quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Fretilin inicia diálogos com forças políticas timorenses para resolver crise


Díli, 18 fev 2020 (Lusa) - A Fretilin, maior partido no parlamento timorense, atualmente na oposição, iniciou hoje diálogos com as forças parlamentares para criar uma conjuntura de "confiança" que ajude a resolver a crise política do país, disse um responsável do partido.

José Reis, secretário-geral adjunto da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), explicou à Lusa que a reunião de hoje com o Partido Libertação Popular (PLP), do atual primeiro-ministro Taur Matan Ruak, "pretendeu contribuir para "criar um ambiente de confiança entre os partidos" com assento parlamentar.

Reis recebeu hoje na sede da Fretilin uma delegação liderada por Maria Angelina Sarmento, 3ª vice-presidente do PLP e Francisco Vasconcelos, vice-presidente da Comissão Política Nacional do partido.

A reunião decorreu depois de um encontro do secretário-geral da Fretilin, Mari Alkatiri, com o seu homólogo do Partido Democrático (PD), António da Conceição.

"A reunião de hoje com o PLP foi uma primeira reunião para acertar pontos sobre as possibilidades de contribuir para a solução deste impasse", disse à Lusa José Reis depois do encontro.

"A Fretilin continua a não querer ser o bloqueio para esta solução de impasse e tem que contribuir para resolver a situação", afirmou.

Mari Alkatiri descartou já a possibilidade do partido liderar ou integrar uma coligação, afirmando que está preparado para governar depois das eleições de 2023.

Mas José Reis disse hoje que o partido "está aberto ao diálogo com todos", explicando que estão previstos mais encontros esta semana como o PLP e com outras forças políticas ainda que não tenha sido ainda marcado ou previsto um encontro com o maior partido da coligação do Governo, o Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), de Xanana Gusmão.

"Significa que a Fretilin coloca os interesses de 1,2 milhões de pessoas acima do interesse do partido. Não podemos continuar com esta situação. Por isso a Fretilin quer continuar a contribuir", afirmou.

Numa próxima fase de diálogo poderá haver uma reunião entre os líderes máximos da Fretilin e do PLP.

"As lideranças dos dois devem encontrar-se, do PLP e da Fretilin, e também o envolvimento de outros partidos necessários para essa solução", considerou, sem avançar qualquer cenário concreto.

ASP // PJA 

Sem comentários:

Mais lidas da semana