quinta-feira, 12 de março de 2020

VIDA E OBRA DE UM GIGANTE, EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA


Martinho Júnior, Luanda 

“Proponho-vos que sigamos lutando como nosso Cantor Ali Primera, pela alvorada dum mundo novo, de uma Pátria Independente e Socialista, onde possamos viver vivendo, inspirados nos mais elevados valores do humanismo.

Nela, eu, teu soldado, povo meu e amado, ponho todo o meu coração venezuelano!"

Em Caracas a 12 de Junho de 2012, Hugo Chávez Frias

01- Mostrar numa exposição fotográfica a vida e a obra dum gigante como o Comandante Hugo Chávez é por si um desafio, mesmo num país com um povo épico como acontece em Angola.

As mensagens tendem a ser compreendidas na sua generalidade, todavia a vida de um gigante merece compreender-se em todos os seus detalhes, por que os ensinamentos, em função da ética e da moral de sua vida, multiplicam-se e há detalhes que são autênticas preciosidades pela pedagogia que é parte essencial de sua extraordinária substância cativante e mobilizadora!

Para além dum cultor de paz ao propor-se atingir uma democracia participativa e “protagónica” (uma palavra sintetizadora que não existe em português), um líder como o Comandante teve de ser durante toda a sua vida um mobilizador de consensos, capaz de elevar comunidades ao conceito maior de Pátria Grande proposto em vida pelo grande Simon Bolivar para toda a América Latina!...

Ele sabia que a mobilização consensual que sempre buscou com todas as suas forças e energias, com sua clarividência, mãos limpas e coração sempre ardente, estaria em dialética contradição com o que se passava na vizinha Colômbia, onde para além duma oligarquia corrupta, proliferam os cartéis da droga e as máfias paramilitares comandadas por caciques locais que asfixiam o tecido humano da sociedade e são a razão causal, a origem, de uma rebelião em armas que já leva várias décadas de existência, impossível de extirpar pela via armada e impossível de acabar por via do “modelo” inquinado de artificiosa e injectada democracia “representativa” daquele país!



02- Este ano, a saudavelmente interventiva Embaixada da Venezuela em Angola deu a conhecer em dois actos evocativos do 7º aniversário do desaparecimento físico do Comandante Hugo Chávez, o muito que se fez em prol do povo bolivariano, em prol das camadas mais vulneráveis do tecido humano da Venezuela, em prol da Pátria Grande, por parte duma emergente revolução do século XXI, em curso e fazendo face a tantos e tão poderosos desafios!

No dia 5 de Março houve a Conferência em que participei com meu nome próprio, integrando a evocação e a memória que tanto tem em comum entre povos combatentes pela liberdade, pela democracia e pela paz com uma rica história contemporânea solidária com outros povos do mundo e particularmente com os que compõem as regiões de seu impacto.

A 9 de Março, dando continuidade ao Programa, inaugurou-se a Exposição Fotográfica no espaço acolhedor do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (em plena baixa de Luanda, próximo do Ministério das Relações Exteriores), que mereceu uma explicação do jovem e dinâmico Embaixador Marlon José Peña Labrador perante todos os presentes.

A Exposição trata de dois temas:

. No interior o tema é sobre “A VIDA E A OBRA DUM GIGANTE”;

. Na vitrina voltada para o exterior, é sobre o tema “HUGO CHÁVEZ PERCURSOR DO MUNDO MULTIPOLAR”.

Nos dois casos, os registos biográficos do Comandante fundem-se com os acontecimentos históricos e são reveladores da luta heroica dos bolivarianos e de todos s progressistas da América Latina e do mundo, abrindo caminho à emergência multipolar, face ao império da hegemonia unipolar!

Se há alguém cuja vida se pode e deve considerar no âmbito da luta planetária duma emergente civilização contra o que há de mais retrógrado da barbárie, esse alguém é o Comandante Hugo Chávez!


03- Neste mês de Março-Mulher, num país como Angola cuja população em mais de metade é feminina, lembrar-se de todos os que lutam pela civilização no longo caminho conducente a um universo melhor, socialmente mais justo e alimentando emergências que conduzam a capacidades de desenvolvimento sustentável sobre os escombros do subdesenvolvimento, é um imperativo ético e moral que corresponde a imprescindíveis factores de mobilização arrebatadora, em respeito e benefício de toda a humanidade!

Pertencem à barbárie todos os obstáculos a um caminho dessa natureza e sabemos quanto a Venezuela Socialista e Bolivariana tem sentido os efeitos da feudal subversão que o império da hegemonia unipolar e suas avassaladas oligarquias “representativas” fazem pender sobre os povos da América e de todo o hemisfério sul que inclui África e vastas parcelas do imenso continente euroasiático!

É impossível impedir que a humanidade sonhe e lute pelos seus sonhos, num momento em que é a vida humana que está particularmente em causa quando se esvai o próprio planeta!

A memória do Comandante Hugo Chávez obriga-nos a fazer um balanço global e a avaliar de quanto nós temos sido merecedores de sua herança épica e vital!

A Exposição Fotográfica que se manterá durante este mês nas vitrinas do Centro de Imprensa Aníbal de Melo, levará todos aqueles que a puderem observar, a estudá-la e a fazer um inevitável balanço e avaliação!

É próprio de todos aqueles que no colectivo aspiram em paz, em democracia e num rumo de desenvolvimento sustentável, a um mundo melhor!

Martinho Júnior -- Luanda, 10 de Março de 2020

Imagens da inauguração da Exposição Fotográfica alusiva ao 7º aniversário do desaparecimento físico do Comandante Hugo Chávez, no CIAM, Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda.

Sem comentários:

Mais lidas da semana