segunda-feira, 7 de março de 2016

GOVERNO MOÇAMBICANO REITERA APOIO À INDEPENDÊNCIA DA PALESTINA



O Governo moçambicano reiterou hoje o seu apoio ao direito da Palestina à autodeterminação e independência, defendendo Jerusalém como capital do estado palestiniano.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, a posição de Maputo foi transmitida pela embaixadora moçambicana na Indonésia, Maria Gustava, durante a sua intervenção na 5.ª Cimeira Extraordinária da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) sobre a Palestina e Jerusalém, que hoje terminou em Jacarta.

"Moçambique saudou a adoção pelas Nações Unidas da resolução 67/19 de 29 de novembro de 2012, que concedeu ao Estado da Palestina o estatuto de observador na ONU", lê-se na nota de imprensa.

Essa decisão, prossegue o comunicado, simboliza o apoio incondicional da comunidade internacional ao princípio da criação de dois estados independentes e soberanos, o de Israel e da Palestina, baseados nas fronteiras de 1967.

De acordo com a nota, a independência da Palestina é a pré-condição para o povo deste território satisfazer o seu direito à paz, estabilidade, desenvolvimento económico sustentável e bem- estar social.

PMA // PJA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana