sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

De surpresa, Modi faz primeira visita de um PM da Índia em mais de uma década ao Paquistão



Opera Mundi (*) | São Paulo

Oficialmente, o motivo da visita – anunciado por Modi no Twitter – seria parabenizar premiê Sharif por aniversário; nações vivem em tensão por causa da Caxemira

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, fez nesta sexta-feira (25/12) uma visita surpresa, de pouco mais de uma hora, à cidade de Lahore, no Paquistão, onde se encontrou com o premiê do país, Nawaz Sharif.  É a primeira vez em mais de uma década que um premiê indiano vai ao território paquistanês.

Oficialmente, o motivo da visita – anunciado por Modi no Twitter – seria parabenizar Sharif pelo aniversário. Analistas, no entanto, afirmam que a atitude do premiê indiano é um marco no descongelamento das relações entre os dois países por conta do território da Caxemira, disputado tanto por Nova Déli, quanto por Islamabad.

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, citando assessores dos líderes, os dois conversaram amenidades e teriam prometido retomar as relações entre Índia e Paquistão.

Na rede social, Modi não tocou no assunto “política” – somente disse que passou “uma noite calorosa com a família de Sharif”. “O aniversário de Nawaz e o casamento da neta dele fizeram da noite uma dupla celebração”, afirmou.

No entanto, no Afeganistão – de onde vinha antes de fazer a parada em Lahore –, o premiê indiano fez críticas ao Paquistão, citando um suposto apoio do país ao grupo terrorista talibã. Além disso, Modi entregou helicópteros militares a Cabul, contrariando oficiais em Islamabad.

A atitude de Modi foi criticada por oposicionistas. “A diplomacia tem dignidade e maturidade. Isso não é uma piada. (...) O primeiro-ministro não tem visão”, afirmou o congressista Anand Shama, de acordo com a emissora indiana NDTV.

Este não foi o primeiro encontro entre os dois líderes. Em 2014, por exemplo, Sharif, em outro ato sem precedentes, foi à posse de Modi em Nova Déli. Eles se reuniram várias vezes desde então - a última vez foi durante a Cúpula do Clima em Paris no mês passado.

Diálogo de paz

Ambos os países anunciaram há duas semanas o início de um diálogo de paz sobre terrorismo e a região da Caxemira. O processo anterior, começado em 2004, foi cancelado em 2008 após os atentados de Mumbai, pelos quais Nova Déli culpou paquistaneses.

A visita desta sexta aconteceu dias após uma reunião entre assessores de Segurança Nacional sobre terrorismo e segurança em Bancoc, ato inicialmente previsto para agosto em Nova Déli e que tinha sido suspenso em meio a fortes acusações mútuas que deixaram em ponto morto os contatos institucionais.

Índia e Paquistão mantêm desde a independência do Império Britânico em 1947 uma disputa pela região da Caxemira, dividida entre ambos os países e pela qual foram realizadas duas guerras e vários conflitos menores, com repetidas violações do cessar-fogo.

* Com Efe – Foto Efe

Leia mais em Opera Mundi

Sem comentários:

Mais lidas da semana