sábado, 6 de julho de 2019

Uma vitória mais para a cultura de inteligência bolivariana! - Martinho Júnior



Um a um, os redutos mais radicais da oligarquia venezuelana clientelar do império da Doutrina Monroe estão a ser postos a descoberto nos seus propósitos mais retrógrados e mais perversamente antidemocráticos, por aqueles fiéis aos ideais de Simon Bolivar, de Hugo Chavez e da Pátria Grande que resolutamente optaram por um mundo emergente melhor!...

A inteligência popular abrangente e sequiosa de futuro, é parte intrínseca da essência duma revolução em marcha e vencedora de escolhos seculares que ainda hoje o império da hegemonia unipolar tenta semear no caminho das nações, dos estados progressistas emergentes e dos povos! (https://www.voltairenet.org/article201114.html).
Na Venezuela Socialista Bolivariana as forças progressistas que se aglutinam em torno do Presidente Nicolas Maduro, devem continuar a preparar-se intensamente para fazer face aos desafios que não cessam por parte dum império que de forma tão depreciativa ousa ainda desprezar a América Latina como se fosse seu próprio “pátio traseiro”!

01- Dizia eu na intervenção que fiz sobre a evolução na Venezuela, publicada a 10 de Junho no Página Global Blogspot, em jeito de introdução, o seguinte:

“Com toda a panóplia de meios ao seu dispor, as equipas de ingerência da hegemonia unipolar na Venezuela Socialista Bolivariana estão a perder o seu ariete de ocasião e com cada vez menos possibilidades de enfrentar, em relação a ele, as contramedidas que têm sido aplicadas por via do “Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional” pela Venezuela Bolivariana não só sobre ele, mas também sobre o ninho de cucos em que se transformou toda a clientelar oposição! (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/02/anatomia-da-intervencao-imperialista.html).

Não há grupúsculo algum de carácter neoliberal, por mais pintado que seja, capaz de sobreviver quando reduz a própria sensibilidade política aos preceitos dum cada vez mais alienado clube de empresários neoliberais!”… (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/06/guaido-de-cavalo-de-troia-cadaver.html).

Menos dum mês depois dessa minha intervenção, novos factos confirmam-na e reforçam-na: a 23 e 24 de Junho de 2019, mais um circuito do golpe permanente que o império tem distendido contra a Venezuela Socialista Bolivariana está a ser desmantelado, com um essencial de provas colectadas ao longo de 14 meses (56 horas de gravações realizadas por meios de inteligência infiltrados nos circuitos mercenários) disponíveis para levar os criminosos a tribunal!... (http://noticias.ciudadccs.info/presentaran-pruebas-vinculan-la-derecha-actos-desestabilizacion/).



02- O estado socialista bolivariano consegue assim pelo menos quatro relativos êxitos desde que o Presidente Nicolas Maduro assumiu o poder:

- Fragilizar paulatinamente a capacidade da testa-de-ponte de intervenção sócio-político-militar dentro do seu território, no âmbito da permanente e amplamente sistematizada agressão imperialista de que tem sido alvo; (http://misionverdad.com/la-guerra-en-venezuela/las-cinco-primeras-claves-de-la-desmontada-operacion-vuelvan-caras);

- Preparar julgamentos duma parte importante dos implicados na desestabilização, incapazes de fugir ao controlo das ingerências e manipulações do poder dominante do império e agora sob cheque do poder judicial venezuelano; (http://noticias.ciudadccs.info/fiscal-saab-presenta-balance-comision-la-verdad-la-justicia-la-paz/);

- Demonstrar a nível internacional, com todas as evidências e perante todas as organizações sociopolíticas da América Latina, quanto os vínculos do imperialismo são os responsáveis pela artificiosa situação neocolonial que desesperadamente tenta inviabilizar a aspiração digna de Pátria Grande; (http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/06/26/venezuela-presentan-pruebas-sobre-nuevo-intento-de-golpe-de-estado-de-la-oposicion/#boletin20190626);

- Preparar julgamentos contra os Estados Unidos, por crimes contra a população venezuelana, (http://noticias.ciudadccs.info/venezuela-emprendera-acciones-eeuu-responda-crimenes-la-poblacion/) num momento em que a Venezuela se apresta a liderar o Movimento dos Não Alinhados! (http://noticias.ciudadccs.info/venezuela-dirigio-reunion-con-120-naciones-del-movimiento-de-paises-no-alineados-en-la-onu/).


03- A capacidade de inteligência da inteligência bolivariana sai assim uma vez mais vitoriosa e reforçada, nos termos da Pátria Grande e não só no espaço nacional venezuelano…

A própria União Europeia e seus componentes avassalados, escorrem em sua cínica vergonha do apoio a Guaidó, inclinando-se agora, sem outras alternativas por que com cada vez menos margem de manobra, numa tímida opção pela paz que deveria ter sido desde logo sua preocupação essencial!... (https://twitter.com/jaarreaza/status/1144588878059376642).

No que toca a Portugal, que agora se diz interessado na paz para a Venezuela, quando o Novo Banco vai entregar os 1.543 milhões de euros retidos à Venezuela, quantia essa era destinada à compra de medicamentos e de alimentos que se iriam importar?... (https://observador.pt/2019/05/03/organizacoes-da-venezuela-pedem-a-portugal-que-desbloqueie-1-543-me-retidos-no-novo-banco/).


Estabeleceu-se também um outro ganho, em jeito de antecipado alerta: uma outra avaliação prévia enquanto manancial de prevenção, perspectivando o que se poderá esperar depois do desbaste que a oligarquia venezuelana agenciada pelo império tem sofrido, algo que tem a ver com a instrumentalização de outros estados da região, nomeadamente e entre outros, a Colômbia e o Brasil, com quem a Venezuela tem fronteiras comuns e relações tensas.

A Colômbia por suas características sociopolíticas e o histórico grau de vassalagem para com as sucessivas administrações dos Estados Unidos, (https://www.globalresearch.ca/eua-e-colombia-vs-venezuela-conspiracao-trama-e-complot-2/5477815) é a que se vai perfilando como uma das principais ameaças externas directas, quer por via do actual detentor do poder, quer por via dos circuitos paramilitares filtrados pelos carteis da droga, quer ainda por via de sua apetência na cedência de seu território a mercenários e militares dos Estados Unidos. (https://www.resistencia.cc/bases-militares-dos-estados-unidos-na-colombia-se-voltam-para-a-venezuela/).

A instalação das bases militares estado-unidenses na Colômbia não é um dado novo sob o ponto de vista geoestratégico, enquanto impacto de intervenção, ingerência e manipulação na América Latina, desde logo uma questão oportunamente explicada pelo Comandante Hugo Chavez!... (https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/08/090816_chavezacordoameacacj).

Apesar disso, o poder na Colômbia tem limites, pois não quer correr o risco duma guerra de maior intensidade que alastre ao seu território, quando os desequilíbrios humanos têm vindo a alimentar crises e rebeliões de longa duração e até hoje insuperáveis!

Há também antecedentes que pesam a seu desfavor por que a identificam em actos que a vão colocando em cheque (https://cnnespanol.cnn.com/2019/03/14/detalles-exclusivos-del-complot-para-asesinar-a-maduro-con-drones/).

Por essa razão a presença de mercenários sionistas, com toda a experiência que têm de luta clandestina, de terrorismo e de disseminação de caos, é um sinal que tal como no Médio Oriente Alargado, esteja a ser instalada a tendência para o surgir de grupos que comecem a utilizar a cobardia da explosão de bombas nas cidades venezuelanas como (mais uma) arma apontada contra a Venezuela Socialista Bolivariana, seus principais dirigentes cívico-militares e seus pilares geoestratégicos!

Só Cuba sofreu e sofre uma agressão da magnitude do ataque contra a Venezuela… (http://www.granma.cu/mundo/2019-06-26/solo-cuba-sufre-una-agresion-de-la-magnitud-del-ataque-contra-venezuela-26-06-2019-22-06-31).

Apesar dos reveses do imperialismo, a guerra assimétrica contra a Venezuela Socialista Bolivariana vai continuar por parte da administração republicana de Donald Trump e, ali onde falharam seus próprios falcões, novos instrumentos vão ser utilizados, tendo em conta os formidáveis recursos que ainda dispõem, mesmo que em época eleitoral as coisas possam ser avaliadas numa outra óptica e tipologia de agressão!

Martinho Júnior - Luanda, 1 de Julho de 2019

Imagens:
01- Anúncio de mais um golpe falhado – o de 23 e 24 de Junho de 2019, com exibição de organograma da força-tarefa para o golpe falhado de 23 e 24 de Junho de 2019;
02- Página frontal do Correo del Orinoco, no dia 27 de Junho de 2019, dia em que foi dado a conhecer a última tentativa de golpe de estado na Venezuela;
03- O “Guaidó tuga” (Santos Silva), meio envergonhado do seu deliberado apoio ao golpe de estado na Venezuela, refugia-se na timidez duma paz cínica à sua própria medida, quando a paz é essencial para a Venezuela Socialista Bolivariana; quando o Novo Banco vai entregar os 1.543 milhões de dólares retidos da Venezuela, quantia essa que era destinada à compra de medicamentos e de alimentos que se iriam importar?

Sem comentários:

Mais lidas da semana