domingo, 10 de janeiro de 2016

Portugal. PCP reafirma-se sério e destaca "mudança" encetada pelo Governo PS



O secretário-geral do PCP sublinhou hoje que o partido é uma "força política séria" e enumerou diversas conquistas para os portugueses desde a tomada de posse do Governo PS, com o qual foi conseguido "um sinal de mudança".

No comício de arranque da campanha presidencial do comunista Edgar Silva, no Porto, Jerónimo de Sousa ressalvou que "o caminho que se abriu com a nova situação não é fácil e não está isento de obstáculos", mas destacando uma série de iniciativas legislativas aprovadas e outras previstas para os próximos dias: "reposição do horário semanal das 35 horas na administração pública" e "reposição do pagamento dos complementos de reforma aos trabalhadores das empresas públicas".

"Somos uma força política séria que respeitará a palavra e o compromisso expresso. Em coerência com essa opção, estarão de acordo que o nosso compromisso de honra é com os trabalhadores e o povo português, apoiando o que for bom para os trabalhadores e para o povo e não apoiando o que for negativo", afirmou o líder comunista.

Jerónimo de Sousa vincou que "são reconhecidas as limitações que o grau de convergência que a solução política acordada" entre PCP e PS, embora se trate de "um sinal de mudança" a potenciar, especialmente na Assembleia da República.

"Um sinal de mudança positivo que se exige seja forte, dado também pelo governo do PS e com novas medidas que deem resposta a outros problemas prementes", desejou.

O secretário-geral do PCP acusou "os mesmos que defenderam até ao fim e ainda justificam o governo do PSD/CDS", que "intrigam e profetizam, a cada proposta e iniciativa autónoma do PCP, a iminência da derrocada da atual solução governativa", de terem "o objetivo de criar dificuldades" "ao combate" que está a ser travado "para inverter a política e medidas de exploração e empobrecimento dos últimos anos".

"Outros, em nome de uma política do mal menor que declinamos, querer-nos-iam ver, a nós, aos trabalhadores e ao nosso povo como meros espetadores da vida do país e à espera de uma qualquer benesse caída do céu. Desenganem-se todos! Estamos neste novo quadro político que estamos a viver, como sempre estivemos, como agentes da mudança de corpo inteiro, agindo, propondo, lutando para servir os trabalhadores, o povo e o país", vincou, rejeitando quaisquer "visões instrumentais e utilitárias da atividade do PCP".

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana