sábado, 14 de novembro de 2015

NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE - ESTUDANTES, NYUSI PELA PAZ, FRAUDES NA SEGURANÇA SOCIAL



GOVERNO PREVÊ DISPONIBILIZAR CERCA DE 700 NOVAS BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR

Maputo, 13 Nov (AIM) O Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) prevê disponibilizar cerca de 700 novas bolsas de estudo para o ensino superior nas diversas áreas de licenciatura em 2016, para a formação académica no País e no exterior.

Para o efeito, o Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), Jorge Ferrão, disse que o programa Quinquenal (2015-2019) do Governo propõe, promover um sistema educativo inclusivo, eficaz e eficiente.

Ferrão, que falava hoje, em Maputo, momentos após a abertura da 6ª reunião do conselho nacional de bolsas de estudo, disse que este programa tem por objectivo garantir a aquisição das competências requeridas ao nível de conhecimentos, habilidades, gestão e atitudes que respondam as necessidades do desenvolvimento humano.

A atribuição de bolsas de estudo continua a privilegiar a excelência e a qualidade, atraindo jovens com elevada capacidade e sentido de intervenção, disse Ferrão.

Segundo o governante, nos últimos seis anos de funcionamento do IBE, foram disponibilizadas um total de 6.667 bolsas de estudo á igual número de estudantes para diferentes níveis de formação, dentro e fora do país.

Deste universo, foram graduados 2.632, que também prosseguiram com a vida laboral.

Ferrão mostrou-se preocupado com o elevado número de bolseiros que abandonam os estudos, por motivos até aqui desconhecidos.

Mesmo assim,
o governo continua a investir anualmente avultados valores monetários para os financiamentos de bolsas de estudo no país e no exterior.

Por sua vez, o Director do Instituto de Bolsas de Estudo Octávio de Jesus disse que a bolsa mais concorrida é a do ensino superior, porque é onde as pessoas têm dificuldades em financiar os seus estudos, como o pagamento de mensalidades, aquisição de material didáctico, entre outras necessidades.

De Jesus revelou que no ano passado foram atribuídas 983 bolsas de estudo a nível interno e 366 a nível externo.

Segundo De Jesus, o grande financiador das bolsas de estudo é o Estado, com algumas parcerias com o Banco Mundial,
e também temos parcerias a nível de cooperação internacional com diversos países como China, Índia, Rússia, Portugal, Malásia, Tanzânia, dentre outros. 

(AIM) Fáusia Ricardo (FAR)/DT

NYUSI ENCORAJA PAZ E DESENVOLVIMENTO

Santos Nhantumbo, da AIM, em Panda

Panda (Inhambane), 13 Nov (AIM) - O Presidente da República, Filipe Nyusi, encorajou hoje a população do distrito de Panda, província meridional de Inhambane, a não aceitar a guerra e a denunciar aqueles que a promovem.

De visita de trabalho ao distrito e na sua saudação a população, Nyusi incentivou a população a viver em reconciliação e concórdia para promover o desenvolvimento do país.

Nyusi apelou a população para sensibilizar os promotores da instabilidade a se juntarem ao projecto de desenvolvimento do país.

Reiterando a necessidade de se viver em paz e estabilidade, o estadista moçambicano orientou os moçambicanos a centrarem atenções no trabalho e na produção alimentar.

Sem comida, hospital, escola, estrada e outras infra-estruturas não podemos estar em paz connosco, disse o Presidente, sublinhando que em paz tudo podemos fazer.

Na sua intervenção na localidade de Massalane, Nyusi encorajou a população a continuar a produzir mais e a diversificar a produção agrícola em todas as áreas usando soluções possíveis.

A população de Panda está a desenvolver um projecto inovador de produção de peixe em cativeiro contribuindo assim para criar o equilíbrio e estabilidade alimentar, sobretudo em períodos de seca caracterizada por fraca produção agrícola.

O projecto de tanques piscícolas, visitado hoje pelo estadista moçambicano, insere-se na estratégia do governo visando a massificação da aquacultura no país e reduzir o défice alimentar, em particular de proteína animal.

Nestas iniciativas, o governo intervém através de apoio a assistência técnica, formação de piscicultores e maneio dos tanques de terra. O projecto prioriza sobretudo as zonas interiores do país através do aproveitamento das águas dos lagos, rios, zonas baixas e nascentes.

Em Panda, o projecto é assegurado por 37 piscicultores, dos quais 28 mulheres, e já está a beneficiar pelo menos 112 pessoas. Este distrito espera produzir cerca de 160 toneladas em 263 tanques numa área de 49 hectares e espera gerar rendimento na ordem de 13 milhões de meticais.

O Presidente da Republica, que visitou hoje este projecto na baixa de Panda, saudou o vanguardismo da população da forma como está a gerir a natureza e defendeu a réplica da experiência de Panda em todo país. Encorajou a produzir para consumo e comercialização.

Nesta visita a Panda, Filipe Nyusi fazia-se acompanhar da Ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, do governador da província de Inhambane, Agostinho Trinta, e outros quadros do Estado e da Presidência.

(AIM) SN/DT

DETECTADOS DOIS MIL PENSIONISTAS FANTASMAS EM MAPUTO

Maputo, 12 NOV (AIM)
Cerca de dois mil pensionistas fantasmas foram detectados no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), a nível da cidade de Maputo, após o lançamento da campanha da prova de vida em Julho último, cujo fim está previsto para finais do corrente mês.

A informação foi avançada hoje, em Maputo, pela ministra do trabalho, emprego e segurança social, Vitória Diogo, durante a cerimónia de abertura do primeiro Conselho Coordenador do INSS, subordinado ao lema
Modernizar para Melhor Servir.

Cerca de dois mil pensionistas não foram encontrados na cidade de Maputo, segundo os nossos dados. Isso significa que ao longo deste tempo estivemos a dar pensões a duas mil pessoas que não existem, afirmou a ministra durante a abertura da cerimónia que começou hoje e termina sexta-feira.

Após a constatação do sucedido, segundo a ministra, os pagamentos foram suspensos, devendo-se actualmente responsabilizar os actores da prática que considera desonrosa.

A ministra não avançou o montante que caiu em
mãos alheias, mas disse que é preciso aprofundarmos as investigações, de modo a percebermos como isto aconteceu e responsabilizar os seus actores.

Diogo não descartou a hipótese de cenários semelhantes estarem a verificar-se noutros pontos do país.
Aqui falei apenas de Maputo, mas queremos ter dados de todo o país.

Esta é a primeira vez que são avançados dados relacionados a prova de vida que foi lançada no corrente ano.

Na sua intervenção, a ministra desafiou os dirigentes do INSS a racionalizar os recursos e evitar políticas despesistas a nível daquela instituição que é a guardiã do
dinheiro de outros trabalhadores moçambicanos.

Nós, funcionários e gestores do INSS, não somos os donos do sistema, somos sim guardiões. Foi-nos confiada a missão de gerir o dinheiro dos trabalhadores e empregadores. Foi-nos confiada a missão de assegurar que os milhares de trabalhadores que descontam, com tanto sacrifício, a sua contribuição tenham a garantia e confiança de que terão a sua pensão, disse

Temos que combater o despesismo. E aquilo que é supérfluo não deve fazer parte da nossa forma de trabalhar, apelou

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do INSS, Francisco Mazoio, apontou para a redução do tempo de espera para fixação das pensões como um dos maiores desafios.

Estão agendados temas que pela sua importância potenciarão o INSS a novos desafios, afirmou Mazoio

(AIM) ht/dt

Sem comentários:

Mais lidas da semana