segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Portugal | Governo propõe aumento de sete euros para salários até 690 euros


A proposta do Executivo foi transmitida, esta segunda-feira, pelo Governo aos sindicatos da Função Pública. As duas partes estão reunidas com os aumentos salariais em cima da mesa.

Governo propôs, esta segunda-feira, um aumento de sete euros para os trabalhadores da Função Pública que recebem até 690 euros de salário, avança a RTP3. Esta proposta fica acima dos 0,3% anteriormente propostos pelo Executivo de António Costa.

Este aumento, saliente-se, deverá ter efeitos retroativos a janeiro. 

As estruturas sindicais da Função Pública estão reunidas com o Governo, esta segunda-feira, com a expetativa de poderem negociar aumentos salariais superiores aos que já tinham sido propostos, apesar do Orçamento do Estado para este ano já estar fechado.

A anterior proposta do Governo para os salários da Administração Pública, sublinhe-se, aponta para uma acréscimo de 0,3% em 2020.


Porém, as três estruturas sindicais que negoceiam em nome dos trabalhadores do setor consideraram a proposta inaceitável e provocatória, sobretudo porque os funcionários públicos não têm aumentos salariais gerais desde 2009. Foi por isso que no dia 31 de janeiro avançaram para uma greve nacional

Perante o descontentamento, o Governo mostrou-se disponível, em meados de janeiro, para negociar aumentos acima de 0,3% para os funcionários públicos já este ano, disse a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

E, para esse efeito, convocou os sindicatos para a reunião desta segunda-feira. O calendário é que não agradou muito, como explicou José Abraão, da Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) ao Notícias ao Minuto, uma vez que surge já depois de aprovado o OE2020. 

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © iStock

Leia em Notícias ao Minuto: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana