sábado, 5 de dezembro de 2015

CABO VERDE TEM CERCA DE 20 MIL IMIGRANTES LEGAIS - Governo



Cabo Verde tem neste momento com cerca de 20 mil imigrantes legalizados, avançou hoje à Lusa a diretora-geral da Imigração cabo-verdiana, indicando que serão criadas condições para registar os cerca de 10 mil imigrantes ainda ilegais.

Em declarações à Lusa no âmbito da sexta reunião do Conselho Nacional de Imigração (CNI), Carmen Barros indicou que até 2014 os dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) apontavam para cerca de 18 mil imigrantes, mas o processo de regularização extraordinária, que foi de janeiro a abril últimos, abrangeu mais 1.058 estrangeiros.

A responsável salientou, entretanto, que a nova lei abre espaço para a regularização contínua de imigrantes, que neste momento representam quase 4% da população residente em Cabo Verde.

"As pessoas que não foram contempladas é porque não conseguiram entregar os documentos a tempo. Por isso, o nosso desafio é desenvolver outras formas para regularizar os imigrantes", disse a diretora-geral, indicando que os problemas dos imigrantes em Cabo Verde continuam a ser a regularização e a documentação.

Carmen Barros disse que o Governo tomou medidas, a nível técnico, político e administrativo, para uma melhor integração dos imigrantes, como a realização de um estudo no ano passado que concluiu que 80% dos imigrantes inquiridos tem um nível de "satisfação elevado" no país.

A reunião do CNI acontece uma altura em que acontecem fluxos migratórios e uma vaga de refugiados na Europa, tendo Carmen Barros adiantando que Cabo Verde está a se preparar para que a gestão da imigração seja "bem feita", para "evitar a exclusão" e para que o Estado tenha controlo do seu território em matéria de permanência de imigrantes.

A responsável disse à Lusa que a tomada de medidas e a criação de condições diminui os riscos de situações como as dos refugiados e que o país deve ter uma "coerência" de imigração, tanto dentro como para as comunidades lá fora.

Durante o CNI, foi apresentado os resultados de três anos do projeto de integração social dos imigrantes, um dos pontos da Estratégia Nacional de Imigração, implementada desde 2012, que contempla formação, empoderamento e financiamento das associações de imigrantes.

Em declarações à Lusa no âmbito da reunião, o presidente da Plataforma das Comunidades Africanas, Tony Parker, disse que Cabo Verde está em "bom caminho" no que diz respeito à integração dos imigrantes após a implementação das políticas para o setor.
"Em termos de políticas de imigração, Cabo Verde está à frente na nossa sub-região", avaliou Tony Parker, para quem, além da falta de condições, um dos problemas que atrasa a legalização dos imigrantes é a obtenção dos documentos do país de origem.

RYPE // VM - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana