sábado, 6 de maio de 2017

Portugal | PS AVANÇA PIZARRO PARA A CÂMARA DO PORTO


O atual número 2 da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, foi escolhido pelo PS para avançar como candidato à presidência da autarquia, nas próximas eleições autárquicas, em outubro. A decisão foi tomada, este sábado, em reunião da concelhia do PS Porto.

No final da reunião, o agora candidato socialista afirmou o seu orgulho no trabalho desenvolvido pelos socialistas, nos últimos quatro anos, na Câmara do Porto num acordo de coligação em que os socialistas foram "leais e escrupulosamente cumpridores". Manuel Pizarro acrescentou ainda que, depois dos últimos acontecimentos, considera que "mais vale manter uma boa amizade do que um casamento no qual uma das partes não o quer".

O presidente da concelhia do PS Porto, Tiago Barbosa Rodrigues, assume que já não há condições para manter a "união" na autarquia.

Esta reunião foi agendada, sexta - feira à noite, depois do atual presidente de Câmara ter prescindido do apoio dos socialistas à sua recandidatura. Rui Moreira acusou o PS de ter dado a entender que havia uma coligação informal com o seu movimento independente.

A interpretação do autarca decorreu de uma entrevista da secretária-geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Esta sexta-feira, em entrevista à SIC, o autarca anunciou o "divórcio" com o PS, mas admitiu que poderia integrar Manuel Pizarro na sua lista na qualidade de cidadão e não como militante socialista.

Este sábado, o PS anunciou o nome de Manuel Pizarro como o candidato do PS à presidência da Câmara do Porto.

Questionado pelos jornalistas sobre este assunto, à margem da sessão de abertura da Conferência Internacional sobre Goa, em Lisboa, António Costa reiterou que quando está como primeiro-ministro não fala de assuntos partidários.

Na análise do editor de politica da TSF, Anselmo Crespo, a decisão tomada, hoje, pelo PS fragiliza mais o próprio partido do que Rui Moreira.

Manuel Pizarro concorreu pelo PS nas últimas eleições tendo sido o segundo candidato mais votado. Rui Moreira convidou-o, nessa altura, para ser vereador da Habitação e Ação Social.

Leonor Ferreira | TSF | Foto: Igor Martins/Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana