sexta-feira, 25 de setembro de 2020

PARABÉNS A VOCÊS

Expresso Curto de que temos andado arredios. Hoje não falhamos, há aniversários pelas fileiras do tio Balsemão. Ao lerem perceberão o que estamos a referir. Dito. 

No Curto, depois do apagar das velas incrustadas no bolo, nos bolos (Martim Silva, autor, também faz 47 anos), vem à baila a Lixeira Branca e as trumpalhadas geradas pelo despenteado mental que dá por Donald, o monstro que nada tem que ver com o pato otário-simpático da Disney. As eleições presidenciais nos EUA são a vedeta de primeira linha do Expresso Curto depois dos aniversários. Vá nessa e saiba mais. Já agora: parabéns Expresso, parabéns Martim. E ainda: parabéms tardios ao tio Balsemão, octagenário supimpa, maioral da Impresa e arredores, que no passado dia 1 de Setembro comemorou os seus 83 anos de vida. Conte mais. Acreditamos que não está incluído nas listas covid-19 em que andam a “despachar” os idosos. Força.

Depois de tanto tarantantam será de bom-tom terminar por aqui este intróito PG. Da atualidade nacional – exptuando os aniversários acima referidos – pouco há para dizer, além de que este país está novamente a assemelhar-se a uma pestilenta sarjeta, onde António Costa anda a bater com a cabeça nas paredes por natural efeito de ter perdido o fio à meada que inicialmente pareceu dominar com alguma justiça e laivos de democracia, de transparência e de sabedoria. Enfim, isso já lá vai… E não vai voltar. Do S do PS ser apropriado a sarjeta em vez de socialista não é novidade, é cíclico.

Siga para o Curto. Bom fim-de-semana. Defenda-se do covid-19, a si e às crianças, já que o governo e os peritos também andam às aranhas e na barafunda que não nos ajuda, antes pelo contrário. Confunde-nos e despacha os velhos e os mais fragilizados num ápice… Parabéns a vocês, aniversariantes, e também aos que se vão safando dos efeitos da pandemia.

MM | PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto

E se a Casa Branca se tornar uma barricada?

Martim Silva | Expresso

Bom dia,

Hoje é 25 de Setembro e este é o seu Expresso Curto desta manhã. Mas vou começar não pelo dia 25, o de hoje, mas pelo 26, amanhã. E nem é por ser o dia do meu aniversário, que é. É que, este sábado, o Expresso publica a sua edição número 2500. Dois mil e quinhentos jornais semanais, uma longa caminhada iniciada há 47 anos por Francisco Pinto Balsemão. A edição 2500 do jornal, este sábado nas bancas (ou já esta noite, nas digitais), é uma edição especial para si. Temos os três cadernos editados por três figuras que dispensam apresentação: Leonor Beleza no Primeiro Caderno, Paula Amorim na Economia e Joana Vasconcelos na Revista. Além disso, temos uma revista especial comemorativa que conta com uma entrevista feita por Henrique Monteiro ao fundador e primeiro director do jornal.

Voltemos ao passado. Ou melhor, ao presente. A este dia 25 de Setembro. Venha daí comigo

Faz hoje uma semana que morreu, nos Estados Unidos, uma mulher notável, com um percurso brilhante, nomeadamente na luta pela igualdade de género. Ruth Bader Ginsburg era juíza do Supremo Tribunal Federal dos EUA há quase 30 anos. A sua morte, que devia ser um momento de evocação, rapidamente descambou num triste espectáculo político, com Donald Trump a querer fazer agora o que os Republicanos rejeitaram há quatro anos (nomear um novo juiz do Supremo em ano de eleições presidenciais). Assim, caso leve a sua avante, passa o equilíbrio conservadores-liberais (definição simplista) de 5-4 para 6-3.

Dado não pequeno é que os juízes do Supremo podem ter brevemente um caso muito bicudo para resolver, caso a contagem dos votos nas Presidenciais seja muito imprevisível e polémica. E tem tudo para ser. Ontem, Trump recusou afirmar que o processo de transição pós-eleições vai ser pacífico e sereno. E Biden já veio admitir a intervenção das Forças Armadas para retirar Trump da Casa Branca caso este recuse deixá-la pelo seu pé.

Reparem: comecei por falar da morte de uma mulher notável. E cheguei ao fim a falar de um processo político que quase parece transformar-se numa guerra civil (espero genuinamente que apenas em sentido figurado).

Acham que exagero? É só ler este texto, escrito pelo Hélder Gomes.

Trump alega, embora não mostre provas, que os Democratas estão a preparar uma fraude eleitoral relacionada com os votos por correspondência, que por causa da pandemia vão este ano ser muitos mais que em eleições anteriores.

“Teremos de ver o que acontece. Sabem que me tenho queixado veementemente dos boletins de voto. E os boletins de voto são um desastre.”

Neste outro texto, na Atlantic, não só se afirma que Trump não vai aceitar os resultados caso perca, como se acrescenta que vai usar todos os meios para impedir essa mesma transição. E que no limite podemos chegar a 20 de Janeiro com dois homens a reclamar o direito de jurar sobre a Bíblia.

No entanto, algumas das principais figuras republicanas já vieram desdizer Trump e garantir que o processo de transição, entre Novembro e Janeiro, será pacífico e tranquilo.

Entretanto, é já para a semana que começam os debates presidenciais entre Trump e Biden. A Atlantic escreve sobre como debater com um bully.

(antes de mudar de assunto, e se gosta de política norte-americana, sugiro que vá ao fim desta newsletter e leia O Que Ando a Ler – falo de Bob Woodward)

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro,
No Campus da Justiça, continuamos a acompanhar de perto tudo o que se passa no julgamento de Rui Pinto. Agora, escuta-se o testemunho do inspector José Amador.

O Expresso está em reportagem no Mediterrâneo, a bordo do Alan Kurdi, um navio de resgate de migrantes. Vale a pena ler esta reportagem.

O Governo prometeu mais camas para estudantes universitários, mas só um décimo das prometidas estão disponíveis, conta o Público.

Marcelo quer “clarificar” se pode contar com um acordo político de longo prazo. E se não puder? O texto é da Ângela Silva.

CDS/Porto apoia Rui Moreira se autarca decidir recandidatar-se nas eleições de 2021

Como travar uma 2ª vaga de covid: o plano da DGS tem “ótimas notícias” mas não “é perfeito” - e por isso é feito um apelo aos portugueses

GNR fecha espaço noturno em Gaia com mais de 100 pessoas e pista de dança aberta

Porto lidera consórcio tecnológico de combate à covid-19. Norte e Lisboa são as áreas de intervenção

Traficante de seres humanos condenado no Reino Unido com a ajuda de um drone português

Lá fora
Espanha está a viver uma situação terrível, com mais de 10.000 novos casos ultrapassa os 700.000 infetados

França regista recorde de novos casos com 16 mil infetados em 24 horas

Um estudo científico norte-americano analisou 5 mil códigos genéticos do coronavírus e chegou à conclusão que este muda bastante mais do que se pensava e está a ter uma maior capacidade de adaptação. A má notícia é que o vírus está a tornar-se cada vez mais contagioso.

Pela primeira vez em 100 anos, o desfile do Carnaval no Rio de Janeiro foi cancelado.

O El País esteve em reportagem na China, no laboratório de uma das empresas que estão na Fase 3 dos testes da nova vacina, a Sinovac.

Uma decisão rara: cardeal do Vaticano demite-se e perde todos os direitos

Países africanos pedem ajuda contra “apocalipse” da pandemia

Manuel Vicente admite agir contra Mário Leite da Silva, gestor de Isabel dos Santos

TRIBUNA

Sporting, com o estaleiro cheio de infectados covid, conseguiu passar a eliminatória da Liga Europa ao vencer na última noite os escoceses do Aberdeen.

Ainda na Liga Europa, e de forma surpreendente, o Rio Ave foi ganhar, nos penáltis, à Turquia.

Na última noite o Bayern de Munique somou mais um troféu europeu, ao ganhar a Supertaça, no prolongamento, aos espanhóis de Seviha.

Quem segue o sueco Zlatan Ibrahimovic nas redes sociais, sabe que ele se compara muitas vezes a Deus. Pois, mas é bem humano. E até está infectado com covid-19.

FRASES

"Por muito boa que a vista seja, os desafios dos residentes destes bairros são tão colossais que, provavelmente, nem reparam nela", Susana Peralta, no Público, sobre Inês de Medeiros

"O líder fanfarrão teve um fim de semana de humilhação", Pedro Filipe Soares, sobre André Ventura

"Não se pede a um engenheiro um plano estratégico", Abel Mateus, sobre o plano Costa Silva

O QUE ANDO A LER

É já para a semana que começam os debates presidenciais norte-americanos, entre Donald Trump e Joe Biden. Estamos a pouco mais de um mês das eleições para a Casa Branca. É uma frase batida, mas estas eleições são mesmo muito importantes, e não apenas para os que vivem do outro lado do Atlântico.

Leituras sobre a presidência de Donald Trump têm ocupado o meu top de preferências nos últimos anos. Agora, acaba de me chegar o indispensável “Rage”, de Bob Woodward (o do Watergate), no que é a sua segunda obra sobre Trump na Casa Branca. Rigoroso, denso, intenso, sério e profundo, o livro é mais uma peça do puzzle para se perceber como Donald Trump atua no lugar mais poderoso do planeta. Resulta, além do acesso a muitos documentos e entrevistas, de um conjunto de 17 entrevistas realizadas com o próprio inquilino da Casa Branca.

Fico por aqui. Tenha um excelente fim de semana

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana