terça-feira, 15 de março de 2016

ELE ERA NICO E O BRASIL ERA DOS BRASILEIROS, JÁ NÃO É TANTO ASSIM. É O GOLPE



Nicolau, o verdadeiro artista. É quem na abertura trata o Expresso Curto, por Cristina Peres – uma senhora. Coisa rara, a Cristina, senhora do Expresso. Coisa rara também foi Nicolau Breyner. Imaginem: montou casa para se casar. Casou-se. Logo naquele dia fugiu com uma bailarina por quem se apaixonou. Grande maluco! Fazia coisas que não cabiam na cabeça de um tinhoso. Não gostava de trabalhar mas fez “n” de coisas. Era amigo de inimigos, com um sorriso, apesar de saber que o estavam a tramar. Chamava a isso as minúsculas coisas da vida. As “minudências”. Para onde foi de certeza que não descansa em paz. Vai arranjar muito para fazer, para trabalhar, para se divertir e divertir outros que por lá estão. Vai ser um forrobodó à maneira possível naquela nova morada a que chamam morte. Qual morte, qual quê!? Nicolau vive!

Mais. Por aqui no PG andámos devagar, devagarinhos e parados. Foi por motivos de saúde. Já explicámos em “A INTERRUPÇÃO JÁ ERA. VAMOS RECOMEÇAR... POR MOTIVOS DE SAÚDE. Pensem o que quiserem. Nós também.

Vai daí, ontem, recomeçámos a publicar no PG. Dispensámos alguma atenção ao Brasil e ao golpe em curso pela direita revanchista e que está vendida aos EUA até pela questão do pré-sal. Há ali muitas notinhas verdes para roubar aos brasileiros. Lula sacrificado é o que querem, e Dilma, e tudo que cheirar a PT. Os coronéis do grande capital global estão em ação. Os brasileiros que viram a sua pobreza a ir embora vão voltar ao mesmo. Foi Lula que tirou milhões da pobreza e isso tem um preço para os tais coronéis, para os tais burgueses que adoram dizer que dão esmolas muito mais do que na realidade dão. Dão, afinal, o que roubam aos que exploram. Santa hipocrisia, bedum de personalidades. Desumanismo. O golpe em curso tem de ser travado. Comecem por aquele juiz Moro, o lacaio dos tais coronéis. Um merda de homunculo que golpeia até conseguirem os intentos e virar à direita no austoestrada brasileiro que ruma à esquerda, à justiça social, à democracia, etc. Sabemos como é. Moro vai ficar cheio de mordomias se o golpe resultar. Só tem que se portar bem. Ele e os que andam no golpe, a arrastar os brasileiros para a desgraça. Brasil a saque é o futuro… e depois já nem se poderão manifestar. Lembram-se como era antes de chegar lá a democracia? Pois assim será. Ou pior. Lutem. Lutem. Não permitam o golpe e os atropelos à liberdade e à democracia. Se acaso Lula é culpado de algo irregular, de ilegal, pois que pague, mas não o xinguem, não arrastem tudo e todos, nem o PT, nem a liberdade, nem a democracia, para a fossa, para a repressão, para a exploração desbragada do povo brasileiro. Que as manifestações de domingo no Brasil somaram dois milhões de manifestantes por todo o país. Só? O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes recenceados (2013). Dois milhões é quase nada ali. Em Portugal uma manifestação contra o governo Passos e a TSU atingiu números superiores a um milhão e meio. A população de Portugal é de dez milhões (arredondada). Grande clamor, afinal, no Brasil, atendendo ao total populacional, dois milhões são mijaria. E só mijaria por via do clamor que vimos, ouvimos e lemos sobre a enorme manifestação de repúdio… Onde? Quando? Enorme em o quê? Na pequenês? Tomem xícaras de juízo e contenção. Um político juiz a julgar? Um servidor de políticas do antigamente brasileiro adaptado à modernidade? Tomem xícaras de juízo e de decência senhores coronéis do grande capital e seus criaditos jagunçosos ou manipulados devido às suas cabeças ocas.

Já vai longo, muito longo, este desabafo sobre o Brasil. Melhor é fechar aqui. Saltem para o Expresso Curto de hoje. Saltem para a tradição do PG. Expresso Curto por uma senhora da equipa do tio Balsemão Bilderberg. Ele sabe-a toda.

Bom dia. Obrigado por ter regressado ao nosso convívio depois desta paragem forçada… por motivos de saúde. Pois.

Redação PG / MM

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Cristina Peres – Expresso

“Um artista tem de ser sobretudo um humanista”

... “Como tal, tem de estar preocupado com a humanidade”… Nicolau Breyner partiu aos 75 anos e os jornais de hoje prestam-lhe todos homenagem de primeira página, revelando o vazio que o artista deixa. O Senhor Contente já não não fará mais ninguém feliz,mas deixou uma obra tão completa que será capaz de mantê-lo vivo por (pelo menos) mais uma geração. Nicolau foi único, esteve à frente ou atrás da câmara em cerca de 40 filmes, teve ainda tempo para uma das mais longas presenças no teatro e na televisão. “Sou um homem muito mais de afectos do que de inteligência pura e dura. Felizmente, hoje em dia já se fala muito do Q.E. (Quociente Emocional) e não só do Q.I. (Quociente de Inteligência), o que é fundamental, sobretudo em Portugal”, confessou ao Expresso em 2014. Nicolau foi também responsável pelo lançamento de um grande grupo de atores na aventura das telenovelas: “Foi uma aventura lindíssima. Penso que, até agora, foi mesmo a maior aventura profissional da minha vida”, disse nesta entrevista à Alexandra Carita. Consulte aqui os testemunhos que numerosas figuras de todas as áreas deram à SIC. E aproveite para reler esta entrevista que fomos buscar ao nosso arquivo conduzida pela Clara Ferreira Alves. Veja aqui o trabalho do Observador sobre o artista e assista aqui ao desfile de personagens criados e interpretados por Nicolau Breyner.

OUTRAS NOTÍCIAS

Surpresa foi o que provocou Vladimir Putin ao dar ordens para que as tropas russas na Síria comecem a fazer uma retirada parcial. O Presidente russo declarou que o seu aliado, Bashar al-Assad, foi avisado das intenções do Kremlin e garantiu que manterá o exército presente no terreno. Isto até à retirada final, cuja data se desconhece. Durante a trégua que decorre há mais de uma semana foi possível distribuir bens de primeira necessidade a milhares de pessoas em zonas inacessíveis sob fogo. Foi, por isso, possível avaliar a dimensão da catástrofe que atingiu o povo sírio. Staffan de Mistura, o enviado da ONU para a resolução do conflito na Síria foi perentório: “Não há plano B” se as conversações de paz de Genebra falharem. Na mala do enviado segue a proposta de discussão de uma possível federação Síria.

Muitos dos que fugiram à fúria sádica do Daesh, aos combates em terra e aos bombardeamentos aéreos tentam agora resistir à corrente das águas que permitem atravessar da Grécia para a Macedónia. Às primeiras horas de utilização desta rudimentar e perigosa alternativa, três pessoas afogaram-se. Foi o preço de tentarem atravessar a pé um rio cuja travessia contorna o encerramento da Rota dos Balcãs desde que a Macedónia fechou a fronteira no passado fim de semana. O desespero destes milhares de requerentes de asilo ali presos é angustiante de observar. Se Angela Merkel não responder ao pedido de auxílio que lhe fazem, resta-lhes ficarem à mercê das redes de traficantes. Leia aqui o impressionante trabalho do Independent, ou o artigo da BBC.

Três dos combatentes dos ficheiros secretos do Estado Islâmico têm sangue português. Outros dois passaram por Portugal. Leia aqui a “perseguição” que o Hugo Franco montou aos dados revelados, os quais confirmam muitos dados adiantados nestes meses pelo Expresso. Um combatente das fileiras do Estado Islâmico rendeu-se ontem às forças curdas no Iraque. Este raro episódio de rendição foi protagonizado por um cidadão americano de 26 anos que foi identificado ao jornal britânico The Guardian por fontes Peshmerga como sendo Mohamad Jamal Khweis. Detido na cidade de Golat, a leste de Sinjar, Khweis afirmou ter escapado de Mossul.

A Presidente do Brasil Dilma Roussef vai continuar a ter o protesto dos cidadãos literalmente à porta do Palácio do Planalto. O número de manifestantes que saiu à rua no domingo em mais de 300 cidades vai de 3,6 milhões (polícia militar) a 6,8 milhões (sindicatos). Mais de 100 mil pessoas manifestaram-se contra a sua presidência em Brasília e o final da semana promete aquecer com novas manifestações marcadas para exigir a destituição de Dilma. Estes e outros milhões de brasileiros querem ver-se livres do Governo PT.

Não era necessário a Turquia ter voltado a bombardear alvos do PKK no Iraque para o país estar classificado pelo inquestionáveis peritos do International Crisis Group como país em risco. Os ataques deram-se em retaliação ao atentado em Ancara de domingo passado durante o qual a explosão de um carro armadilhado no centro da cidade matou 37 pessoas e feriu outras 70. A polícia turca anunciou a detenção de quatro suspeitos de ligações ao ataque na cidade de Sanliurfa. Segundo o primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu, a investigação permite já estabelecer como “quase certa” a autoria do PKK e o Governo avançou para os bombardeamentos no Iraque por causa desses indícios “muito sérios".

Entretanto em Portugal, a abstenção do PSD permitiu aprovar dois artigos que preveem o apoio financeiro à Grécia e à Turquia. Leia aquio que o Público escreve sobre isso.

E fique a saber o que o Diário Económico apurou sobre os milhões que Angola e Brasil tiram às exportações. Em manchete: corrupção, mercados e política marcam crises nas economias lusófonas.

O Negócios lembra em manchete que hoje é dia de ir confirmar todas as deduções no IRS a que tem direito. Aproveite.

O Benfica venceu por 4 a 0 na Luz recuperando assim a liderança da Liga. O jornal i explica como é que esta vitória volta a colocar os encarnados no topo da classificação e com dois pontos de vantagem sobre o Sporting.

FRASES

“Eu gosto que gostem de mim… é um fraco que eu tenho”,

“Não tenho medo de morrer, tenho pena de deixar de viver porque a vida é boa”, Nicolau Breyer em entrevista em 2009

“Tive um grande desgosto. Éramos amigos há décadas”, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, a propósito de Nicolau Breyner

“Perdi um irmão/pai. Foi um anjo da guarda no início da minha carreira e foi o único ser humano que conheci que não queria nada em troca. Conseguiu a coisa extraordinária que foi, em 75 anos, ter vivido 500”, Herman José à SIC

“Ele é capaz, ele vai fazê-lo”, Glória de Mattos à SIC a propósito da realização por Nicolau Breyner da primeira telenovela portuguesa “Vila Faia”

O QUE ANDO A LER

Zero Zero Zero - A cocaína governa o mundo (Objectiva) é o último tratado de Roberto Saviano sobre a dark net. Quer dizer, sobre essa matéria que governa o mundo subterraneamente e da qual este italiano sentenciado à morte desde Gomorra não descola. A espada de Damocles que pende sobre a cabeça do escritor e jornalista não chega para dissuadi-lo de investigar e os leitores agradecem. Cá para mim, Saviano está viciado e não tem retorno. Não em cocaína, não em Máfia, mas em perseguir a realidade a este nível de perigosidade. Eu confesso que continuo a admirar-para-lá-de-admirar todas as versões de Gomorra - livro, guião do filme (direção de Matteo Garrone), guião da serie de TV - e não perco um episódio da repetição que a RTP2 está a fazer da primeira série de 12 episódios. (O elenco é admirável!) Sempre sob pena de ser levada à náusea com o jeito daquela gente para se aniquilar uns aos outros. Veja aqui o que Roberto Salviano diz sobre a série de TV, o trabalho que faz e o que não diz sobre a vida complicada que leva… Bem, fico contente que ele ainda esteja vivo, dá-me esperança na eficácia dos programas de proteção de cidadãos. Tento imaginar que, sem proteção, quem quer que denuncie o poder criminoso a este nível não dura tempo suficiente para fazer séries. Se Saviano inda cá está, fantasio que, sendo metade de Zero… passado na América Latina e a outra metade nas ligações do negócio à Europa, é porque qualquer coisa corre bem. Para ele. E, como tal, para nós. Recomendo.

E pronto, reserve energia para seguir a atualização do site que fazemos para si ao longo do dia. Pelas 18h, servimos-lhe o Expresso Diário. Quer mais? Amanhã, o Expresso Curto será tirado pela Luísa Meireles …. e é dia de mais um 2:59. Ainda não viu? Não sabe o que perde!

Sem comentários:

Mais lidas da semana