sábado, 18 de julho de 2020

Portugal do BES | Nesta “caldeirada” há muitos que se vão safar... ou todos?


Todas as semanas há um dia de Vinicius Morais, ao sábado. Porque hoje é sábado também o Curto do Expresso é diferente… Que é como quem diz: vai tudo dar ao mesmo. Leia. O Caso BES tem abordagem trazida por Martim Silva. Como sabem, no Caso BES todos os envolvidos são muito honestos. Por isso mesmo é que a prestimosa Justiça só processa uns quantos, ficando talvez a grande maioria dos “honesto” acima de qualquer suspeita. É o costume.

Dois pesos e duas medidas. Justiça forte com os fracos e fraca com os ricos. Ao que parece a Justiça não parece tão honesta como pretende mostrar-se. Mas, isso já estamos carecas de dizermos e sabermos. São os “alçapões” prefabricados pelos lobies-legisladores, são os “rodriguinhos” dos furos nas leis, são… os poderosos da riqueza a comprarem os que vendem a alma a Salgados e Associados…

Agora por isso: quando se saberá quem foram-são os jornalistas que se venderam aos interesses do BES-Salgado? Ainda se vendem? E quem mais? Sim, porque se Salgado era o DDT (Dono Disto Tudo), teve de comprar muitos sevandijas em vários ramos de atividades profissionais, da política e etc. Era Dono Disto Tudo… Era, ou ainda é? Ou ainda são?

Também no Expresso pode ler sobre a “coragem” de Passos Coelho ao ignorar os “poderosos”. Coragem ou porque não tinha outra hipótese, sem que o clamor fosse inaudito e também o “sujasse” para além da "sujidade" que angariou como PM? Cavaco Silva, esse, foi fiel ao Dono e até se pronunciou sobre a fiabilidade do BES-Salgado. Estava em Macau quando tal declarou. Deve ter lido o Caso BES com os olhos em bico (convinha). Quanto a Rio: por onde vais Rio que tão mal “cantas"?

Também BES: Mariana e Ricciardi desatinaram (ela consubstanciando a razão). Publicamos em baixo, após ler este Curto Expressivo, peça do Notícias ao Minuto com um Ricciardi agastado e a dar numa de prestidigitador, com vontade de fazer Mariana Mortágua “desaparecer”. Pois. Era bom, não era? E já agora fazer desaparecer o Caso BES e tudo continuar nos cambalachos com o DDT à cabeça e uns quantos cúmplices nos golpes. Uns poucos, porque nesta “caldeirada” há muitos que se vão safar, nem o MP agora lhes "toca". 

Os portugueses é que jamais se safarão de pagar o que imensos safardanas causaram na ordem dos milhões de euros. Sentimos isso na pele, na carteira, no estômago, nas anemias e faltas cometidas por outros que continuam a viver à fartazana depois de tramarem milhões de portugueses e o país. Mas lá está, Ricciardi falou grosso, bem alimentado que está… e impune. Veja depois o que fazemos nota sobre Mariana Mortágua e Ricciardi: A resposta de Mariana Mortágua a Ricciardi em 13 tweets.

E desta nos vamos. Vamos embora, vamos partir sem esperança de que os Donos Disto Tudo sejam condenados a ver o sol aos quadradinhos… A impunidade é uma santa prostituta que se vende aos do grande capital em troca do aumento e imposição de vidas desgraçadas.

Bom dia. Bom fim-de-semana. Saúde, se conseguirem.

MM | PG

 

Lay off prolongado... e sem prazo para acabar. E como Ricardo Salgado manteve património escondido da Justiça

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

Hoje é 18 de julho, sábado, e já tem disponível mais uma edição do semanário Expresso. Uma edição que é fortemente marcada pela análise dos nossos jornalistas às mais de quatro mil páginas da acusação judicial a Ricardo Salgado e outras figuras de topo do extinto império Espírito Santo - uma verdadeira galeria de horrores.
Mas já lá vamos.

Começemos por olhar para as últimas sobre a covid 19 e a situação económica do país.

Governo prepara nova extensão do lay-off simplificado

Esta é a notícia que faz manchete desta edição. Explica-se como o Governo vai prolongar (de novo) o lay-off simplificado, agora para lá de julho, para as empresas mais atingidas.

Peça central na busca da recuperação económica do país é o chamado Plano Costa Silva, do consultor que trabalha com o Governo, e que vai ser apresentado terça-feira que vem.

Mas já há alertas. Como o do próprio ministro do Mar, que afirma as suas cautelas em relação à exploração dos recursos do chamado mar dos Açores, que consta do referido plano. Ricardo Serrão Santos gostou de ver o mar como pilar do plano de recuperação de Costa Silva. Mas não tem urgência na sua exploração profunda.

Na covid 19, contamos como “Nasceu o primeiro bebé infetado em Portugal”. Mais de 130 crianças nasceram de mães com SARS-CoV-2, mas só uma foi contagiada in útero, um fenómeno raro, só verificado uma dezena de vezes em todo o planeta.

Imunes sem o vírus

Contacto com outros coronavírus dá proteção celular contra a covid a uma grande percentagem da população. Imunidade de quem já teve a doença dura pelo menos seis meses

Portugal está a criar banco de soros hiperimunes

Lembra-se da professora Isa, das aulas da telescola nos últimos meses? Nesta conversa pode ficar a conhecê-la um pouco melhor

No Internacional, destaco este texto vindo do país vizinho: “Que fazer com o ex-rei que envergonha o país?”

Vamos então ao processo judicial envolvendo o ex-banqueiro Ricardo Salgado

E começo com uma pergunta que de certeza muitos de nós fizemos ao longo dos últimos anos:

“Afinal, houve ou não dinheiro e património controlados por Ricardo Salgado que ficaram escondidos lá fora já depois de lhe serem instaurados inquéritos-crime à sua conduta e que, de alguma forma, conseguiram escapar às malhas que a Justiça foi tecendo desde então?”

Eis um texto que ajuda a ter uma resposta:

Finalmente, na Revista desta semana…

A grande pausa foi uma revolução económica

É profundamente desconcertante descobrirmo-nos a viver numa economia programável. De repente, aquilo que todos os economistas e políticos nos tinham assegurado não poder ser feito — construir uma economia com objetivos sociais altamente especializados — materializou-se perante os nossos 
olhos. O pleno significado da experiência 
só agora começa a ser entendido

O ar que faltava

Há 40 anos, Rui Veloso e Carlos Tê anunciavam ao país ‘Chico Fininho’, afirmando o rock em português. O disco “Ar de Rock” já não era filho da geração que fez o 25 de Abril, mas dos filhos dela


Conversa com o mais famoso curador vivo na área das artes plásticas, reconhecido quer entre pares quer entre a opinião pública

Boas leituras e um excelente fim de semana

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana