sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Oito timorenses confirmam cidadania para se candidatarem a Presidente

Oito cidadãos timorenses, entre eles a mulher do atual primeiro-ministro e o comandante das forças de Defesa, solicitaram ao Ministério da Justiça a confirmação da sua cidadania para se poderem candidatar à Presidência da República, segundo fonte oficial.

A informação foi dada aos jornalistas pelo diretor-geral dos serviços de registo e notariado, Crisogno da Costa Neto, que confirmou a entrada dos pedidos nos últimos dois dias.

Além de Isabel da Costa Ferreira, mulher do atual chefe do Governo, Taur Matan Ruak, e do comandante demissionário das Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Lere Anan Timur, o Ministério da Justiça recebeu pedidos de seis outros cidadãos.

"Recebemos três pedidos ontem [terça-feira] e mais quatro hoje", confirmou, citado pela imprensa timorense.

Contactada pela Lusa, Isabel da Costa Ferreira disse que não era ainda o momento oportuno para falar, escusando-se a mais comentários.

O Ministério da Justiça recebeu ainda os pedidos do atual Presidente da República, Francisco Guterres Lú-Olo -- que anunciou a sua candidatura no domingo -, e da atual vice-primeira-ministra, Armanda Berta dos Santos, presidente do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO), um dos partidos no Governo e cuja candidatura é anunciada oficialmente na quinta-feira.

Os restantes pedidos incluem Milena Pires, ex-embaixadora junto das Nações Unidas, Constâncio Pinto, ex-embaixador nos Estados Unidos e ex-ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, Antero Benedito da Silva, professor universitário e Felisberto da Costa.

Além destes nomes, o leque de candidatos já anunciados é ainda mais amplo, com os anúncios das candidaturas do ex-padre Martinho Gusmão, do atual presidente do Conselho de Imprensa, Virgílio Guterres, e de Ângela Freitas, presidente do Partido Trabalhista, que formaliza a sua candidatura na quinta-feira.

Sapo | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana