quarta-feira, 7 de abril de 2021

Jair Bolsonaro visto pelo Guardian: um perigo para o Brasil e para o mundo

O presidente de extrema direita deixou as rédeas soltas à Covid-19 e à destruição da Amazônia. Agora parece que ele planeja se apegar a tudo o que os eleitores disserem

Editorial do jornal The Guardian | em Carta Maior

O presidente de extrema direita deixou as rédeas soltas à Covid-19 e à destruição da Amazônia. Agora parece que ele planeja se apegar a tudo o que os eleitores disserem

A perspectiva do extremista de direita, Jair Bolsonaro, se tornar presidente do Brasil sempre foi assustadora. Era um homem com histórico de aviltar mulheres, gays e minorias, que elogiava o autoritarismo e a tortura. O pesadelo se revelou ainda pior na realidade. Ele não apenas usou uma lei de segurança nacional da época da ditadura para perseguir os críticos e conduziu a maior escalada de desmatamento na Amazônia em 12 anos, mas também permitiu que o coronavírus se alastrasse sem controle, atacando as restrições de movimento, máscaras e vacinas. Mais de 60.000 brasileiros morreram apenas em março. “Bolsonaro conseguiu transformar o Brasil em um gigantesco buraco do inferno”, tuitou recentemente o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper. A disseminação da variante P1 mais contagiosa está colocando em perigo outros países.

Com uma pesquisa na semana passada que mostra 59% de rejeição dos eleitores, Bolsonaro parece estar se preparando para um resultado desfavorável nas eleições do próximo ano. Na semana passada, ele demitiu o ministro da Defesa, um general aposentado e amigo de longa data que, no entanto, parece ter criticado as tentativas de Bolsonaro de usar as Forças Armadas como ferramenta política pessoal. Os comandantes do Exército, da Marinha e da Força Aérea também foram demitidos - supostamente quando estavam prestes a renunciar.

O gatilho imediato para as demissões foi o retorno bombástico do ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva, no mês passado, depois que um juiz anulou suas condenações criminais - abrindo a porta para ele concorrer novamente no ano que vem. Os ataques veementes de Lula ao presidente são amplamente encarados como o prenúncio de uma nova candidatura ao poder de um político carismático que continua extremamente popular em alguns setores.

É possível que, inspirado por Donald Trump, o Sr. Bolsonaro pense em se agarrar ao poder pelo uso da força? Não. É provável. As forças armadas já anularam a vontade do povo antes: o Brasil foi uma ditadura militar de 1964 a 1985. Quando a multidão invadiu o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro, filho do presidente brasileiro se opôs não ao ataque, mas à ineficiência: “foi um movimento desorganizado. É uma pena ”, disse Eduardo Bolsonaro. “Se eles tivessem sido organizados, os invasores teriam se apoderado do Capitólio e feito demandas preestabelecidas. Eles teriam poder de fogo suficiente para garantir que nenhum deles morresse e para poder matar todos os policiais ou os congressistas que eles tanto desprezam”.

Embora a saída dos chefes das forças armadas possa sugerir resistência a um plano de golpe, também permite ao presidente instalar aqueles que ele julga mais obedientes; os oficiais mais jovens sempre foram mais entusiasmados com Bolsonaro. Os políticos da oposição estão pressionando pelo impeachment, com um aviso: “há uma tentativa aqui do presidente de instaurar um golpe - já está em andamento.”

Existe
algum motivo para esperança. Ataques violentos do presidente e seus comparsas não conseguiram conter um ambiente vibrante de mídia, intimidar os tribunais ou silenciar os críticos da sociedade civil. O tratamento desastroso dado por ele à Covid-19 parece estar causando dúvidas entre a elite econômica que anteriormente o abraçava. Algumas parcelas dos militares aparentemente compartilham desse mal-estar. A possibilidade do retorno de Lula é suficiente para concentrar as mentes da direita em encontrar um candidato alternativo, menos extremista do que Bolsonaro. Pode ser bastante incômodo ver aqueles que ajudaram sua ascensão se posicionarem como os guardiões da democracia, ao invés de seus próprios interesses. Mas sua saída seria bem-vinda, pelo bem do Brasil e do planeta.

*Publicado originalmente em The Guardian | Traduzido por César Locatelli

Na imagem: "É possível que, inspirado por Donald Trump, o Sr. Bolsonaro pense em se agarrar ao poder pelo uso da força? Não. É provável." Fotografia Joédson Alves / EPA

CARTA MAIOR

Sem comentários:

Mais lidas da semana