terça-feira, 17 de março de 2020

Que tristeza. Eis uma amostra da bestialidade…


Bom dia. Eis o Curto do Expresso, por Martim Silva, diretor-adjunto lá do burgo Balsemão Bilderberg Impresa… e outras nas ilhargas. Hoje não estamos para levar por diante grande prosa, considerações e opinião em antecipação ao Curto.

Imagens em jornais e televisão mostram-nos a estupidez natural de imensos portugueses  e prováveis estrangeiros que não seguem à risca as restrições, medidas de segurança e integridade dos próprios e dos outros seus concidadãos. Vimos, por exemplo, no aeroporto de Lisboa (AQUI) as pessoas juntinhas com pressa de chegar à frente nas filas em que - queiram ou não – têm de esperar pela sua vez. Umas bestas que quase não merecem consideração ao demonstrarem que não a nutrem pelos outros - que estão nas suas proximidades. E isso aborrece, e isso entristece os que afinal se esquecem que a humanidade é ela própria a causadora da construção da estrada que a leva à extinção. Porque vai acontecer, mais século ou menos século, mais milénio ou menos milénio. Pessimismo, dirão alguns. Oxalá. Certo é que não é só o exemplo referido acerca do aeroporto. São todos, os muito mais que vimos e ouvimos, milhentos. E isso é real. É a desumanidade que temos, a ignorância eivada de ganância, arrogância e afins. A bestialidade.

Tristes espectáculos. Não devíamos ter nascido para isto. Tristes espectáculos.

Siga o Curto pela lavra de Martim. Bom dia, se conseguirem.

PG | © Imagem cedida ao Notícias ao Minuto



Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Costa e a emergência no país em que nasceu o primeiro bebé de uma doente com Covid19

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

É só amanhã saberemos se passamos ou não a estado de emergência, algo que não acontece desde o final do Verão Quente de 1975. Mas o país já está ele todo num estado (informal) de verdadeira emergência, com menos gente a trabalhar, mais gente em casa, a economia a parar, as fronteiras a encerrar, o turismo e a restauração a hibernarem. Todos estamos preocupados e inquietos. Todos esperamos que isto passe o mais rápido possível

Na última noite, António Costa foi à SIC para uma entrevista sobre o tema. A sua prestação parece ter sido positiva, basta atentar no que já escreveu o Henrique Raposo, que afirma aqui que "pela primeira vez na vida" gostou de ouvir o primeiro-ministro.

De qualquer forma, parece ter ficado claro que o chefe do Governo, embora não tenha querido entrar em polémicas com o Presidente da República, que se prepara para amanhã ouvir o Conselho de Estado e decretar o estado de emergência, não é grande fã da medida nesta altura.

Para amanhã de manhã, já se sabe, está marcada a reunião do Conselho de Estado, o órgão consultivo do Presidente da República, para decidir se é ou não decretado o estado de emergência em Portugal. Mas não só António Costa já demonstrou algumas dúvidas, como o tema também divide constitucionalistas. E também Lobo Xavier alerta contra fundamentalismos.

No Parlamento, parece haver uma quase unanimidade à volta do assunto.

Desta manhã é a notícia do nascimento de uma bebé em Portugal filha de uma infectada com o novo coronavírus.

Esta informação também é relevante e diz respeito a portugueses que se encontram noutros países e nesta altura sem forma de regressar.

Médicos representam 20% dos infetados com Covid-19, alerta Ordem

Governo antecipa impacto de €2 mil milhões por mês com medidas de apoio à família e ao trabalho

Bancos têm regras mais suaves por agora. Objetivo? Poder financiar empresas e particulares.

Ainda na economia, este título diz que compra e venda de casas parou, já ninguém vai ver imóveis.

Vírus "ataca forte" na restauração.

E o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio avisa: “mais do que encerrar lojas, é preciso dar condições aos trabalhadores”

Comissão Europeia oferece €80 milhões para apoiar biofarmacêutica alemã que procura vacina contra novo coronavírus

“Imunidade de grupo”, ou como vacinar um povo com vírus vivos. A estratégia do Reino Unido para lutar contra a pandemia divergiu da de muitos países europeus. Perceba aqui o que se passa por lá.

Foi já ontem, pela hora de almoço, que se soube da notícia da primeira morte por Covid19 em Portugal. E há mais 18 pessoas em cuidados intensivos. Fica aqui a referência.

Aqui pode perceber melhor o historial que levou à primeira morte.

E aqui pode perceber o que se passa com Jorge Jesus.

Referência também para as palavras da ministra da Saúde, Marta Temido, que falou em verdadeiro estado de guerra: “Isto é como se fosse uma guerra e numa guerra é preciso disciplina”

Ontem ao final da noite retomou-se o controlo das fronteiras terrestres. Veremos como vai correr. Mas para já os autarcas da raia nordestina louvam fecho de fronteiras mas querem salvaguarda de circulação de profissionais de saúde.

Precisamente junto à fronteira esteve ontem o Expresso em reportagem, que pode ler aqui.

Em reportagem também, andámos por Lisboa e Porto para perceber como é que os cidadãos estão a seguir as recomendações de recato e isolamento. A Isabel Leiria constatou uma cidade a meio gás. E o André Manuel Correia passeou por uma invicta deserta.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,
Presidente executivo da EDP recebeu 2,1 milhões de euros em 2019

CMVM aplica coimas de 3,5 milhões no caso PT. Henrique Granadeiro vai pagar 750 mil euros, Zeinal Bava 600 mil

Ministério da Justiça transfere 40 inimputáveis para aliviar sobrelotação de Santa Cruz do Bispo

Tenha a atenção a esta notícia. Caso batam à sua porta a dizer que é da NOS para ver se o seu serviço de TV está ok, tenha cuidado: é fraude.

Aqui fica a notícia de um festival musical online, precisamente para responder à crise.

Lá fora,
China "indignada" com Trump após referência ao "vírus chinês" no Twitter

E os mercados financeiros continuam um turbilhão. Wall Street registou a queda maior do que nos dias negros do crash de 1929

O QUE ANDO A LER

Permita-me o leitor um olhar para dentro, na tentativa de o ajudar a si.

Na edição do Expresso de sábado passado publicámos um Guia Especial sobre o Covid 19, com muitos textos, explicadores, perguntas e respostas sobre o novo coronavírus.

Deixo-lhe aqui alguns dos links de textos que acho mesmo que vale a pena ler:

O que já sabemos sobre o vírus

Escola fechada, crianças em casa. E agora?

Grupos de risco. Cuidados a ter

O QUE FAZER? COVID-19

O que é um contacto próximo?

Testes. Tudo o que precisa de saber

Viagens Cancelar vai ficar mais fácil

O MAPA DA PANDEMIA

Supermercados. Não há razão para alarme. E não há ruturas

O antivírus do Governo. Medidas para as empresas e para os trabalhadores

Como funciona o seguro em teletrabalho?

Seguros de vida cobrem pandemias

OMS Mitos a desfazer

Economia E quando sairmos disto?

Por hoje é tudo. Fico por aqui, com um pedido de desculpas pelo atraso no envio desta newsletter.

Já sabe que pode ir acompanhando toda a atualidade nacional e internacional no online do Expresso. E embora nesta altura seja pouco aconselhável sair de casa a menos que tenha muito que o fazer, fique a saber que as temperaturas vão subir e muito nos próximos dois dias (esperemos não voltar a ver multidões nas praias).

Tenha um excelente dia.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana