domingo, 14 de outubro de 2018

Portugal | Remodelação no Governo. Saiba quem sai e quem são os novos ministros


António Costa faz remodelação com novos ministros da Defesa, Economia, Saúde e Cultura

A previsível saída de Azeredo Lopes trouxe consigo uma imprevisível remodelação do Governo em larga escala, envolvendo cinco ministérios e a um dia da entrega do Orçamento de Estado para 2019. Marcelo Rebelo de Sousa "aceitou hoje as propostas do Primeiro-Ministro de exoneração dos atuais Ministros da Cultura, da Saúde e da Economia, a seu pedido, e dos Ministros Adjunto e do Ambiente", pode ler-se no site da Presidência da República.

Os novos ministros nomeados são assim:

- Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira (anteriomente Manuel Caldeira Cabral)
- Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho (sucessor de Azeredo Lopes)
- Ministra da Cultura, Graça Fonseca (pasta anteriormente tutelada por Luís Filipe Castro Mendes)
- Ministra da Saúde, Marta Temido (substituindo Adalberto Campos Fernandes)

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, passa a ser ministro do Ambiente e da Transição Energética, com a inclusão da Secretaria de Estado da Energia na sua esfera de competências. A Secretaria de Estado da Energia, desde a formação do atual Governo, esteve na área da Economia.

Com as mudanças agora operadas, o número de ministros desce de 17 para 16, já que Pedro Siza Vieira passa a ser ministro Adjunto e da Economia. De referir, ainda, que no XXI Governo Constitucional aumenta o número de ministras de três para cinco

As tomadas de posse terão lugar esta  segunda-feira, 15 de outubro, pelas 12h00, no Palácio de Belém.

Além disso, cessam igualmente funções os Secretários de Estado com a exoneração do respetivo Ministro. A posse dos correspondentes Secretários de Estado, que serão entretanto nomeados, terá lugar quarta-feira, 17 de outubro, pelas 11h00, no Palácio de Belém.

Notícias ao Minuto | Foto Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana