sábado, 5 de fevereiro de 2022

Preparativos de guerra | Reforço de militares norte-americanos chega à Polónia

O porta-voz do exército polaco avançou, este sábado, que a transferência de reforços norte-americanos para a Polónia já começou, para tranquilizar os países aliados preocupados com as tensões russo-ucranianas.

Os primeiros soldados da 82.ª Divisão Aerotransportada dos EUA "chegaram ao aeroporto de Jesionka", disse à agência France Presse (AFP) o major Przemyslaw Lipczynski, adiantando que os preparativos logísticos "começaram na semana passada".

Acrescentou ainda que as principais forças de um contingente norte-americano com 1700 soldados devem chegar "em breve".

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira passada o envio de mais três mil tropas norte-americanas para a Europa de Leste para defender os países da NATO "contra qualquer agressão", no meio de movimentos diplomáticos destinados a convencer Moscovo a retirar as suas tropas nas fronteiras da Ucrânia.

As novas tropas norte-americanas juntam-se às 8500 tropas colocadas em alerta máximo no final de janeiro pelo presidente dos EUA, Joe Biden, para serem destacadas para a força de reação rápida da NATO, se necessário.

Os ocidentais acusam Moscovo, desde o final de 2021, de reunir dezenas de milhares de tropas nas fronteiras da Ucrânia para preparar uma potencial invasão, o que a Rússia nega, dizendo que só quer garantir a sua segurança.

A Polónia tem pedido a Washington para que envie mais tropas para o seu território, para assumirem um papel de forças dissuasoras contra a Rússia.

Jornal de Notícias com agências | Imagem: Epa/sgt. Stephen Perez, Eua

Sem comentários:

Mais lidas da semana