segunda-feira, 10 de junho de 2019

GUAIDÓ, DE CAVALO-DE-TROIA A CADÁVER POLÍTICO – Martinho Júnior

Martinho Júnior, Luanda 

Com toda a panóplia de meios ao seu dispor, as equipas de ingerência da hegemonia unipolar na Venezuela Socialista Bolivariana estão a perder o seu ariete de ocasião e com cada vez menos possibilidades de enfrentar, em relação a ele, as contramedidas que têm sido aplicadas por via do “Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional” pela Venezuela Bolivariana não só sobre ele, mas também sobre o ninho de cucos em que se transformou toda a clientelar oposição! (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/02/anatomia-da-intervencao-imperialista.html).

Não há grupúsculo algum de carácter neoliberal, por mais pintado que seja, capaz de sobreviver quando reduz a própria sensibilidade política aos preceitos dum cada vez mais alienado clube de empresários neoliberais!

1- A montagem dos mecanismos de pressão contra a Venezuela Bolivariana está toda ela fragilizada nas suas abordagens geradas a partir de filosofias e conceitos misto de radicalismo neoliberal, estruturalismo e velhas tendências “conservadoras”, tirando partido duma oligarquia contaminada por sonolências de décadas na sua acomodação a um artificioso poder, ao irremediável e decadente clientelismo de que se nutre sua própria essência identitária, antropológica e histórica!... (https://www.brasil247.com/pt/colunistas/jefersonmiola/381977/O-respeito-%C3%A0-soberania-na-Venezuela-e-a-paz-no-continente.htm).

Essa oligarquia demonstra estar incapaz de enfrentar a “incómoda”, a “elétrica” e a “eletrizante” emergência Bolivariana que vai conseguindo, imparável e decididamente, respostas saudáveis para tudo o que neste ambiente há a fazer na e pela Venezuela a partir de sua enorme mancha de pobreza e marginalização herdada do século XX! (https://diplomatique.org.br/venezuela-as-razoes-do-caos/).

A inércia mental dessa oligarquia acomodada é esclarecedora nos seus postulados e opções sociopolíticas. (http://www.avante.pt/pt/2357/temas/153067/20-anos-de-transforma%C3%A7%C3%B5es-e-resist%C3%AAncia-na-Venezuela.htm).

Essa auto penalização, ou autoflagelação mental da oligarquia venezuelana clientelar e habituada aos ciclos viciosos da representatividade, está a acontecer sobretudo por causa de sua própria inaptidão dialética enquanto oposição, sua falta de criatividade, seu egoísmo fechado ou mesmo obscurantista, sua incapacidade para a coesão, o grau de sua corrupção e seu pendor para as ilusões, as alienações e os imaginários quantas vezes criados por outros a partir de fora, que parecem estar cada vez mais longe das leituras que seriam aconselháveis num pujante país que é a Venezuela!... (https://www.resistir.info/petras/petras_18mai19.html).

Nessa senda, constata-se impotência para lidar face a face ao argumento e à acção ardentemente mobilizadora do vulcão Bolivariano, que além do mais busca transparência, procura não iludir, reconhece a necessidade da luta contra a corrupção e a burocracia e sente-se deveras incomodado por tanto que há a fazer em prol de benefícios para todo o povo do país, pelo seu bem-estar e pela sua felicidade! (https://resistir.info/venezuela/vulcao.html).

O Partido Socialista Unificado da Venezuela, em coligação com outras tendências (entre elas o Partido Comunista da Venezuela, reconhece que é o povo bolivariano o reitor da história e a fonte de sua própria inspiração!...

2- Por este andar, a esboroada oligarquia pode-se tornar sob o ponto de vista sociopolítico, até numa “fake” oligarquia, transformando-se em cada vez mais pequenos núcleos duros, meio herméticos, sem plasma aglutinador ou sem aparentemente dar por isso, em circenses palhaços radicais em função da continuada ingerência, cada vez mais instrumentalizados, perdendo em perspectiva própria por ficarem acondicionados ao “diktat” e leituras que lhes são determinadas em jeito de guião!... (https://venezuelanalysis.com/analysis/10641).

Ao longo do percurso contra o Comandante Hugo Chavez e Nicolas Maduro, as sensibilidades servindo essa oligarquia corroeram-se por dentro por falta de criatividade melhor pespectiva, por comportamentos e condutas desajustadas, inapropriadas ou ilusórias, por incapacidade para o diálogo, por ausência de práticas de busca de consensos e em resultado duma abrangência “contra natura” que acabou por ir dilacerando seu poder de mobilização, fraccionando o seu campo sociopolítico de implantação e manobra!... (http://paginaglobal.blogspot.pt/2018/04/oligarquias-da-corruptela-neoliberal.html).

De nada vale uma Mesa de Unidade Democrática, coligação de 18 partidos de oposição, quando as linhas mestras duma doutrina própria, integrando e sabendo articular, estejam por melhor definir, enquadrar e exercitar… (https://www.resistir.info/petras/petras_18mai19.html).

As tensões entre os radicalismos de rua e os acomodados políticos com horror às ruas minguam as possibilidades de coesão.

