sábado, 14 de agosto de 2021

Mapa nacional da Covid desmente os optimistas e o governo

Mapa da covid. 75 concelhos em risco muito elevado, a situação volta a agravar-se (veja o seu)

A situação do país volta a agravar-se com metade dos concelhos do país a terem algum nível de risco associado, mais 38 municípios do que na semana anterior, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizado esta sexta-feira. Apesar deste agravamento, dois em três concelhos baixaram ou mantiveram a incidência em relação à semana passada

situação do país volta a agravar-se com metade dos concelhos do país a terem algum nível de risco associado (muito elevado, elevado ou alerta, consoante a sua densidade populacional) – são 153 dos 308 concelhos, mais 38 municípios do que na semana anterior, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizado esta sexta-feira. As medidas de contenção atualmente em vigor não diferenciam os municípios, mas mesmo sem aplicação prática há ainda 75 concelhos no país em risco muito elevado, mais seis do que na semana passada.

Proença-a-Nova que está com 1947 casos por 100 mil habitantes, mantém a incidência de novos casos a 14 dias mais alta do país. É também o valor mais alto verificado desde o início de março (em 25 semanas). Para além de Proença-a-Nova, na região Centro, os restantes concelhos com incidência mais alta concentram-se no Algarve e no Alentejo, com Sousel a distinguir-se com 970 casos por 100 mil habitantes.

Toda a região do Algarve está com nível de risco muito elevado – com maior destaque para Vila do Bispo, Portimão, Lagos, Albufeira, Lagoa, Loulé e Faro – ou elevado (apenas Monchique e Aljezur). Vila do Bispo registou a maior subida nacional face à semana passada, mas a maioria dos municípios algarvios baixaram a incidência – Portimão, ainda com 986 casos por 100 mil, é o terceiro valor mais alto do país, mas baixou o registo de novos casos pela segunda semana consecutiva.

Lisboa continua em tendência decrescente, passando de 595 para 554 novos casos por 100 mil habitantes. Ainda assim, é o concelho da Área Metropolitana de Lisboa com o valor mais elevado. O Porto recuou também de 685 para 558 casos por 100 mil, um valor idêntico ao da capital.

Em relação à semana passada, a incidência agravou-se em 101 concelhos, menos 12 do que os aumentos registados na semana anterior; melhorou em 183 concelhos (+4) e manteve-se na mesma em 24 (+8). Ou seja, 2/3 dos concelhos do país estão com incidência mais baixa ou igual à da semana passada. A maioria dos concelhos que registaram maior aumento são de baixa densidade populacional e são por isso mais voláteis nas variações semanais. Esposende, Alpiarça e Valença são os concelhos de alta densidade com maiores subidas na incidência a 14 dias.

Há dez concelhos (+3) sem nenhum novo caso confirmado nas últimas duas semanas e sete são no Continente: Castanheira de Pêra, Constância, Freixo de Espada à Cinta, Manteigas, Marvão, Mesão Frio e Penedono.

Continua em Expresso

Mapa: EXPRESSO  Fonte: DGS  Criado com Datawrapper

VER NA FONTE -- EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana