domingo, 7 de março de 2021

EUA e UE seguem política de sanções com ‘mentiras ideologizadas’ -- Arreaza

#Publicado em português do Brasil

O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, disse à Sputnik que a Venezuela continuará seu desenvolvimento político, apesar das sanções dos EUA e de quaisquer outras ações que Washington tome contra o país.

O ministro das Relações Exteriores declarou neste sábado (6) que os Estados Unidos e União Europeia têm uma atitude de “mentiras ideologizadas” em relação a Caracas, tendo em vista que a Venezuela não representa uma ameaça a outros membros da comunidade internacional.

De acordo com o chanceler, Washington continua seguindo uma política de sanções unilaterais contra a nação latino-americana, que seria classificada pelos EUA como uma “ameaça extraordinária”.

“Quanto ao que esperar do [secretário de Estado norte-americano Anthony] Blinken e dos Estados Unidos, eu diria nas palavras de José Gervasio Artigas, o grande uruguaio: ‘Não esperamos nada de ninguém, apenas de nós mesmos’. Avançaremos independentemente do que Washington faça ou deixe de fazer em relação à Venezuela”, afirmou.

No início desta semana, Blinken disse ao líder da oposição venezuelana Juan Guaidó que os EUA apoiam a pressão multilateral contínua sobre o presidente Nicolás Maduro. Além disso, o secretário de Estado destacou a importância da transição democrática na Venezuela.

Apesar de Caracas expressar esperanças de que a nova administração dos Estados Unidos comece a normalizar as relações com a Venezuela, Blinken disse a Guaidó que Washington não mudaria sua posição em relação a Guaidó como o “líder interino da Venezuela”.

Sputnik, em Pátria Latina | Foto: © AP Photo / Phil Nijhuis

Sem comentários:

Mais lidas da semana