Por outro lado, o tempo de acção Bolivariana é frenético, a uma velocidade tal que esse é a principal afronta ao seu sonolento comodismo clientelar que acaba sem outra alternativa senão a de ir parar aos ambientes e políticas de ghetto a que põem o rótulo aderente de rua, ou de praça, ou de um distribuidor altaneiro, como na recente experiência em Altamira, a 30 de Abril do corrente ano!

Perante um tempo a uma velocidade superior, a velocidade dos que efectivamente estão incomodados com a situação que durante tantas décadas tem afectado o povo da Venezuela, a oligarquia fomentadora de oposição está perdida entre as opções de arruaça que derivam para o caos e as do velho clientelismo burocrático. (http://www.cubadebate.cu/especiales/2019/06/03/caracas-ciudad-trinchera-de-milicias-bolivarianas/#.XPpeNSZCdjo).

O movimento bolivariano é também bem avisado nas componentes duma aliança que soube forjar, que inclui o pequeno mas lucidamente crítico Partido Comunista da Venezuela. (https://prensapcv.wordpress.com/2019/05/13/el-pcv-consigno-en-miraflores-una-comunicacion-para-el-presidente-maduro/).

As coisas estão dramaticamente a chegar ao ponto-rebuçado de, perante a avalanche de tantas adversidades, uma parte das quais surgidas em função de sua acomodação de décadas, os radicalismos de ocasião se estarem também a esgotar, perdendo-se em seus derradeiros labirintos plasmados de fora e os interesses vão minguando por que agora há já imensas contrariedades em relação ao afã do lucro!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/01/venezuela-refem-da-pirataria-em-pleno.html).

A acomodada oligarquia tão pouco habituada a incómodos, menos ainda a exercícios continuados de enfrentamento, risco e incerteza, desse modo perde capacidade de mobilização e intervenção sociopolítica, abre brechas, mingua e perde cada vez mais no campo económico e financeiro, transformando o lucro em cada vez mais prejuízo, sem poder reequacionar os seus esforços para recuperar margem de manobra!

As sensibilidades políticas que são clubes de empresários neoliberais esvaem sem poder de mobilização e são reactivas, ao invés de proactivas! (http://paginaglobal.blogspot.pt/2017/05/um-assalto-ininterrupto-venezuela.html).

Essa “fake” oligarquia meio desorientada, vai-se asfixiando a ela própria, vai ficando sem fôlego, esboroa-se e perde as últimas doses de ar oxigenado face ao frenético movimento dos cavalos da Revolução Bolivariana, que se desdobra entre acções de estado convencional e acções menos burocratizadas de múltiplas e oportunas missões, que confundem as possibilidades das manipuladas transversalidades, ainda que elas sejam de variável intensidade e geometria! (http://paginaglobal.blogspot.pt/2017/05/um-assalto-ininterrupto-venezuela.html).

3- O plasma institucional e humano em que se move o SEBIN (“Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional”), permite-lhe explorar os interstícios e agenciar explorando o labirinto, com objectivos bem definidos e a energia que advém das mais desfavorecidas classes venezuelanas, onde são recrutados s seus membros, tal qual como os membros das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas!

Assim, até as componentes internas e externas que impulsionam a fraccionada oposição, acabaram por olhar de soslaio entre elas, algo que indicia a presença paquidérmica dum míope rinoceronte: um colosso de força bruta que pode até investir contra a própria sombra, perdendo a noção do alvo, distraindo-se com os fenómenos do ambiente circundante e com horizontes cheios de névoas, para depois se quedar por causa do esforço despendido em vão!... (https://mundo.sputniknews.com/opinion/201906071087552513-derecha-venezolana-postura-oslo-abrams-elliot-eeuu-usa/).

Do fraccionismo à anemia, ou à exaustão, o radicalismo é a única fórmula de tentar ganhar força, ainda que seja força bruta emanada do sustentáculo hegemónico externo que para o efeito recuperou a feudal Doutrina Monroe e arreganha os dentes como se tudo o mais continuasse a ser, em pleno século XXI, o século das emergências, um mero pátio traseiro!...

Entre divisionismos, radicalismos, artificiosas ingerências e manipulações, a República Bolivariana está a conduzir suas capacidades de inteligência grupúsculos de oligarquia adentro, penetrando em cada vez mais interstícios e neutralizando as contraditórias estratégias e até modos operandi. (http://paginaglobal.blogspot.pt/2018/01/venezuela-bolivariana-resiste.html).

Isso está a acontecer na Venezuela, ainda que esta guerra evocadora da Doutrina Monroe seja de carácter assimétrico, alimentar-se de geometrias variáveis e ter sempre uma grande margem de relatividade na sua conduta, método, mimetismo e objectivos!...


4- O grupúsculo Vontade Popular é uma prova dessa evidência que só o rinoceronte não consegue descortinar: uma cada vez maior impotência acomodatícia que radicalismo algum consegue disfarçar, num continuado e surrealista exercício circense típico de “muita parra e pouca uva”! (https://www.brasildefato.com.br/2019/05/31/por-dentro-da-tentativa-do-golpe-fracassado-de-30-de-abril-contra-maduro/).

A própria essência dessa Vontade Popular advém de dissidência e isso é um obstáculo ao aparente poder de aglutinação da Mesa de Unidade Democrática, por que o conceito de democracia representativa não dá para muito mais, esboroa-se entre protagonismos diversificados e divisionistas, em seus círculos na verdade fechados e de limitados horizontes. (https://www.brasildefato.com.br/2019/05/10/venezuela-or-auge-e-queda-do-mito-leopoldo-lopez/).

A grupúsculos desta natureza, cheios de injectados programas, de ilusões, de alienações e verborreia, minguados em seu poder de mobilização mas instrumentalizados a partir do exterior conforme ao plasma neoliberal, ainda que os rótulos sejam “de esquerda” nada os impede da inteligente penetração bolivariana ávida de futuro e movendo-se a superior velocidade mental e de acção! (https://www.globalresearch.ca/us-regime-change-venezuela-documented-evidence/5666500).

Eles contam com caixas de ressonância e “ampliação do som”, não só para o fomento do estado de opinião internacional, mas para estimular a capacidade de mobilização mercenária! (http://misionverdad.com/la-guerra-en-venezuela/el-csis-protagoniza-una-nueva-operacion-informativa-contra-venezuela-informe)...

As sensibilidades que são clubes de empresários neoliberais que se digladiam entre si precisando duma plataforma como a do MUD para com essa suposta jangada se manter à tona, não estão vacinadas, não estão invulneráveis e as questões que se prendem a espaço e tempo não estão a seu favor… (https://www.brasildefato.com.br/2017/12/05/principal-organizacao-opositora-venezuelana-a-mud-opta-por-desaparecer/).

Por outro lado, nos Estados Unidos as articulações dos falcões buscam desesperadamente “soluções”, com Mike Pompeo a, nesse aspecto, servir de “pivot” (https://www.voltairenet.org/article206555.html),  inclusive no Bilderberg (https://www.voltairenet.org/article206673.html)…

O cavalo-de-troia da subversiva Vontade Popular, qualquer que seja a opção de geometria variável, tem vindo a cair sucessivamente em várias armadilhas de que não conseguiu fugir, para por fim cair no ridículo do último afã de golpe de estado, restando apenas uma solução para a sua própria sobrevivência: a paz que deveria ter sido a sua primeira e maior preocupação! (https://www.resistir.info/venezuela/fazio_29mar19.html).

A paz é mesmo esó agora o refúgio de Guaidó, pois sua vida começa, de desespero em desespero, a correr perigo: os falcões de Trump querem-no aproveitar para instrumentalizado mártir, sabendo que passando a cadáver político deixou de ser útil, passou mesmo a entrave que vale muito mais morto e, por incrível que pareça, é o estado bolivariano e o SEBIN que o podem impedir, por que sabem que seu assassinato seria um fabricado pretexto para mais uma escalada repentina e desta vez ainda mais brutal de agressões! (http://www.cubadebate.cu/opinion/2019/06/08/la-crisis-oslo-de-la-derecha-venezolana/#boletin20190608).

O cavalo-de-troia que começou por ser Juan Guaidó, “queimados tantos cartuchos”, jaz meio inerte como protagonista (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/05/grotesco.html), como se fosse um espantalho e tem agora, corroída a jangada do MUD, uma única possibilidade de salvação: as conversações de paz, de diálogo e de busca de consensos que deveria ter tido sempre sua intrínseca vocação! (https://www.brasildefato.com.br/2019/05/30/mesa-de-negociacao-prossegue-na-noruega/).

Os falcões de Trump estão agora num curto intervalo, preparando o próximo “round” que implicará recrutamentos que vão substituir o cadáver político (http://noticias.ciudadccs.info/pompeo-aseguro-40-figuras-la-derecha-desean-la-presidencia-venezuela/).

Será que eles “diabolicamente” vão deixar cair Guaidó, para agarrar um dos 40 candidatos a ladrão (repete-se a história de “Ali Bábá e os 40 ladrões”!)... (http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/06/06/pompeo-reconoce-que-mantener-unida-a-la-oposicion-venezolana-resulto-ser-diabolicamente-dificil/#.XPpCuiZCdjo).

Em Montreux o Bilderberg prepara os próximos “rounds” e a Venezuela está entre os temas dilectos dos mecanismos de tensão a estudar, sobre a mesa da aristocracia financeira mundial que pugna por hegemonia! (https://www.voltairenet.org/article169624.html).

O rinoceronte da hegemonia unipolar, pujante de força bruta mas tão míope, ficou cansado ao investir contra a própria sombra: a ilusão de óptica gerada no último jogo bolivariano a 30 de Abril de 2019, de que é incapaz de até hoje perceber e resolver, remeteu-o a um intervalo em que a ambiguidade pode voltar a tornar-se na ordem do dia! (https://mundo.sputniknews.com/america-latina/201906071087550494-abrams-abandona-retorica-intervencion-venezuela-cual-es-su-plan-ahora/).

Martinho Júnior | Luanda, 6 de Junho de 2019

Imagens: 5 caricaturas que falam por si.

Sem comentários:

Mais lidas da semana