segunda-feira, 21 de setembro de 2015

VENDA DE DIAMANTES ANGOLANOS DISPARA 18 POR CENTO



Os números constam do mais recente relatório da Administração Geral Tributária sobre as receitas arrecadadas pelo sector diamantífero.

As vendas de diamantes por Angola aumentaram quase mais de 18 por cento até Agosto, face a igual período de 2014, ultrapassando os USD 767 milhões e 5,7 milhões de quilates.

Os números constam do mais recente relatório da Administração Geral Tributária sobre as receitas arrecadadas pelo sector diamantífero, documento ao qual aLusa teve hoje acesso, e comparam com as vendas de USD 647 milhões e mais de 5,6 milhões de quilates entre Janeiro e Agosto de 2014.

Já as receitas fiscais com estas vendas – entre imposto industrial e royalties – inverteram a tendência de queda do primeiro semestre e subiram 5 por cento no total de oito meses, face a 2014, para Kz 6.296 milhões de (USD 45,4 milhões). Exclui-se deste montante o imposto industrial definitivo, apenas calculado no final do ano, e os lucros da empresa concessionária estatal do setor.

Já em todo o ano de 2014, Angola arrecadou cerca de Kz 10 mil milhões (USD 71,4 milhões) só com impostos sobre a venda, no total, de 8,6 milhões de quilates, por USD 1.274 milhões.

Depois do petróleo, os diamantes são o principal produto de exportação nacional, sendo que Angola está entre os cinco principais produtores mundiais.

Lusa, em Rede Angola

Sem comentários:

Mais lidas da semana