sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Portugal | ContrAvante: "uma gigantesca operação reacionária" fracassada

Pois têm todo o direito de contestar, de produzir laudas ao quilo, de cravar fundo os pitons do costume. de que ontem aqui usámos no PG por lembrança o “desenho”.

É a democracia. Pena é ser uma democraciazinha de um sistema que se diz antirracista mas pratica o racismo e a exclusão, que se diz contra as desigualdades mas fomenta-as e pratica-as, institucionalizando-as com palavras bonitinhas que transbordam de hipocrisia. A hipocrisia sistemática das elites que detêm os poderes, alcançados (eleitos) por via de falsas promessas, de nepotismos, de conluios, de corrupções e de roubos descarados. Não por acaso usa-se amiúde o dito e evidência em muitos exemplos: queres enriquecer vai para a política… Não são todos (felizmente), mas existem demasiados desonestos em Portugal a seguir exemplos globais formatados pelo neoliberalismo, pelo banditismo de colarinhos brancos, pelo fascismo, pelo egoísmo e pela ganância.

ContrAvante, vimos a “gigantesca operação”. Um Rio primário, a pular de árvore em árvore, de galho em galho, seguido por tantos outros. É um quadro de um exemplo. Há tantos. Os jornais, as televisões, as rádios os jornalistas, os portugueses “Chegas” de facto e os que ainda se continuam a querer ocultar. Afinal ainda existem nazis em mentes que os próprios portadores desconhecem. Mas que hão-de descobrir e exibir com um vigoroso heil direcionado a hitleres de sua preferência, que querem seguir religiosamente, a modos de como uma senhora de Fátima se trate. Ámen.

Que frustração. ContrAvante não passará. Vamos há Festa!

Bom dia. Eis o Curto.

SC | PG


Bom dia, este é o seu Expresso Curto

Hoje é dia de Festa?

Cristina Figueiredo | Expresso

"O recinto desta Festa é grande, muito grande mesmo. Mas revelou-se pequeno para a colossal afluência que se está registando. Prometemos para a próxima encontrar um local onde caibam não apenas 100 mil pessoas, mas onde possa caber meio milhão". A frase é de Álvaro Cunhal, falando no comício de encerramento da 1ª edição da Festa do Avante, em 1976, a única realizada nos terrenos e pavilhões da FIL, na Junqueira, em Lisboa. 43 edições depois, a Festa tem lugar no maior recinto de sempre: aos 29 hectares da Quinta da Atalaia (Amora, Seixal) que recebem o evento desde 1990 soma-se este ano mais um. O meio milhão de participantes imaginado pelo histórico líder comunista caberia à vontade neste perímetro onde se poderiam jogar em simultâneo 42 partidas de futebol. Mas ao maior espaço de sempre vai corresponder a menor lotação de sempre: 16563 pessoas, de acordo com o máximo estabelecido pela Direção Geral de Saúde. A Covid 19 a tanto (ou tão pouco - depende da perspetiva) obriga.

A afluência vai por isso ser a primeira das teimas a tirar e a começar a por fim a uma conversa que já vai longa (há meses que ocupa lugar cimeiro na controvérsia nacional) e nem por isso proveitosa. Críticos e defensores do único grande festival/acontecimento político do verão de 2020 vão estar de olhos postos nas portas de entrada do recinto, que abrem ao público a partir das 17h de hoje e encerram às 23h de domingo, para fazerem as contas dos respetivos rosários.

O PCP apelou a uma participação elevada dos militantes e simpatizantes para fazer face ao que se considera ser "uma gigantesca operação reacionária". "O facto de a sua rentrée acontecer este ano é, em si, um êxito político”, conta a Mariana Lima Cunha sobre o que pensam os comunistas. A deputada Paula Santos, na sua coluna semanal no Expresso, replica a argumentação oficial. Interessante é que há insuspeitos "de direita" ao lado dos comunistas, como é o caso do cronista do Expresso Henrique Raposo,que apoia o Avante pela primeira vez, na "defesa das liberdades" e contra "o unanimismo pandémico". "Conheço tanta-gente-mas-mesmo-tanta-gente de direita que concorda em segredo com a realização da festa do Avante", diz ainda.

Do outro lado da discussão, "tanta-gente-mas-mesmo-tanta" discorda em voz alta da realização de um evento que este ano pode, com mais propriedade do que qualquer dos anteriores, reclamar o slogan "não há festa como esta" (todos os festivais de música foram adiados; mais nenhum partido manteve as suas rentrées nos moldes habituais). A começar pelos moradores do Seixal, descontentes com a visita de milhares de forasteiros ao concelho. A prosseguir nos que vêem no recrudescimento do número de infeções por Covid 19 (metade dos novos casos com origem na região de Lisboa e Vale do Tejo) uma ameaça real que tem de ser levada a sério. E a terminar nos que acusam o PCP de falta de sentido de responsabilidade e de solidariedade para com um país todo ele ainda limitado nas suas diversas liberdades devido à pandemia.

Noutra abordagem da Festa do Avante, vale a pena atentar neste trabalho da SIC sobre as contas oficiais do evento que revelam que, desde 2013, a Festa vem acumulando prejuízos de quase dois milhões de euros. Em 2009, dera um lucro de mais de meio milhão. Neste percurso dos últimos dez anos há uma constante: a dose substancial de falta de clareza que a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos reiteradamente assinala.

Às 19h Jerónimo de Sousa abre (provavelmente pela última vez como secretário-geral do partido) a 44ª edição da Festa, com um discurso transmitido pelas colunas de som para "não congestionar" o recinto.

OUTRAS NOTÍCIAS, CÁ DENTRO...

O julgamento de Rui Pinto divide com a Festa do Avante as atenções mediáticas do país nesta sexta-feira. Um relatório das forças de segurança encarregadas da proteção do hacker do Football Leaks obrigou a mudar o local do julgamento, conta o Rui Gustavo: ao invés da maior sala do tribunal, no piso zero, o processo vai decorrer no sexto piso, onde as autoridades acreditam que há mais condições de segurança. Aqui tem um guia para se orientar sobre o que vai acontecer e aqui um resumo da biografia de Rui Pinto e dos crimes de que é acusado. O julgamento foi tema de um "ao vivo na redação" do Expresso e de um debate na SIC Notícias.

Marcelo Rebelo de Sousa janta (pela quarta ou quinta vez este verão) com os autarcas do Algarve, desta vez em Castro Marim, sempre com o cenário de crise no turismo por pano de fundo: por enquanto, Inglaterra continua a manter-nos fora da "lista negra" mas Escócia e País de Gales voltaram a exigir quarentena de 14 dias a todos os que regressem de terras lusas.

O Sporting encontra-se esta noite com o Valladolid, em jogo particular. Já a seleção nacional de futebol enfrenta amanhã a Croácia, em jogo para a Liga das Nações, provavelmente sem Cristiano Ronaldo (que está com uma infeção no pé). Há treinos e conferências de imprensa das duas seleções para acompanhar.

... E LÁ FORA

E assim decorreu um mês sobre a explosão no porto de Beirute,no Líbano, que matou 191 pessoas, feriu cerca de 6000, e destruiu completamente a zona portuária da cidade. Ainda pode haver vida sob os escombros? Uma notícia da Associated Press dá nota de uma (ténue) esperança. Isto no mesmo dia em que peritos do Exército encontraram mais 4,35 toneladas de nitrato de amónio (o perigoso fertilizante responsável pela explosão de agosto) em quatro contentores armazenados numa zona próxima ao porto.

Sete polícias de Rochester, no estado de Nova Iorque, foram suspensos, depois de ter sido divulgado um vídeo de março onde os agentes são vistos a enfiar um saco de plástico na cabeça de um detido (negro), que acabou por morrer sufocado. O caso lança mais gasolina sobre a fogueira da discussão sobre discriminação racial que já vai alta nos EUA, em plena pré-campanha para as eleições presidenciais. Dentro da temática da violência policial, vale a pena ler este artigo do The Guardian, um dos três jornais europeus que teve acesso a um livro escrito por um jornalista francês que viveu seis meses infiltrado como agente numa corporação da polícia do seu país.

A NATO reúne-se hoje para avaliar as implicações do envenenamento com 'novichok' do líder opositor russo Alexei Navalny. Na reunião, espera-se que os responsáveis alemães informem os aliados sobre as "provas inequívocas", já anunciadas pelo Governo alemão, de que o líder opositor, de 44 anos, foi envenenado. Navalny, 44 anos, está desde 22 de agosto num hospital de Berlim. Angela Merkel, entretanto, está a ser muito pressionada para reconsiderar a construção conjunta do gasoduto Nord Stream II com a Rússia.

O QUE ESTOU A LER...

Tudo o que me passou pelas mãos nestas três semanas desde o meu último Curto já foi aqui recentemente sugerido por outros. Mas são conselhos que reitero: A máquina do ódio, da jornalista brasileira Patrícia Campos de Mello, um fresco chocante sobre as pressões que enfrenta a comunicação social no país liderado por Jair Bolsonaro e como as redes sociais são um instrumento poderoso para manipular informação, condicionar opiniões e... destruir uma pessoa, se for esse o objetivo; e Amália, ditadura e revolução, do jornalista da Visão Miguel Carvalho, uma aturada investigação (que vai já, e com toda a justiça, na 4ª edição) que revela um lado até aqui quase desconhecido da fadista, o de discreta apoiante (e financiadora) dos opositores ao regime de Salazar, apesar de nunca reconhecida como tal pelo PCP. Curiosamente, uma frase que hoje mesmo terá de ser refeita: esta noite, pela primeira vez, Amália - que teria feito 100 anos em julho - será homenageada com um espectáculo na Festa do Avante. No site do evento é classificada como "um vértice da humanidade artística".

... E A VER

Gimme Shelter, documentário de 1970 de Albert e David Maysles e Charlotte Zwerin, passa às 21h30 no auditório da Culturgest, no âmbito do festival de cinema IndieLisboa. Classificado como um dos melhores documentários musicais de sempre, é, mais do que o registo de um concerto - o último da tournée dos Rolling Stones pelos EUA, em 1969 -, o testemunho histórico do esfaqueamento e morte, às mãos dos seguranças Hell's Angels, de um fã que conseguira subir ao palco. Um momento (captado pelas câmaras dos autores) que se tornou o símbolo do fim da década da "paz e amor" de que Woodstock, apenas quatro meses antes, parecera promessa eterna.

E o Curto fica por aqui. Já as notícias seguem avante - o advérbio impõe-se - nos sítios do Expresso, da Blitz, da Tribuna ou da SIC Notícias. Amanhã, não esqueça, é dia de semanário Expresso nas bancas. Tenha um dia bom.

Sugira o Expresso Curto a um/a amigo/a

Sem comentários:

Mais lidas da semana