terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Brasil | DE ONDE VEM TANTA BALA? - investigação Intercept


O Intercept publica hoje mais uma história exclusiva e eletrizante. Durante 100 dias catamos 137 cápsulas de munição após tiroteios na região metropolitana do Rio de Janeiro. Rodamos por 27 localidades, juntamos os cartuchos, pesquisamos sua origem, conversamos com especialistas no Brasil e no exterior com um objetivo: destrinchar a trajetória das balas que matam quase 1.500 pessoas por ano no RJ.

Encontramos, após um tiroteio no Complexo do Alemão, ainda quentes os cartuchos do mesmo lote de fabricação das balas que mataram a vereadora Marielle Franco. Esses cartuchos pertencem a um lote vendido para a Polícia Federal em 2006. A PF não fez operação no Alemão no dia que recolhemos a cápsula. 

Encontramos também munição fabricada na China, nos EUA, na Rússia, na Bósnia – a maior parte delas de uso restrito no Brasil. 

Do total de cápsulas que recolhemos, 93 foram encontradas após tiroteios nos quais não houve participação da polícia. Mas quase todo o material recolhido é de uso restrito das forças armadas. Perguntamos então às forças de segurança: como essas balas vão parar nas vielas das favelas cariocas?

Esta não foi uma apuração difícil apenas por conta do risco evidente de levantamento do material. Nos dez meses em que passamos trabalhando na apuração encontramos muitas barreiras para acessar informação, levantar dados e conseguir estabelecer conexões. O negócio das balas que matam diariamente no Rio é global, lucrativo e complexo. 

O resultado deste trabalho jornalístico sem precedentes você confere com exclusividade em vídeo, texto e fotos no nosso site.

Não deixe de ler a matéria e lembre-se: essa ousadia para ir a campo e para apurar um tema tão arriscado só o TIB tem. Sabe por quê? Porque nossos leitores nos apoiam e espalham nossas histórias. Fica ligado porque vem mais por aí!



Leia a matéria completa clicando aqui.

The Intercept Brasil | Cecília Olliveira - Editora Contribuinte; Leandro Demori - Editor Executivo

Sem comentários:

Mais lidas da semana