quinta-feira, 5 de março de 2020

Mulher é sexto caso confirmado em Portugal, segundo em Lisboa


O número total de vítimas mortais do novo coronavírus supera os 3.100 e mais de 90 mil pessoas foram infetadas. Destas, cerca de 40 mil são casos ativos e cerca de 50 mil já recuperaram. Em Portugal há seis casos confirmados.

Numa altura em que se assiste ao abrandamento do surto viral no seu epicentro, no centro da China, o novo coronavírus atinge novas fases noutros países. Os mais preocupantes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são neste momento Itália - o país europeu mais afetado -, Coreia do Sul e Irão, onde os casos positivos de infeção se cifram na ordem dos milhares.

O SARS-CoV-2, nomeado pela OMS como Covid-19, causar infeções respiratórias como pneumonia, já provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal.

Nesta altura, importa ainda sublinhar que mais de metade das pessoas infetadas - 50 mil casos - já recuperaram.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde confirmou esta quarta-feira seis casos de infeção, três identificados no Porto, um em Coimbra e dois em Lisboa. Um português, tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

Acompanhe aqui ao MINUTO os desenvolvimentos sobre o coronavírus:

00h01 - O encerramento de escolas em 13 países, para impedir a expansão do Covid-19, interrompeu as aulas de 290,5 milhões de alunos em todo o mundo, um número sem precedentes, informou a UNESCO.

23h56 - O bastonário da Ordem dos Médicos disse em Viseu que "mais vale fazer as coisas por excesso que por defeito" no que diz respeito às medidas a tomar no combate ao novo coronavírus. "O cenário que neste momento temos é um cenário leve. (...) Agora, é fundamental que nós estejamos preparados para um cenário que eventualmente seja mais grave", considerou Miguel Guimarães.

23h44 - O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama recorreu às redes sociais para apelar ao "bom senso", numa altura em que o país regista onze mortes por Covid-19: "Deixem as máscaras para os profissionais de saúde. Vamos manter a calma, ouvir os especialistas e seguir a ciência".

23h20 - A Hungria e a Eslovénia confirmaram os primeiros casos de Covid-19, dois iranianos estudantes na Hungria e uma pessoa que regressava de Marrocos com passagem por Itália.

22h50 - As autoridades de Saúde de Valência estão a investigar se duas pessoas que morreram em fevereiro devido a pneumonia de origem desconhecida teriam a estirpe de coronavírus que causa do Covid-19, adiantou a conselheira de Saúde espanhola, Ana Barceló, citada pelo El País. Não foram avançados mais detalhes sobre estes dois casos.

A confirmar-se, estes casos serão semelhantes ao da primeira morte anunciada no país, na terça-feira. O paciente tinha morrido no dia 13 de fevereiro, mas só foi feita uma análise posteriormente, dado que só a 27 de fevereiro foi implementado pelas autoridades de Saúde que os casos de pneumonia de origem desconhecida deviam ser testados para o novo coronavírus.

Entretanto, o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, deixou as suas condolências às famílias das duas vítimas mortais já anunciadas, garantindo que as autoridades de Saúde "estão a trabalhar incansavelmente na deteção precoce e tratamento" do surto viral.


22h35 - Ataques xenófobos contra asiáticos por causa do surto viral. Depois da polícia britânica ter indicado que está à procura de quatro suspeitos de um ataque a um jovem asiático no centro de Londres, também o Brasil dá conta de um aumento significativo de xenofobia e o racismo contra a comunidade asiática no país.

Durante o dia de hoje, o diretor-geral da OMS classificou o ataque ao jovem em Londres como "terrível", apelando ao "fim da estigmatização e discriminação, numa altura em que a solidariedade e a compaixão devem ser primordiais".

22h15 - Fique com as atualizações dos países mais afetados, neste momento, fora da China:

Itália. É o país europeu com a situação mais grave, por causa da transmissão comunitária. Foram esta quarta-feira reportadas mais 28 mortes, elevando o número total para 107, e mais 587 casos de infeção. Há registo de 3.089 casos confirmados de infeção, 276 dos quais já recuperados.

Irão. Foram hoje anunciadas mais 15 mortes, cifrando-se o número total em 92, e mais 586 casos de infeção. Há registo de 2.922 casos positivos de infeção, 552 dos quais já recuperados.

Coreia do Sul. É o país mais preocupante fora da China, em termos de contágio. O número de fatalidades é menor do que os dois anteriores (foram hoje anunciadas mais 3 mortes, subindo o número total para 35), mas os números de infeção são superiores: foram reportados mais 435 casos, elevando o número total para 5.621, com apenas 41 recuperados.

22h10 - O Turismo de Portugal anunciou o cancelamento da sua participação presencial na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tal como as estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e de outras sete associações do setor.

22h03 - Embora tenha sido desaconselhado pela Organização Mundial de Saúde, as autoridades de São Tomé e Príncipe preparam-se para proibir entrada de cidadãos de países afetados pelo novo coronavírus.

21h37 - O presidente da Facebook, Mark Zuckerberg, indicou que a rede social deu dar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a possibilidade de fazer publicidade grátis, numa tentativa de combater a desinformação relacionada com o novo coronavírus.

