quinta-feira, 1 de abril de 2021

O declínio do mundo ocidental moderno

#Publicado em português do Brasil

Kevin Smith* | One World

Uma comédia de erros

Durante o bloqueio e, principalmente, recentemente, achei difícil desligar e aproveitar as coisas ao ar livre que costumava fazer, como andar de bicicleta.

No ano passado, escrevi alguns artigos sobre o desligamento contínuo e tendo a descobrir que escrever sobre isso esgota minha energia. A frustração com outras pessoas que não conseguem ver o que está acontecendo e a preocupação sobre aonde isso está levando tem sido muito estressante. Suponho que muitos de nós estamos em um barco semelhante e alguns em situação muito pior.

Em vez de me aventurar tanto quanto costumava, recentemente tenho distraído as coisas à noite, ouvindo música e assistindo a antigos clipes de comédia.

Recentemente entrei no Beach Boys e fiquei impressionado com a composição e complexidade de algumas de suas músicas. O talento e a inspiração por trás dessas canções me fascinam.

Da mesma forma, tenho explorado certos atos de comédia e me ramificado em coisas que nunca vi ou sabia que existiam. A comédia sempre me relaxa e me inspira.

Acho incrível esse clipe de cinco minutos de Laurel e Hardy e costumo assisti-lo quando quero uma breve liberação do estresse e das tensões do dia. Tem uma inocência e charme de uma época passada.

Eu gosto muito do antigo humor britânico também, mas recentemente fui atraído por uma série de shows americanos que aconteceram um pouco antes do meu tempo, durante um período de cerca de 50 anos atrás. Eu tropecei nisso outro dia enquanto procurava por outro ato de comédia.

Os assados

Tratava-se de uma série de painéis compostos principalmente por atores, comediantes, cantores, desportistas (e mulheres) e até políticos onde em cada programa uma celebridade era 'assada' pelas outras.

Isso era hilário, principalmente pela sagacidade e pelos insultos da marreta. Frank Sinatra, Dean Martin e Muhammad Ali, Ronald Reagan entre muitos apresentados. Eu recomendo que você clique em Don Rickles , Foster Brooks e Ruth Buzzi para o que eu acho mais engraçado.

O humor era frequentemente, não politicamente correto, às vezes racial - e sim, exagerado.

Mas o que quero dizer é que os painéis eram diversos e, fossem judeus, negros ou italianos, homens, mulheres, bêbados ou sóbrios, todos deram o melhor que puderam. O humor também era autodepreciativo e todos eram grandes amigos.

Ao contrário das celebridades da sinalização virtual de hoje, eles não encobriram suas diferenças ou autocensura. De certa forma, eu diria que celebrou a cultura americana e as diversas heranças, pois ficou claro que uma vez que os insultos terminaram, todos eles tinham um respeito mútuo um pelo outro, independentemente.

Até Ronald Reagan, de quem muitos hoje não serão grandes fãs, parecia ter um calor humano sincero e se sentia confortável no painel diversificado e nos insultos ainda mais diversos. Suponho que você poderia dizer que havia igualdade, já que todos foram igualmente insultados.

Acima de tudo, o material era altamente inteligente e inteligente - na minha opinião, o melhor que já vi.

Compare isso com o entretenimento de comédia de hoje, que é obcecado em agradar e patrocinar grupos minoritários com o PC.  Uma piada vagamente fora da linha e você está cancelado.

De qualquer forma, estou confiante de que pelo menos um pouco do material acima o deixará confuso.

Indo em direção a uma nota mais séria, tudo isso me fez pensar mais no mundo uniforme que agora habitamos em comparação com a inteligência, criatividade e sagacidade daquela época.

Nós simplesmente não ouvimos e vemos essa música e comédia nos dias de hoje. Isso, em minha opinião, é um sinal de que algo deu errado em muitos níveis da sociedade.

De qualquer forma, já escrevi sobre os motivos do declínio, mas pensei em amarrá-los para ter uma noção mais completa de onde estamos hoje e porquê. Este é amplamente escrito em reflexão da chamada crise Covid-19 e bloqueios e conflito mundial iminente.

Os sintomas

No Reino Unido, vejo uma nação de pessoas que se refugiaram em uma concha. Muitos, principalmente os menos abastados que foram mais diretamente afetados pelos bloqueios, estão confusos, temerosos e distraídos.

Outros parecem alheios ao sofrimento mais amplo, sentados em casas grandes, mas têm medo de pegar Covid-19, sendo o primeiro a arregaçar as mangas para a 'vacina' experimental.

Eu experimentei essa mentalidade estranha e alarmante em primeira mão, entre minha família e amigos.  Existe uma nítida falta de empatia pelos outros, a percepção de que tudo é necessário para um bem maior.

Muitas pessoas são incapazes de avaliar as evidências básicas e preferem deixar as decisões para o governo e seus “especialistas”.  Os efeitos destrutivos para toda a estrutura da sociedade, e um ano dentro da loucura, eles não têm a menor ideia sobre os motivos sombrios deliberados envolvidos.

Muitas pessoas de todas as classes e origens são consumidas pelo pensamento de grupo e pela crença de que devem pertencer e se conformar a um grupo.

As pessoas, especialmente durante os bloqueios, estão cada vez mais divididas e desconfiadas umas das outras. Essa suspeita não é dirigida ao alvo correto, aqueles que mandam e tomam decisões por nós.

A sinalização virtual inútil, a obsessão com a 'diversidade', criou um clima desconfortável e divisivo, liderado por uma cultura de celebridade fora de alcance. Hoje em dia você não pode por interesse mesmo perguntar a uma pessoa sobre sua herança familiar sem medo de ofender a polícia de PC.

Tudo isso, por sua vez, criou um retrocesso e uma hostilidade mal direcionada aos imigrantes, estrangeiros e outros grupos.

Hoje, em vez de se preocupar com bloqueios destrutivos ou conflito iminente no Oriente Médio ou com a Rússia , as pessoas estão mais interessadas em gastar seu tempo livre debatendo com Meghan Markle ou os acessos de raiva de Piers Morgan.

O debate nuançado sobre assuntos sérios e o respeito pelos pontos de vista dos outros está praticamente ausente. Cancele a cultura e a regra dos mobs ignorantes do Twitter.

A criatividade individual, o pensamento livre e a inteligência estão sendo sugados da vida. A cultura conformada, uma população mimada, temerosa e emburrecida prevalece. Esses são apenas alguns dos problemas que vejo.

Agora vivemos em uma sociedade completamente divorciada do que realmente está acontecendo ao nosso redor.

O futuro nunca pareceu mais sombrio.

As causas

Isso tem acontecido silenciosamente por muitas décadas, a crise atual expondo o quanto declinamos. Muitos deles se sobrepõem e se interconectam um pouco, mas eu os identifico como minhas principais observações.

Educação

A falta de educação é uma causa chave, óbvia para mim mesmo depois de algumas décadas. Escrevi sobre isso em detalhes aqui, mas no passado muitas crianças receberam uma boa base nos assuntos centrais. Matemática, inglês e ciências, mas também incluindo história, geografia e pensamento crítico.  Décadas atrás, havia uma tendência de exigir que os alunos pensassem e resolvessem problemas.

Agora é mais sobre qualificações simplificadas e tabelas de classificação.

Portanto, durante esta crise, muitos com menos de 40 anos não conseguem ou não querem interpretar um gráfico ou entender estatísticas básicas ou probabilidades. Eles não têm criatividade ou pensamento estruturado para considerar argumentos opostos.

Eles não conseguem compreender os processos científicos básicos. Eles não têm a capacidade de comparar e contrastar eventos históricos e aprender com eles.

Eles viajaram por todo o mundo, mas não sabem onde estiveram. E como eu disse acima, eles aceitam o que dizem para pensar.

Como resultado, eles não têm curiosidade e sede de conhecimento e verdade. Existem algumas exceções, é claro, mas esta é em grande parte a razão pela qual estamos onde estamos.

Dinheiro, Status, Família, Tecnologia

No passado, sinto que mais pessoas se contentavam em ter segurança financeira, mas desfrutando de uma vida equilibrada de trabalho, família e atividades ao ar livre. Eles deixaram seus filhos saírem sem supervisão.

Hoje em dia, com as mídias sociais, muitos adultos estão mais preocupados com seus perfis no Twitter. Eles estão muito focados em suas carreiras e subindo na hierarquia corporativa. Isso é compreensível de uma forma que as pessoas desejam fornecer segurança financeira para suas famílias. No entanto, existem muitas influências e pressões distrativas.

Hoje em dia as pessoas não estão satisfeitas com um carro ou um laptop. Eles assumiram uma dívida enquanto, décadas atrás, as pessoas economizavam. Ao contrário do que acontecia no passado, as férias são consideradas um direito e não um prazer.

Claro, onde a dívida está disponível e é administrável, tudo bem. Mas acho que o equilíbrio desapareceu e explica nossas atitudes e senso de auto-direito refletido em um comportamento mais amplo.

Mesmo antes do bloqueio, muitas crianças nos últimos anos foram mimadas, impedidas de sair por conta própria e viciadas em seus telefones.

A maioria dos pais da minha idade deve ter notado a diferença entre a liberdade e a auto-expressão que tínhamos em comparação com as crianças na sociedade avessa ao risco de hoje.

O resultado de tudo isso é que as crianças são menos resilientes e física e mentalmente preparadas para se tornarem adultos saudáveis ​​e bem ajustados.

Propaganda de mídia

Isso foi abordado extensivamente neste site ao longo dos anos e requer poucas explicações.

A grande mídia hoje em dia é propriedade de alguns barões da imprensa nos bolsos de governos, serviços de inteligência, grandes corporações financeiras e farmacêuticas. Eles são totalmente controlados.

O principal é o domínio que o mainstream tem sobre a narrativa de Covid-19 à Síria e a capacidade de sensacionalizar os eventos, que 'divide e governa'. E péssimos padrões e cobertura jornalística.

Nesse contexto, com os outros fatores que menciono, é fácil ver por que as pessoas aceitam o que lhes é dito e consideram os relatos dos correspondentes da BBC como 'expertise'.

A cobertura da mídia sobre Brexit, imigração e Meghan Markle é projetada para dividir e distrair o público de preocupações mais urgentes que o governo da época não quer discutir.

No passado, havia um pouco mais de independência da mídia, menos trivialidades e jornalistas investigativos com alguma coragem e seriedade.

Embora eu não ache que já tivemos uma imprensa decente, acho que pessoas meio-inteligentes podiam pelo menos discernir o bom jornalismo da escória.

Agora, é praticamente tudo a mesma escória disfarçada de tendência liberal ou conservadora e factual que um público em grande parte desavisado e emburrecido aceita.

Crime e Percepção

A corrupção está em toda parte, mas não é chamada de corrupção no Ocidente. Eu escrevi sobre isso aqui .

Uma coisa que observei é que desenvolvemos uma inércia para cometer erros. Reclamamos de ligações fraudulentas e imigrantes ilegais, mas não denunciamos corrupção em grande escala e guerras no exterior perseguidas pelas elites. É quase como se pensássemos que eles têm circunstâncias atenuantes porque têm empregos estressantes na administração do país.

Sem exceção, após esses eventos, ficamos sabendo da absoluta criminalidade envolvida.

Muitas vezes encontro pessoas que conseguem reconhecer uma fraude ou uma guerra de mudança ilegal de regime que matou milhões .

Os políticos afirmam que foi um "erro", mas estavam certos no esquema geral. No entanto, o público ocidental não consegue entender a seriedade ou traduzi-la em tempo de prisão.

E isso continua indefinidamente.

Daí porque Covid-19 e as narrativas de bloqueio e os danos colaterais foram considerados por tanto tempo.

As razões para essa atitude em relação ao crime estão ligadas a outros pontos aqui, educação e doutrinação da mídia. Mas talvez entre o público, uma falta geral de interesse e empatia, eles lutando com suas próprias vidas agitadas.

Groupthink

O pensamento de grupo está em toda parte, especialmente em grandes locais de trabalho. Essa doença já atingiu a população em geral por meio da disseminação da má ciência e de medidas de bloqueio.

É destrutivo e pode nos matar.

O pensamento de grupo se infiltrou em meu último local de trabalho e está lá desde então. Meu artigo anterior entra em detalhes sobre isso.

De qualquer forma, deixando de lado a agenda de redefinição deliberadamente projetada, a experiência que tive no local de trabalho é muito semelhante ao que está acontecendo em nível nacional. Um monte de idiotas úteis tentando escalar o poste seboso, sem saber do quadro geral.

Como eu disse acima, as pessoas se apegam à ideologia e a causas que no grande esquema são irrelevantes. Eles estão sendo tocados, sendo distraídos e divididos por políticas governamentais e reportagens da mídia. Mas eles perceberão quando o desastre de mudança de vida que foi reiniciado se desenrolar ainda mais.

Babá, correção política, má resolução de problemas

Como fica claro pelo exposto, vivemos em um estado de babá, muitas pessoas incapazes de pensar e agir por conta própria. Mas eles ainda não terminaram conosco.

Observe o céu limpo nos próximos meses e veja se Mary Poppins um dia aparece no horizonte e substitui Hancock e é nomeada Ministra da Saúde.

O PC e a babá assumiram o controle. Vejo isso mais prevalente nos locais de trabalho e nos últimos anos invadiu todas as áreas da nossa vida, principalmente no ano passado.

Testemunhei tudo isso em meu último emprego, uma organização que resolvia disputas financeiras.

Nossa organização muito diversificada introduziu uma reestruturação para melhorar a eficiência. Quando isso deu errado, eles lançaram cursos intermináveis ​​de 'preconceito inconsciente' e de diversidade e inclusão, presumivelmente para desviar a atenção da desastrosa reestruturação.

Por causa do estresse e da pressão da maneira como a organização estava sendo destruída, os problemas de saúde mental entre os funcionários explodiram.

A rede de apoio à saúde mental da empresa proclamou que a resiliência entre os funcionários era o problema e prescreveu cursos de treinamento de 'resiliência' e aconselhou antidepressivos se os sintomas dos funcionários persistissem.

Como em todas as esferas da vida, em vez de solucionar os problemas da raiz, eles estavam combatendo os sintomas e culpando os funcionários por adoecerem por meio de suas políticas.

Eu tive problemas de ansiedade / estresse na época, mas no final disse à organização que eles estavam causando isso e o de centenas de outros funcionários.

Eu disse a eles para empurrar suas tendências de babá e pílulas antidepressivas onde o sol não brilha.

Eles recuaram e minha ansiedade desapareceu durante a noite. Uma história verdadeira.

Isso soa familiar ao que está acontecendo agora?

O que podemos fazer?

Não há varinha mágica. Mas, para começar, você pode dizer a eles para empurrar a vacina.

Mas a sociedade em geral pode ter que passar pelo processo de ser chocada ao perceber o desastre que está se desenrolando, claro para aqueles de nós que mantêm um cérebro em funcionamento.

Devemos ser solidários com aqueles que não o fazem, mas que um dia serão forçados a envolver-se com eles.

Enquanto isso, nós, buscadores da verdade, devemos nos unir e não nos distrair com questões que no grande esquema não importam. No espectro do cético e anti-guerra do bloqueio, existem pontos de vista diferentes, mas todos queremos o mesmo resultado.

De qualquer forma, deveríamos todos assistir aos clipes acima e nos maravilhar com os momentos em que prevaleceu o engenho, a inteligência e a criatividade.

Se você não achar divertido o suficiente, reembolsarei.

Kevin Smith | One World

Sem comentários:

Mais lidas da semana