sexta-feira, 19 de julho de 2019

O Irão divulga imagens que desmentem versão de Trump sobre abate de drone


O Irão divulgou nesta sexta-feira (19) imagens que supostamente desmentem a versão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a derrubada de um drone de Teerão.

Segundo o presidente dos EUA, o navio de guerra USS Boxer estava em águas internacionais e destruiu um drone do Irão no Estreito de Ormuz, uma rota vital do petróleo mundial. Trump afirmou que a ação foi tomada porque a aeronave não-tripulada iraniana se aproximou, ignorou avisos e representava uma ameaça.

"Foi o último de vários atos provocativos e hostis do Irão contra embarcações operando em águas internacionais", disse Trump ao informar o episódio na Casa Branca, na quinta-feira (18).

Ainda na quinta, o ministro Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, negou a existência do incidente.

O mais recente episódio é a divulgação do vídeo do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) nesta sexta que, segundo Teerão, desmente a versão de Trump.

As imagens mostram tomadas áreas de navios de guerra. Segundo a Press TV, televisão pública do Irão, o horário das filmagens são posteriores ao horário em que Washington diz ter derrubado o drone iraniano.

"Todos os drones [do Irão] voltaram com segurança às suas bases", disse o general de brigada Abolfazl Shekarchi, porta-voz das Forças Armadas do Irão. "Não houve relatos de um confronto com a embarcação americana USS Boxer", disse ele, citado pela agência de notícias Tasnim.

Sputnik | AP Photo / Jamejam Online, Chavosh Homavandi

Sem comentários:

Mais lidas da semana