quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Nagorno-Karabakh. Putin classifica conflito como uma "tragédia"

O Presidente russo, Vladimir Putin, classificou hoje como "tragédia" os confrontos no enclave separatista de Nagorno-Karabakh, insistindo na necessidade de um cessar-fogo na região.

"É uma tragédia. Afeta-nos muito. Porque Azerbaijão, Arménia e Nagorno-Karabakh são territórios onde vivem pessoas que não são estranhas para nós. Basta dizer que vivem na Rússia cerca de dois milhões de azeris e mais dois milhões de arménios, segundo os nossos cálculos", disse Putin, numa entrevista a um canal televisivo russo.

Para o Presidente russo, um grande número de cidadãos do seu país mantém relações de amizade e familiares com as duas repúblicas, lamentando a escalada de conflito entre forças militares do Azerbaijão e da Arménia, que nas últimas semanas já provocou quase três centenas de feridos.

"Pessoas estão a morrer. Há grandes perdas dos dois lados. Esperamos que este conflito termine num futuro próximo. Mas, se não for resolvido definitivamente, pelo menos pedimos um cessar-fogo. Que deve acontecer logo que possível", disse Putin.

O Governo russo tem mantido relações cordiais com os dois países, fornecendo armas aos dois exércitos, mas tem uma base militar na Arménia e é aliado do regime de Erevan, no âmbito de uma aliança político-militar pós-soviética, a Organização do Tratado de Segurança Coletiva.

Desde o início da escalada de conflito armado, em 27 de setembro, Putin falou várias vezes com o primeiro-ministro arménio, Nikol Pashnyan, mas nunca chegou à fala com o Presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev.

Na entrevista televisiva hoje difundida, Putin lembrou que a Arménia é uma aliada próxima da Rússia e que, assim, tem "certas obrigações" com aquele país.

A Arménia pode recorrer à Organização do Tratado de Segurança Coletiva, mas apenas se o seu território for atacado e, como Nagorno-Karabakh é um território não reconhecido, a Rússia não pode intervir.

"Em relação ao cumprimento das nossas obrigações sob este tratado, sempre as cumprimos, estamos a cumprir e continuaremos a cumprir. Estou em contacto permanente com o primeiro-ministro arménio, que não tem queixas sobre o cumprimento das obrigações russas", esclareceu Putin.

Hoje, os bombardeamentos das forças armadas do Azerbaijão e da Arménia em Nagorno-Karabakh continuaram, após mais uma noite intensa de ataques, informou o Ministério da Defesa do Azerbaijão, que avisou sobre novas ações retaliatórias.

O Ministério da Defesa do Azerbaijão alegou ainda ter repelido um ataque de mísseis arménios, na noite passada, contra um importante projeto energético na região.

Contudo, a porta-voz do Ministério da Defesa da Arménia, Sushán Stepanián, descreveu esta declaração como uma "mentira descarada" e lembrou que o seu Governo não ataca infraestruturas de petróleo e gás.

Notícias ao Minuto | Lusa | Imagem: © Reuters

Sem comentários:

Mais lidas da semana