21h16 - Direção-geral de Saúde confirma sexto caso de infeção por Covid-19 em Portugal. Trata-se da primeira mulher com resultado positivo, é uma paciente identificada em Lisboa, com idade entre 40 e 49 anos, que esteve em Itália.

São agora seis casos confirmados, cinco homens e uma mulher. Três foram identificados no Porto, um Coimbra e dois em Lisboa.

Não há casos de contágio local, contam-se quatro casos importados (três de Itália e um de Espanha) e dois com ligação a doentes infetados. A incidência dos sintomas é febre, tosse, dores musculares, cefaleias e fraqueza muscular.

O número de casos suspeitos subiu para 117.

Pode consultar o relatório da DGS aqui: Relatório de Situação 2

21h05 - Chegou agora aqui? Eis alguns números globais. Nesta altura, há registo de 95.149 casos confirmados de infeção. Destes, 3.252 pessoas morreram, 40.462 continuam hospitalizadas e 51.435 recuperaram. 

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

21h02 - O Governo brasileiro confirmou o terceiro caso positivo de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) no país, em São Paulo, acrescentando que aguarda os resultados da contra-análise de um possível quarto infetado.

20h59 - Toda a gente se está a adaptar à nova realidade imposta pelo temor do contágio. Até a rainha Isabel II, a fazer as suas obrigações públicas de luvas calçadas.
20h40 - Alguns pontos essenciais desta quarta-feira:

Há três menores infetados em Espanha: uma menina de quatro anos e duas outras crianças em idade escolar, de quem não se conhece mais detalhes. São os primeiros casos de crianças no país.

Anunciado o quinto caso de infeção em Portugal. Trata-se de um doente de 44 anos que está internado no Hospital de S. João.

O governo italiano vai encerrar todas as escolas e universidades a partir de quinta-feira e até meados de março.

O primeiro-ministro anunciou o lançamento de uma linha de crédito para apoiar as empresas, caso seja necessário. Essa linha terá "o valor inicial de 100 milhões de euros".
Criada linha telefónica (21 371 02 82,) para esclarecer os viajantes, lançada pela Deco para fazer frente aos pedidos de informação.

20h27 - A transferência da menina de quatro anos, em Madrid, depois de ser diagnosticada com o novo coronavírus. A criança foi infetada pelos pais, também casos positivos, depois de um deles ter viajado a Itália.

19h56 - A partir desta quarta-feira e até ao próximo dia 3 de abril, todos os jogos da Série A serão disputados à porta fechada, segundo um decreto aprovado hoje pelo Governo Italiano. De referir que Itália já registou, até agora, 107 vítimas mortais, sendo o país europeu mais afetado pela propagação do Covid-19.

19h50 - No mês de fevereiro, o surto de Covid-19 reduziu as exportações mundiais em 50 mil milhões de dólares. Os dados são de uma análise publicada hoje pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).
Só o Japão e os Estados Unidos perderam em vendas no exterior cerca de 5.200 milhões e 5.800 milhões de dólares, respetivamente.

19h23 - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, vai suspender as aulas por "ter poucas dezenas" de pessoas em isolamento social, depois de terem estado em contacto com o quinto infetado com coronavírus em Portugal.

"Vamos suspender a atividade letiva a partir de quinta-feira porque o número de pessoas que temos em isolamento social não nos permite continuar a manter a escola a funcionar. Não estão infetadas, atenção, estão apenas em isolamento social", adiantou o presidente do Instituto Politécnico do Porto (IPP), João Rocha, onde está integrada esta escola.

19h11 - A estreia de '007: Sem tempo para morrer', novo filme da saga James Bond, foi adiada para novembro por causa da epidemia de Covid-19, anunciaram hoje os produtores.

18h20 - Um homem de 82 anos com doenças crónicas morreu em Biscaia, no País Basco, com o novo coronavírus, sendo a segunda vítima mortal em Espanha, depois do falecimento na quarta-feira de um outro homem na Comunidade Valenciana.

18h13 - O Comité Olímpico Internacional (COI) revelou que não pediu "nem o cancelamento nem o adiamento" dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 em função do surto de covid-19, reiterando o seu compromisso no "êxito" da competição.

18h10 - A Liga dos Bombeiros Portugueses pediu, esta quarta-feira, uma reunião "com caráter de urgência" à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e INEM para a definição de uma resposta a uma eventual situação de emergência devido ao novo coronavírus.

17h36 - A ministra italiana da Educação, Lucia Azzolina, confirmou esta quarta-feira que as escolas e universidades vão encerrar a partir de amanhã e até dia 15 de março devido ao surto de Covid-19. A confirmação surge horas depois de ter sido anunciado que a medida estava a ser equacionada.

De acordo com o último balanço das autoridades italianas, nas últimas 24 horas morreram 28 pessoas devido ao surto do novo coronavírus em Itália. O Corriere della Sera avança que há um total de 107 mortos e 3.089 infetados no país.

Anabela Sousa Dantas | Notícias ao Minuto | Imagem: © Pedro Correia/Global Imagens

Leia em Notícias ao Minuto: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana