quarta-feira, 19 de maio de 2021

Israel | Netanyahu "determinado" em continuar com operações em Gaza

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manifestou hoje a sua "determinação" em continuar com as operações militares em Gaza, contrariando os apelos do Presidente norte-americano, Joe Biden, para as diminuir de intensidade no conflito israelo-palestiniano.

Os comentários de Netanyahu marcam o primeiro conflito público entre os dois aliados desde o início da luta na semana passada e podem complicar os esforços internacionais para chegar a um cessar-fogo, observa a agência noticiosa norte-americana Associated Press (AP).

“Aprecio muito o apoio dos Presidente norte-americano, mas Israel vai continuar a lura para devolver a calma e a segurança aos cidadãos de Israel. Estamos determinados em continuar com as operações militares até atingirmos o nosso objetivo”, disse Netanyahu, após uma visita a um quartel.

Netanyahu tem garantido regularmente que vai prosseguir com as operações e a resposta a Biden, que a AP classifica como “dura”, sinaliza que não tem intenções de parar.

Noutro sinal de uma potencial escalada, militantes no Líbano dispararam hoje uma série de foguetes contra o norte de Israel.

Netanyahu falava pouco depois de Biden, numa conversa telefónica, a quarta numa semana, lhe dizer que espera uma “redução da violência hoje” no conflito com Gaza num primeiro passo para se atingir um acordo de cessar-fogo.

“O Presidente [Biden] disse ao primeiro-ministro [israelita] que esperava uma redução significativa da violência hoje em direção a um cessar-fogo”, indicou a Casa Branca.

Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana