segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Moçambique. DESAFIAR ATAQUES POR FALTA DE PACIÊNCIA PARA ESCOLTAS MILITARES



No troço Nhamapaza-Caia

No meio do perigo que se instalou no corredor entre o distrito de Ma­rínguè, a partir da região de Nhamapaza, e o distrito de Caia, em Sofala, devido ao recrudesci­mento de ataques armados, cuja responsabilidade é atribuída a milícias da Renamo, automobi­listas de longo curso desafiam os riscos de emboscadas por falta de paciência para esperar pelas escoltas militares, que desde sá­bado se tornaram obrigatórias para quem circula naquele troço da Estrada Nacional número 1 (EN1).

Depois de cinco ataques ocor­ridos na passada quarta-feira, que culminaram com a carboni­zação de duas viaturas, ferimen­to de cinco pessoas e desapare­cimento de um automobilista, as Forças de Defesa e Segurança (FDS) reintroduziram as colu­nas militares de carácter obri­gatório, tal como aconteceu en­tre 2013 e 2014, como forma de garantir segurança aos usuários da EN1, principal via de ligação entre os extremos do país.

A pesar desta obrigatorie­dade, alguns automobilistas, mesmo sabendo do perigo que há em circular naquele troço, ignoram os apelos da Polícia e percorrem os 100 quilómetros sem esperar pela escolta. São automobilistas de longo curso que, cansados de esperar pela escolta, decidem arriscar.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana