quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Portugal. FALTA DE EQUIPAS MÉDICAS EM SÃO JOSÉ JÁ CAUSOU CINCO MORTES



O jornal Expresso conta que desde abril de 2014, altura em que foi tomada a decisão de não ter equipas de neurocirurgia vascular de prontidão ao fim de semana, mais quatro doentes com ruturas de aneurisma.

Antes de David Duarte, já este ano, morreu uma paciente de 60 anos, e no ano passado mais três doentes com o mesmo problema.

Uma fonte do Hospital de São José, citada pelo Expresso, conta que os casos não tiveram tanta visibilidade como o de David Duarte porque as famílias foram menos proativas.

Em comum, os outros quatro casos tinham o facto de a idade ser mais avançada que David Duarte, que morreu dia 14, com 29 anos.

A recusa das equipas em trabalhar ao fim de semana, aconteceu em 2014, quando lhes foi proposto receber apenas metade da compensação pelo trabalho extraordinário.

Os enfermeiros recusaram integrar escalas de prevenção de 24 horas quando lhes foi proposto receber apenas metade da compensação pelo trabalho extraordinário aos fins de semana. O Expresso adianta que a indisponibilidade partiu dos enfermeiros, que rejeitaram o corte para 130 euros. Seguiu-se idêntica atitude dos médicos, cuja compensação proposta, e recusada, era de 250 euros.

A morte de David Duarte terá provocado o regresso aos valores que tinham sido cortados pelo anterior Governo.

Ontem o ministro da Saúde considerou que nalguns casos, a restrição financeira foi longe demais, mas Adalberto Campos Fernandes insistiu também que neste caso não se trata apenas de um problema financeiro.

TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana