quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Os «Cinco Olhos» viriam a ser os «Nove Olhos»

Os Estados Unidos, que são os líderes do Grupo de intercepção e rastreio de comunicações e de localização dos «Cinco Olhos» (com a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia e o Reino Unido), desejam incluir outros países nesta aliança.

No seguimento da assinatura da Carta do Atlântico (1941), os Estados Unidos e o Reino Unido constituíram um sistema de intercepção de comunicações do Eixo que perpetuaram em 1946 com o UKUSA Agreement. Em 1948, acrescentaram o Canadá, depois em 1956 a Austrália e a Nova Zelândia, formando os «Cinco Olhos» (FVEY).

Posteriormente, apoiaram-se num segundo círculo (quer dizer, em plano inferior ao dos Cinco) a Dinamarca, a França, a Noruega e os Países Baixos. Depois, formaram um terceiro círculo com a Alemanha, a Bélgica, a Espanha, a Itália e a Suécia. Por fim, um quarto círculo viu a luz do dia com participações episódicas da Coreia do Sul, de Israel, do Japão e de Singapura.

A Comissão das Forças Armadas da Câmara dos Representantes propôs, a fim de poder interceptar todas as comunicações na Rússia e na China, elevar o estatuto da Alemanha, da Coreia do Sul, da Índia e do Japão. Os «Cinco Olhos» tornar-se-iam então os «Nove Olhos».

A arquitetura deste sistema só ficou conhecida depois das revelações de Edward Snowden (hoje em dia refugiado político na Rússia). Este último mostrou igualmente que ele era utilizado para espiar (espionar-br) não apenas as potências estrangeiras, mas também os seus próprios cidadãos. Por outro lado ele revelou a existência de cinco programas:

- Prism (intercepção de comunicações Internet com a cumplicidade dos principais provedores de acesso);
- Tempora (extração de comunicações por cabos submarinos);
- Muscular (vigilância de transferências internacionais de bases de dados);
- Stateroom (vigilância de comunicações locais de embaixadas e consulados em violação da Convenção de Viena);
- XKeyscore (processamento de dados globais).

Os «Cinco Olhos» não são um sistema nacional, mas supranacional. Eles escapam às leis e constituições dos cinco Estados membros. Eles constituem de facto um Poder mais importante do que o dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros. Contrariamente a uma ideia feita, os cidadãos dos «Cinco Olhos» são hoje em dia as populações mais vigiadas do mundo, muito mais do que as populações russas ou chinesas.

Imagem: Cimeira dos « Cinco Olhos » em 2019 na Califórnia (Foto: Direitos reservados).

Voltairenet.org | Tradução Alva

Sem comentários:

Mais lidas da semana