrema, o combate à desigualdade e injustiça e o combate às alterações climáticas.

Em comunicado, o Governo timorense recorda que Timor-Leste "tem estado profundamente envolvido no processo que levará à aprovação" dos objetivos, "procurando garantir que estes respondem às necessidades dos pequenos Estados e que são sensíveis ao contexto das nações a sair de situações de conflito".

Rui Araújo sublinhou, em declarações à agência Lusa, que Timor-Leste tem já alguma experiência no que toca à implementação de objetivos de desenvolvido tendo conseguido melhorias em algumas metas, como a mortalidade materno-infantil. Medidas inseridas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio que, recordou, foram aprovados ainda antes de Timor-Leste ser independente e que o país tentou integrar nas suas políticas.

"Esse esforço todo dotou de alguma experiência a parte timorense em como tentar adotar os objetivos globais tendo em conta a nossa situação real, ajustados ao nosso Plano Estratégico de Desenvolvimento e usá-los como instrumento de planeamento e orçamentação anual", afirmou.

A delegação timorense que viaja até Nova Iorque participará, ainda, em cerca de vinte outros eventos de promoção dos interesses de Timor-Leste, incluindo o lançamento de uma Iniciativa Política de apoio à Execução da Agenda de Desenvolvimento Sustentável de 2030.

Uma cimeira de diálogo sobre construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas, para alcançar o desenvolvimento sustentável, a Reunião de Líderes Mundiais sobre a Igualdade de Género e o Fortalecimento das Mulheres, um evento sobre as relações de Timor-Leste com a ONU e o Fórum de Líderes Mundiais da Universidade de Columbia sobre "Desafios Globais e as pequenas nações" estão ainda na agenda da delegação.

Estão também previstos encontros de Rui Araújo com o Presidente da República portuguesa, Cavaco Silva, e com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Rui Araújo segue dos Estados Unidos para uma visita oficial a Cuba, onde chega a 2 de outubro, regressando a Díli a 8 de outubro.

ASP // MP

Sem comentários:

Mais lidas da semana