sábado, 11 de julho de 2020

Portugal | Ricardo Salgado será acusado de liderar organização criminosa


Jornal "Público" diz que o Ministério Público se "inclina" para a tese de que Ricardo Salgado liderou uma associação criminosa enquanto líder do Grupo Espírito Santo.

Ricardo Salgado poderá ser acusado de liderar uma associação criminosa dentro do Grupo Espírito Santo. Essa é, segundo o jornal Público, a tese para a qual o Ministério Público se está a inclinar, a poucos dias do prazo para que seja divulgado o despacho de acusação, a próxima quarta-feira.

Segundo o jornal, a tese do Ministério Público é que foi criada uma estrutura fraudulenta dentro do banco, centralizada no Departamento Financeiro e de Mercados – que tinha tutela direta de Amílcar Morais Pires, antigo diretor financeiro do banco, e que era gerida por Isabel Ferreira.

O Ministério Público está convencido de que essa foi uma estrutura criada dentro do banco e que escapava ao conhecimento da maioria da equipa de gestão e das entidades de fiscalização do banco, incluindo o Banco de Portugal.

Os delitos cometidos por essa estrutura incluíam, segundo o Público, fazer pagamentos ocultos, cometer fraude no comércio internacional e desviar fundos de centenas de milhões de euros para corrupção. Era uma entidade que, envolvendo o banco, sustentava as necessidades financeiras do Grupo Espírito Santo.

Edgar Caetano | Observador | Imagem: Paulo Cunha / Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana