quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Angola | Pobreza e Ensino Superior


Jornal de Angola | editorial

Angola enfrenta  uma  grave  crise económica e financeira. Milhares de famílias vivem  muito mal no país, em virtude dessa crise.

Os rendimentos auferidos pelas famílias  são ainda insuficientes  para  fazer face a todas as suas necessidades, muitas delas básicas. Como afirmou um prestigiado economista angolano, há muitas famílias  que têm de  recorrer a esquemas de sobrevivência, para poderem resolver muitos dos seus problemas.

É importante que se conheça o país real , para  que se tomem  as medidas mais adequadas à actual situação que vivemos.  Conhecendo-se o país real  é  mais  fácil  identificar   os problemas e procurar  as melhores terapias para os problemas. 

Sabe-se que as nossas autoridades  querem que o combate à pobreza passe pelo relançamento da economia  real ( de bens e serviços), de modo a que  haja  um grande número de empresas a funcionar , com vista a diminuir  consideravelmente o desemprego.
 Um elevado número de empresas  foi à falência,  na sequência da crise económica e financeira ,  deixando  muitos cidadãos no desemprego, com reflexos negativos na vida de  milhares de famílias.  Trata-se de um problema  que deve merecer a atenção urgente de quem governa. Uma elevada taxa de  desemprego gera  outros problemas.  Que haja políticas públicas  que  vão no sentido  de se reduzir o número de desempregados no nosso país.

Nas actuais circunstâncias, a nossa equipa  económica tem de trabalhar arduamente  para encontrar as melhores soluções  para que o país  volte   a crescer economicamente.   Os problemas são complexos , mas a verdade é que as famílias  esperam  do Governo  soluções   que possam  melhorar as suas condições de vida. 

Muita coisa anda mal no nosso país, pelo que importa que se estabeleçam prioridades.  Nenhum governo do mundo resolve  todos os problemas  de uma só vez. Mas há problemas  que têm de ser resolvidos, com a maior celeridade. 

Instituições de ensino superior, com destaque para a Universidade  Católica de Angola, têm feito estudos  sobre a situação económica do país.  Convém que os governantes prestem  particular atenção aos  estudos sobre a situação da nossa economia produzidos pelas  nossas universidades. Em tempo de crise  convém que o Governo esteja mais próximo das universidades para eventualmente  recolher destas subsídios que podem ajudar o país a sair da crise.  As universidades são centros de saber  e vale  a pena  aproveitar o conhecimento decorrente da sua  investigação científica. 

A pobreza é um mal que pode ser erradicado no nosso país. Que os nossos melhores quadros superiores   sejam  mobilizados para colocarem o seu conhecimento ao serviço de programas de combate  à pobreza. Temos no país instituições de ensino superior interessadas em ajudar  o Governo a resolver muitos  problemas do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana