sábado, 29 de maio de 2021

SANTA PEDOFILIA EM PORTUGAL

Quatro queixas de abusos sexuais na Igreja. E apenas uma investigação aberta

Este sábado realiza-se em Fátima um encontro dos bispos portugueses com um representante da Santa Sé. Um dos temas discutidos será o dos abusos sexuais de menores na Igreja

Só as dioceses de Braga, Bragança e Funchal disseram ter recebido denúncias de abusos sexuais de menores ou adultos vulneráveis por membros da Igreja. São quatro no total. Mas só uma estava a ser investigada. As restantes tinham já prescrito. Das vinte dioceses questionadas pelo "Público" sobre o assunto, quatro não responderam: Guarda, Viana do Castelo, Angra e Viseu.

Um ano depois da criação das comissões diocesanas para lidar com eventuais queixas de abuso sexual, esta instituição continua sem centralizar as estatísticas que ajudariam a perceber a verdadeira dimensão do problema no país.

Ao "Público", o bispo Américo Aguiar, coordenador da comissão de protecção de menores do Patriarcado de Lisboa, afirmou: "Seria útil e benéfico termos disponível uma centralização da realidade de cada diocese, até para a promoção de um clima de confiança transversal e capaz de ajudar as potenciais vítimas a abrirem essa página dolorosa das suas vidas". Este bispo admite que o encontro que reunirá, este sábado, em Fátima, os representantes das diferentes comissões com o membro da Comissão Pontifícia para a tutela dos Menores da Santa Sé, o jesuíta alemão Hans Zollner, possa "abrir caminho a que se vá por aí", até para ajudar a consolidar "o sentimento de efectividade" na reacção da Igreja aos abusos.

No dia 12 de maio, em Fátima, o secretário do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, Manuel Barbosa, limitou-se a alegar que não podia fornecer um retrato estatístico do país sobre este tema: "Não temos dados nacionais e não vos posso dar números porque poderiam estar errados, se é que os há.

Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana