quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Portugal. COSTA EXORTA CAVACO SILVA A TOMAR UMA DECISÃO



Depois do Presidente da República ter comparado a atual situação politica com as crises de 89 e 2004, o líder do PS diz que não há comparação possível. António Costa afirma que não há nenhum impasse político no país e que Cavaco silva não tem razões para "adiar mais" a decisão de dar posse a um governo socialista.

O líder do PS considera que não há razões de legitimidade, de impasse político nem de matéria constitucional que possam ser invocadas para que o Presidente da República não possa dar posse a um governo liderado pelos socialistas.

Reunido com militantes em Setúbal, o secretário-geral do PS disse que "já todos disseram que PS, Bloco, PCP e PEV asseguram a um governo do PS condições de governabilidade e por isso não há razões para adiar mais aquilo que resulta claramente da Constituição que é dar posse a um governo que tem um suporte maioritário na Assembleia da República ".

O líder do PS acrescenta que esta maioria não foi conseguida através de um golpe de Estado, mas através do voto e do número de deputados conseguido por cada grupo parlamentar.

Sobre o facto de Cavaco Silva ter aconselhado a que se verifique o que aconteceu em crises políticas de anos anteriores, António Costa é taxativo e diz "que não há comparação possível.

O líder socialista insistiu ainda que prolongar um governo de gestão seria sempre prolongar um governo derrubado na Assembleia da República e garantiu que não percebe a ideia de quem procura encontrar formas de convocar novas eleições.

António Costa sublinhou ainda que a atual situação política se deve, em grande parte à coligação, por não ter sido capaz de alcançar uma maioria e estar agora de "cabeça perdida" prosseguindo com insultos e ataques pessoais.

TSF – Foto António Cotrim/Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana