domingo, 18 de agosto de 2019

George Soros é acusado de desestabilização da Guiné Equatorial


O bilionário George Soros é acusado pelo representante da Guiné Equatorial na ONU de investir na desestabilização do país para favorecer um possível golpe de Estado.

Por meio da ONG Amnistia Internacional, financiada pela Open Society, Soros estaria trabalhando em prol de interesses económicos como a exploração de recursos petrolíferos, florestais e marítimos do país, denunciou o representante do país na ONU, conforme matéria no site Expresso das Ilhas.

“Querem impor um Presidente que faça o que eles querem, para explorar os recursos como querem”, acusou o diplomata comentando conflitos violentos que acontecem no país. Sua tese é de que por meio da ONG Amnistia Internacional, Soros estaria criando um “clima de terror” ao dar destaque mundial para temáticas de violência política no país, visando gerar uma crise.

Um empresário maior que um país

Até 2014 o PIB da Guiné Equatorial era menor que a fortuna do bilionário George Soros, estimado em 25 bilhões de dólares. Se no Brasil de dimensões continentais o financiamento de fundações como Open Society, a Ford já chama atenção, mostrando-se capaz de influenciar gravemente definições políticas, legais e culturais, afetando os rumos do país, imagine o impacto que um financiamento internacional tem em um país pequeno e carente, com menos de 1 milhão de habitantes.

O tamanho do país também ajuda a compreender melhor alguns dos interesses que fundações internacionais podem estar nutrindo ao movimentar milhões de dólares em ações que, sob pretexto de fazerem filantropia, obtêm cada vez maior poder na estrutura da sociedade.

Marlon Derosa | Estudos Nacionais

Sem comentários:

Mais lidas da semana