segunda-feira, 22 de julho de 2019

Portugal | Fogos de fim-de-semana não deram tréguas… e hoje há mais


Estamos na época dos fogos a sério, daqueles que se mantém durante dias a consumir tudo que apanham para alimentar as suas enormes labaredas. O vento atiça e manda para outras distâncias farrapos de fogo que aumentam focos de incêndio em locais muitas vezes inacessíveis ou próximo de casas. É o inferno de fogos espontâneos devido a altas temperaturas assim como a pirómanos que os provocam por motivos que ultrapassam a compreensão e a razoabilidade. Portugal a arder, mais a norte, mais ao centro, mais a sul. A azáfama dos incansáveis combatentes dos incêndios não pára nesta época do ano.

Do Notícias ao Minuto retirámos títulos e resumos sobre esse inferno do fim-de-semana ido. Incêndios que depois de muitas horas ou dias estão praticamente extintos ou controlados, como se pode perceber na íntegra via ligações que mais em baixo deixamos aos interessados.

O governo declarou que nas circunstâncias a “prioridade são as pessoas” e as aldeias. Cumpre-se o dito português “que se vão os anéis e que fiquem os dedos”. Mal seria que assim não entendessem os governantes e toda a parafrenália de combate aos fogos que envolve a chamada Proteção Civil.

Deixamos títulos e resumos do apanhado obtido no Notícias ao Minuto. Se quer saber mais use e ligue-se. Em mente devemos ter os combatentes dos fogos, todos eles, sem exceção, em campo – frente ao inimigo em terra e no ar, e nos mais variados setores de informação comando e apoio, assim como um permanente agradecimento que testemunhe o valor de todos eles(as).

Redação PG



O secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves, afirmou hoje que a grande prioridade das forças que combatem o incêndio é a proteção das pessoas e das aldeias.


Mais de mil operacionais, apoiados por 319 viaturas, combatem esta madrugada o incêndio de Vila de Rei e Mação, que já causou um ferido grave, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).


O incêndio que deflagrou no domingo em Penedono, no distrito de Viseu, foi dado hoje como dominado às 2h45, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.


O especialista em incêndios Domingos Xavier Viegas disse hoje que Portugal aprendeu a lição nos últimos dois anos, mas "infelizmente continua a faltar" um trabalho de preparação da floresta para ajudar os bombeiros a antecipar o fogo.


Explosivos fazem aumentar as suspeitas de mão criminosa nos incêndios que estão a atingir a região centro do país.

As autoridades encontraram vários artefactos explosivos em diferentes zonas do concelho de Vila de Rei, em Castelo Branco, região que luta, desde a tarde de sábado contra um intenso incêndio, avança a SIC Notícias.

O canal de televisão mostra mesmo a fotografia de um dos explosivos.

Este achado aumenta as suspeitas de mão criminosa nos incêndios que estão a atingir a região centro do país este fim-de-semana.

As suspeitas de fogo posto já tinham sido levantadas tanto por autarcas, como pelo ministro da Administração Interna, que recordou que os incêndios terão começado praticamente há mesma hora.


Várias habitações no centro da freguesia de Cardigos, freguesia do concelho de Mação, estão risco devido à rápida propagação das chamas que já queimou alguns quintais, sendo que a rápida atuação dos bombeiros está a evitar danos maiores.


O incêndio no concelho da Sertã reacendeu hoje à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios aéreos, segundo a Proteção Civil


Rápida intervenção dos bombeiros de Castelo Branco evitou que o incêndio tivesse uma dimensão mais grave.

APolícia Judiciária, em colaboração com a GNR, deteve um homem suspeito de atear um incêndio em Castelo Branco, o distrito que está a ser mais afetado por incêndios este fim-de-semana. Num comunicado enviado às redações, a PJ revela que o homem de 55 anos foi detido pela presumível prática de um crime de incêndio florestal na madrugada deste sábado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana