domingo, 10 de abril de 2016

Partido da oposição são-tomense declara apoio a candidatura presidencial de Maria das Neves



O principal partido são-tomense da oposição, o Movimento de Libertação de são Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), anunciou hoje o apoio à candidatura presidencial independente da sua dirigente Maria das Neves.

"O conselho nacional do MLSTP-PSD decidiu por votação apoiar de forma inequívoca a camarada Maria das Neves nas próximas eleições presidenciais", indica o comunicado, sublinhando que dos 257 membros presentes no conselho nacional, 249 votaram a favor e oito abstiveram-se.

"Face a esta deliberação do conselho nacional, o MLSTP-PSD exorta os seus dirigentes, militantes, simpatizantes, amigos do partido a unirem-se em torno da referida candidatura e desenvolverem um intenso trabalho de mobilização política, visando a eleição da camarada Maria das Neves no pleito eleitoral que se avizinha", apela o comunicado dos sociais-democratas.

Fonte do principal partido da oposição indica que o atual presidente da república, Manuel Pinto da Costa, que pretende candidatar-se a um segundo mandato, remeteu igualmente uma carta ao partido solicitando "apoio e autorização para contactar as bases do partido".

"Os dois pedidos foram objetos de análise dos militantes em reuniões que tiveram lugar nos distritos e na Região autónoma do Príncipe", explicou a fonte.

As eleições presidenciais estão previstas para julho próximo. No entanto, a data ainda não foi marcada pelo Presidente da Republica que, para esse efeito, terá que ouvir primeiro a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) e saber, da parte do Governo, se estão reunidas as condições financeiras.

Até ao momento, Maria das Neves, ex-primeira-ministra e atual vice-presidente da assembleia nacional (parlamento), é a única que oficializou a sua intenção em concorrer ao próximo ato eleitoral em São Tomé e Príncipe.

Maria das Neves que é membro da direção do MLSTP-PSD e líder da ala feminina deste partido e, em carta dirigida a vários partidos e que a Lusa teve acesso, sublinha que a "instabilidade politica e a incapacidade de trabalhar em conjunto têm sido a maior ameaça ao processo de desenvolvimento" do país.

"Acredito que serei muito mais útil aos são-tomenses se puder exercer uma função cuja magistratura de influência permita ajudar o país a conseguir a tão almejada estabilidade politica e paz social", refere Maria das Neves, acrescentando que tem experiência acumulada "durante os cerca de 40 anos de serviço público"

MYB // SMA - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana