segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Portugal. “MAU PLANEAMENTO NA CONSTRUÇÃO RESPONSÁVEL” POR CHEIAS EM ALBUFEIRA



A crítica é feita pelo presidente da Associação de Comerciantes de Albufeira. Ouvida pela TSF, a associação diz que os comerciantes estão revoltados, preocupados e sem seguro contra intempéries.

Luís Alexandre fala das condutas de escoamento de águas da chuva que não têm o diâmetro suficiente, recordando que isso já tinha sido verificado nas cheias de 2008. Este comerciante fala também das paredes que foram feitas nas caixas para impedir que a àgua vá parar à praia mas que acabam por congestionar o fluxo da água.

Ouvido pela TSF, o presidente da Associação de Comerciantes critica as obras do Polis em leito de ribeira e que não foram obras profundas mas sim "trabalhos de cosmética à superficie" que custaram 76 milhões de euros.

O representante dos comerciantes diz que a situação é suficientemente grave para que sejam accionados pela Câmara mecanismos de emergência, como a declaração do estado de calamidade.

Luís Alexandre adianta que os comerciantes estão muito preocupados já que grande parte deles não têm seguro contra intempéries. Aquele responsável lembra que muitos ainda não conseguiram contabilizar os prejuízos e estão revoltados porque ainda não receberam sequer as indemnizações das cheias de 2008.

Nestas declarações à TSF, Luís Alexandre diz que para já não é fácil fazer contas aos prejuízos mas, numa primeira análise, tudo aponta para que sejam muito elevados.

O presidente da Câmara de Albufeira estimou esta segunda-feira em "largos milhares de euros os prejuízos" causados pelas inundações de domingo e adiantou que, "para já", não irá avançar com o pedido de calamidade pública.

No centro da cidade de Albufeira, a zona mais atingida pelas fortes chuvas e onde a água atingiu cerca de 1,80 metros de altura, as equipas de limpeza e os comerciantes ainda tentavam hoje de manhã remover lamas e objetos arrastados pela corrente.

TSF - foto Global Imagens

Leia mais em TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana