segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Mais de 100 políticos em defesa da libertação Assange, criador do WikiLeaks - COM VÍDEO


Com vídeo de assassínio de civis por militares dos EUA - "Collateral Murder"

Mais de 100 políticos, incluindo o atual Presidente da República venezuelano, Nicolás Maduro, os ex-Presidentes do Brasil Lula da Silva e Dilma Roussef, pediram a libertação do fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

Vários antigos e atuais chefes de Estado e de Governo, numerosos deputados e diplomatas de 27 países assinaram uma carta promovida pela organização internacional de advogados “lawyers4assange” na qual se pede ao Reino Unido a suspensão da extradição para os EUA e em que se denuncia “a ilegalidade” do julgamento contra Assange, segundo um comunicado. Confira as figuras políticas que assinaram a carta aqui.

Julian Assange, 49 anos de idade, é um editor de nacionalidade australiana que ficou conhecido pelo website WikiLeaks, fundado em 2006. Em 2010, uma série de informações confidenciais foram publicadas no WikiLeaks, através de uma militar das forças norte-americanas, Chelsea Manning. As fugas de informação incluíam o assassinato colateral do ataque aéreo em Bagdá, o Diário da Guerra de Badgad e Cablegate. Depois das publicações, o governo norte-americano iniciou uma investigação criminal ao WikiLeaks.

Vídeo do assassinato colateral do ataque aéreo em Bagdad, publicado pela WikiLeaks. (VEJA O VÍDEO)

Na carta, os advogados e peritos jurídicos sustentam que o julgamento de extradição instigado pelos EUA, que acusa o australiano de 18 alegados crimes de espionagem e intrusão informática, “viola o direito nacional e internacional e os direitos a um julgamento justo e outros direitos humanos” e “ameaça a liberdade de imprensa e a democracia”.

A iniciativa junta-se a outras campanhas promovidas para obter a libertação do jornalista (que se encontra em prisão preventiva), incluindo uma da Amnistia Internacional (AI) na qual pede a Washington que retire as suas acusações, que já recolheu mais de 400 mil assinaturas.

O julgamento de extradição em Londres entra agora na terceira semana.

Este artigo está disponível em: English

Ver vídeo de “heróis do império” assassinando civis desarmados, incluindo jornalistas, e ferindo crianças -- Collateral Murder (versão integral WikiLeaks)

Plataforma

Leia a Carta Aberta dirigida a Boris Johnson e outros – em Global Research com tradução em português do Brasil (AQUI):

Carta Aberta ao Primeiro Ministro do Reino Unido, Sr. Boris Johnson, ao Lord Chancellor e Secretário de Estado da Justiça, Robert Buckland QC, ao Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab e ao Secretário do Interior do Reino Unido Priti Patel

Escrevemos para vocês como profissionais do direito e acadêmicos do direito para expressar nossas preocupações coletivas sobre as violações dos direitos humanos, civis e políticos fundamentais do Sr. Julian Assange e o precedente que sua perseguição está abrindo.

Exortamos você a agir de acordo com a legislação nacional e internacional, os direitos humanos e o estado de direito, pondo fim ao processo de extradição em andamento e concedendo ao Sr. Assange sua liberdade há muito esperada - liberdade contra tortura, detenção arbitrária e privação de liberdade e perseguição política.

(continua no link acima)

Sem comentários:

Mais lidas da semana