terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

FUTEBOL | Calendário: A 'arma secreta' das águias para o penta?


O Benfica é a equipa dos três grandes que, neste momento, compete apenas no campeonato nacional, o que se traduz num calendário muito mais folgado para a equipa de Rui Vitória, relativamente aos dois rivais diretos.

Calendário. O calendário das equipas é uma das preocupações dos treinadores, seja pelo tempo de descanso necessário entre jogos, seja pela maior probabilidade de os jogadores contraírem uma lesão ou ficarem condicionados. 

A meio da temporada, o cenário das equipas portuguesas, nomeadamente, dos três grandes é muito diferente. Pelo menos para um deles. Se FC Porto e Sporting competem em três competições - campeonato nacional, Taça de Portugal e Liga dos Campeões/Liga Europa (respetivamente) -, o tetracampeão preocupa-se apenas com a I Liga.

Será esta uma mais-valia para a equipa de Rui Vitória? É certo que, tanto as equipas como os adeptos, preferem estar em todas as frentes. Porém, já não tendo essa oportunidade, o calendário folgado dos encarnados é uma das 'armas' para conquistar o tão desejado penta? Ora vejamos.

Até ao final da temporada, o Benfica tem 13 partidas para disputar, todas para o campeonato nacional com uma média de sete dias de intervalo entre elas. Entre cada duelo, Rui Vitória tem uma semana inteira para preparar a equipa para o próximo jogo e para arranjar soluções, caso seja necessário, em caso de lesão. Recorde-se as recentes lesões de Krovinovic e Salvio.

Para além disso, os jogos teoricamente mais 'complicados', isto é, contra os rivais diretos, só acontecem muito perto do final da época: Os encarnados recebem os dragões a meio de abril e deslocam-se a Alvalade no início de maio. 

Repare-se ainda que, após uma fase mais conturbada, com seis derrotas na fase de grupos da Liga dos Campeões, e com as eliminações da Taças, o Benfica começou a 'reerguer-se' após o último empate e consequente eliminação da Taça da Liga, com o Vitória de Setúbal.

É verdade que se seguiu um empate, mas diante de um rival de 'peso' - na Luz com o Sporting (1-1). A partir daí, a equipa orientada por Rui Vitória só foi travada pelo Belenenses de Silas (1-1), respondendo com uma goleada em casa com o Rio Ave (5-1), somando 50 pontos na segunda posição do campeonato nacional, os mesmos que o Sporting.

Dragões e leões com calendário 'apertado'

Já os seus rivais diretos enfrentam uma realidade completamente diferente. Com a Taça da Liga entregue ao Sporting, após final com os sadinos, resolvida nas grandes penalidades, os dois grandes ainda competem em três frentes.

O próximo duelo é precisamente entre ambos: Leões e dragões medem forças na próxima quarta-feira, em jogo referente à primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, estando a segunda mão marcada para o mês de abril. 

Sem esquecer o título nacional - o FC Porto ocupa o primeiro lugar da tabela classificativa com 52 pontos, com um jogo em atraso, e o Sporting ocupa a terceira posição com 50 pontos -, as duas equipas têm ainda as competições internacionais: Os azuis e brancos têm, pela frente, duas partidas com o Liverpool para os oitavos de final da Liga dos Campeões; Os verde e brancos visitam e recebem o Astana, para os 16 avos de final da Liga Europa.

Compromissos que obrigam FC Porto e Sporting jogar a cada três/quatro dias para diferentes competições, contando as horas de descanso, fazendo mais viagens - nomeadamente a exigência das viagens internacionais -, tendo menos tempo para preparar cada jogo. Juntando ainda o maior desgaste físico dos jogadores, que competem em mais provas, aumentando as possibilidades do aparecimento de lesões e ausências. 

Andreia Brites Dias | Notícias ao Minuto | Foto Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana