segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Polónia vai acolher 5 mil militares norte-americanos de forma rotativa

Os Estados Unidos vão deslocar rotativamente até 5.000 militares para a Polónia, após um acordo com Varsóvia sobre o seu estatuto no país, indicou hoje o Pentágono, confirmando um anúncio do ministro da Defesa polaco.

Os Estados Unidos e a Polónia concluíram as negociações sobre um acordo na área da defesa que define "o quadro legal, as infraestruturas e uma partilha apropriada de encargos", indicou em comunicado Mark Esper, secretário da Defesa norte-americano.

Este acordo "permitirá aumentar em cerca de 1.000 pessoas a presença militar por rotações", acrescentou, sublinhando que estas tropas "vão juntar-se aos 4.500 militares norte-americanos já deslocados na Polónia de forma rotativa".

Os soldados não serão posicionados em permanência e não serão acompanhados pelas famílias, situação que implicaria estruturas mais completas em particular em temos de saúde e educação, e permitiria empregos para as populações locais.

Em 1997 a NATO prometeu à Rússia que não estabeleceria bases permanentes no ex-bloco de Leste.

No entanto, os Estados Unidos consideram que a anexação da península da Crimeia por Moscovo e o conflito que prossegue na Ucrânia os isentaram dessa promessa.

Na sexta-feira, o ministro da Defesa polaco, Mariusz Blaszczak, anunciou que "pelo menos mil novos soldados" iriam ser deslocados para a Polónia.

Na semana passada, Esper confirmou a retirada de cerca de 12.000 tropas da Alemanha e apresentou este projeto como uma necessidade estratégica. As suas declarações foram de seguida contrariadas pelo Presidente dos EUA Donald Trump, que se manifestou disposto a reverter esta decisão caso a Alemanha aumentasse a sua contribuição financeira para a NATO.

Notícias ao Minuto | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana