sábado, 22 de maio de 2021

EUA | Polícias do Tennessee zombam de prisioneiro que sufocavam causando-lhe a morte

# Publicado em português do Brasil

'Pesadelo absoluto': o vídeo mostra oficiais do Tennessee zombando do prisioneiro durante sua contenção antes da morte

Os defensores da justiça condenaram veementemente os policiais em uma prisão do Tennessee depois que um vídeo foi divulgado mostrando-os sufocando um homem enquanto ele gritava que não conseguia respirar.

A filmagem divulgada pelo NewsChannel 5 em Nashville mostra William Jennette sendo imobilizado no chão por policiais de várias agências de aplicação da lei na prisão do condado de Marshall e sendo ridicularizado momentos antes de morrer asfixiado em 6 de maio.

Quando o preso repetidamente implorou aos policiais que ele não conseguia respirar, uma policial pode ser ouvida respondendo: "Você não deveria ser capaz de respirar, seu bastardo estúpido."

O vídeo também mostra Jennette, uma branca de 48 anos e pai de cinco filhos, gritando: “Socorro, eles vão me matar!” enquanto os oficiais tentavam contê-lo à força.

Em um ponto do vídeo, um policial emite uma nota de alarme para seus colegas, dizendo-lhes: “Calma, calma - lembrem-se da asfixia, pessoal”.

Uma autópsia realizada pelo Gabinete do Examinador Médico do Condado de Marshall considerou a morte de Jennette um homicídio, listando a causa como "intoxicação aguda combinada por drogas" com asfixia como uma "causa contributiva de morte".

Apesar dessa decisão, um grande júri decidiu mais tarde não indiciar nenhum dos policiais envolvidos em sua morte.

SherLYn Ifill, do Fundo de Defesa Legal e Educação da NAACP, tuitou que o vídeo da câmera foi “um pesadelo absoluto”, enquanto condenava o sistema de justiça por não entregar as condenações no caso.

"Um pesadelo. Um pesadelo absoluto. 7 oficiais. O grande júri se recusa a indiciar qualquer um. É assim que geralmente acontece ”, escreveu ela.

Chris Vanderveen, diretor de reportagem da KUSA em Denver, twittou que a morte de Jennette sob custódia foi a 121ª morte que ele registrou. "Outro dia. Outra morte por contenção propensa. Minha nossa. Esta será a 121ª morte da minha lista. ”

Uma das filhas de Jennette, Dominque Jennette, processou o condado, a cidade de Lewisburg e vários dos policiais envolvidos na morte de seu pai.

“Isso parte meu coração porque ele era alguém que valia a pena conhecer”, disse sua filha à WTVF. “Isso é algo que realmente fica na minha cabeça, o quão assustado ele deve ter ficado e o quão sozinho ele deve ter se sentido.”

O processo alega que a morte de Jannette foi causada por “espancamento selvagem” e “sufocamento”, que constituem uma “privação dos direitos civis” nos termos da Décima Quarta Emenda.

A filmagem evoca a trágica morte de George Floyd em maio passado, sob custódia policial. Floyd morreu durante um confronto de prisão em Minneapolis, no qual um policial se ajoelhou em seu pescoço por mais de nove minutos enquanto gritava: "Não consigo respirar".

Essa frase mais tarde se tornou um slogan gritante para o movimento Black Lives Matter, que realizou manifestações em todo o país para pedir justiça para Floyd.

VER VÍDEO  em Press TV 


O site da Press TV também pode ser acessado nos seguintes endereços alternativos:

www.presstv.ir

www.presstv.co.uk

www.presstv.tv

Sem comentários:

Mais lidas da semana