sábado, 27 de fevereiro de 2016

Moçambique. NYUSI REITERA DISPONIBILIDADE PARA DIALOGAR COM DHLAKAMA



Maputo, 26 FEV (AIM) O Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou hoje a sua disponibilidade para dialogar com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, com vista a restabelecer uma paz duradoira em Moçambique.

O Estadista moçambicano falava hoje, em Michafutene, distrito de Marracuene, província de Maputo, durante uma cerimónia de graduação dos primeiros mestres em ciências policiais e outros licenciados da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL).

A situação de perturbação da ordem subestima a vontade por nós manifestada de dialogar com a direcção deste partido e todas outras forças da sociedade para juntos encontrarmos os caminhos que conduzam a uma paz duradoira, disse Nyusi.

Em nome da democracia e inclusão, Nyusi desencorajou o porte de armas e matanças ao povo moçambicano como forma de forçar a ascensão ao poder ou sustentar as vontades individuais.

Na ocasião, o Estadista moçambicano disse que o Governo vai envidar todos os esforços para proteger o povo moçambicano,
de modo a garantir que este continue a dedicar as suas energias ao desenvolvimento do seu país e a construção do seu bem-estar e futuro dos seus filhos.

No entanto, acrescentou o Presidente,
queremos saudar a comunidade internacional, a sociedade civil e a comunidade religiosa que, de forma persistente, tem condenado, sem poupar, os ataques militares e ameaças da Renamo.

Apesar da disponibilidade para negociar, manifestada pelo Presidente moçambicano, o líder do partido Renamo diz que só dialogará depois de tomar o poder nas seis províncias que reivindica.

Refira-se que Dhlakama prometeu governar nas seis províncias a partir do próximo mês.

Num outro desenvolvimento, Nyusi apelou ainda os graduados a se comprometerem com o povo e os alertou sobre os desafios que os esperam.

Todos os dias somos confrontados com roubos, raptos, violações, tráfico de pessoas e de órgãos humanos, assassinatos, enfim uma multiplicidade de crimes que exigem uma resposta rápida e esclarecedora, afirmou.

Os graduados manifestaram o seu contentamento pelo fim desta caminhada e prometeram dedicar-se de modo a garantir a ordem e tranquilidade públicas no país.

Tenho um sentimento de satisfação. Como sabem, o acréscimo de um grau académico é um momento honroso. Especializei-me em segurança pública e estamos comprometidos em cumprir com os aspectos de segurança no país, disse Inácio Dina um dos graduados.

(AIM) ht/DT

Sem comentários:

Mais lidas da semana