terça-feira, 27 de outubro de 2015

Portugal. PASSOS APRESENTOU NOVO GOVERNO E CAVACO APROVOU



Passos Coelho apresentou, esta terça-feira de manhã, a composição do novo Governo ao presidente da República. No essencial, o primeiro-ministro mantém a equipa e cria um Ministério da Cultura... como pretendia o PS. Costa reagiu e diz que é um Executivo "sem futuro e com consciência disso".

O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho apresentou, esta terça-feira, tal como anunciou o JN, o novo governo ao Presidente da República. Em audiência, esta terça-feira de manhã, no Palácio de Belém, teve o acordo de Cavaco Silva para a constituição do XX Governo Constitucional.

O Presidente da República marcou a tomada de posse para o dia 30 de outubro, pelas 12 horas, no Palácio da Ajuda. O líder do PS,António Costa, reagiu e diz que é um Executivo "sem futuro e com consciência disso".

Passos, Portas e Maria Luís Albuquerque continuam como figuras principais do novo Governo, que mantém sete ministros do anterior executivo e "promove" dois secretários de Estado a ministro: Leal da Costa na Saúde, para o cargo de Paulo Macedo, e Morais Leitão, da administração local para titular da pasta da Economia.

Marques Guedes passa de ministro da Presidência a ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional (pasta deixada por Poiares Maduro).

Num governo com poucas caras novas, algumas são conhecidas da política nacional. Casos de Fernando Negrão (Justiça), Costa Neves (Assuntos Parlamentares), Calvão da Silva (Administração Interna) e Teresa Morais, Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania.

O XX Governo Constitucional tem a seguinte composição: Primeiro-MInistro: Pedro Passos Coelho; Vice-Primeiro-Ministro: Paulo Portas; Ministra de Estado e das Finanças: Maria Luís Albuquerque;Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros: Rui Machete;Ministro da Defesa Nacional: José Pedro Aguiar-Branco. Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional: Marques Guedes;Ministro da Administração Interna: João Calvão da Silva; Ministro da Justiça: Fernando Negrão; Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia: Jorge Moreira da Silva; Ministra da Agricultura e do Mar: Assunção Cristas; Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social: Pedro Mota Soares; Ministro da Economia: Morais Leitão; Ministro da Saúde: Leal da Costa; Ministra da Educação e Ciência: Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida; Ministro da Modernização Administrativa: Rui Pedro Costa Melo Medeiros; Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania: Teresa Morais; Ministro dos Assuntos Parlamentares: Costa Neves.

Jornal de Notícias

Leia mais em Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana