terça-feira, 6 de março de 2018

PORTUGAL | Workshop de Pintura de Azulejos – Do Oriente com Azul


Vamos aprender a pintar azulejos em técnica de faiança, num diálogo com motivos florais do Oriente.

Terça e quarta | 6 e 13 Março 

Com Ana Cordovil e Carla Fernandes

Horário | 18.00 às 21.00

Participantes |mín. 10, máx. 15

A partir do século XVII o azulejo tornou-se a expressão artística identitária da cultura portuguesa, devendo uma parte significativa da sua originalidade à apropriação de elementos decorativos provenientes de outras culturas com que Portugal contactou no decorrer das viagens marítimas.

Portugal tornou-se a porta de entrada preferencial no Ocidente do que chegava do Oriente. A porcelana chinesa, trazida pela primeira vez para a Europa em grandes quantidades pelos portugueses, foi decisiva para a definição desta identidade.

Quando, em finais do século XVII, se começaram a produzir, em Lisboa, objectos cerâmicos tridimensionais em técnica de faiança, o principal referente destas peças foi a porcelana chinesa.

Este workshop vai ensinar como se pintam, em técnica de faiança, os azulejos de “Figura Avulso” num diálogo com motivos florais do Oriente. Cada participante vai pintar 2 a 3 azulejos avulso e um painel de 4 azulejos que levam consigo.

Ana Cordovil tem formação superior em Educação pela Arte, tendo-se especializado em Azulejos de Padrão. Trabalha desde 1993 para as lojas dos museus nacionais e para pontos de venda de qualidade ligados ao turismo.

Carla Fernandes tem uma pós-graduação em Museologia pela Universidade de Belas Artes de Lisboa. Entre outras colaborações pontuais, mantém desde 1998 uma colaboração regular com o Serviço Educativo do Museu Nacional do Azulejo.

Entidade promotora: Fundação Oriente +

Sem comentários:

Mais lidas da semana