quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Situação na Ucrânia e em Donbass após Putin anunciar operação especial militar


# Publicado em português do Brasil

Em declaração nesta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial na região de Donbass, onde ficam as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL, respectivamente). (Ver vídeo da comunicação de Putin pt.br)

A Defesa russa informou que as Forças Armadas do país não realizam ataques aéreos, de mísseis ou de artilharia contra as cidades da Ucrânia.

As tensões entre os dois países já vinham aumentando nos últimos meses, devido a uma aproximação da Ucrânia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e à possibilidade de instalação de poderosos armamentos ocidentais perto das fronteiras russas.

Para Moscou, a consideração de uma adesão da Ucrânia à aliança ocidental ultrapassa todos os limites aceitáveis, ameaçando gravemente a segurança russa. Apesar dos diversos apelos diplomáticos feitos pelo Kremlin na tentativa de que os Estados Unidos e seus aliados europeus levassem em conta as preocupações russas ligadas a esse avanço da organização militar liderada por Washington, não foram registrados progressos nas negociações.

A situação se deteriorou nos últimos dias, em meio a uma série de ataques das forças ucranianas contra o leste do país e de declarações polêmicas do governo de Vladimir Zelensky, de que Kiev poderia renunciar a seu status não nuclear, acordado em 1994 no Memorando de Budapeste.

RELATO DA SITUAÇÃO 

07:29 24.02.2022

Situação em Donetsk

Na República Popular de Donetsk há mortos e feridos entre os militares e civis, anunciou Denis Pushilin, líder de Donetsk.

07:26 24.02.2022

Medidas SWIFT

Milos Zeman, presidente da República Tcheca, instou a desligar a Rússia do sistema de pagamentos internacional SWIFT.

07:24 24.02.2022

Evacuação de Donetsk

Denis Pushilin, líder de Donetsk, anunciou que a evacuação da República Popular de Donetsk está parada.

07:13 24.02.2022

Ucrânia prepara provocações semelhantes às dos Capacetes Brancos

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, o Serviço de Segurança da Ucrânia está preparando e mesmo já executando provocações semelhantes às dos Capacetes Brancos.

07:00 24.02.2022

Zelensky rompe relações diplomáticas com Rússia

O líder ucraniano Vladimir Zelensky rompeu nesta quinta-feira (24) as relações diplomáticas de Kiev com Moscou em resposta à uma suposta invasão russa.

"Nós rompemos relações diplomáticas com a Rússia", disse Zelensky em mensagem de vídeo. A atitude marca a primeira ruptura nos laços desde que Rússia e Ucrânia se tornaram países independentes após a dissolução da União Soviética em 1991.

Moldávia anuncia fechamento de seu espaço aéreo

A Moldávia anunciou que às 12h00 do horário local (07h00 de Brasília) fechará seu espaço aéreo em decorrência da situação na Ucrânia.

"Levando em consideração a situação na região, o Conselho Supremo de Segurança recomendou fechar o espaço aéreo da Moldávia. A Autoridade de Aviação Civil seguirá a recomendação, o espaço aéreo será fechado a partir das 12h00 [07h00 de Brasília]. Os voos serão desviados para outros aeroportos", informou o país.

06:51 24.02.2022

Lukashenko se prepara para tentativa de ataque contra Minsk

Lukashenko solicitou a "reserva" de parte do agrupamento conjunto no oeste da Rússia caso Minsk seja atacada.

06:13 24.02.2022

Posto fronteiriço da Rússia é atacado na região de Kursk

Posto de controle fronteiriço da Rússia de Tetkino, na região de Kursk, foi atacado a partir do território ucraniano, não há vítimas. A posição de onde foram feitos os disparos foi neutralizada, diz o Serviço de Segurança da Rússia.

05:55 24.02.2022

Usinas nucleares da Ucrânia operam normalmente e de forma estável

A Energoatom da Ucrânia afirmou que todas as usinas nucleares do país estão funcionando normalmente e de forma estável.

"Todas as usinas nucleares na Ucrânia estão operando normalmente, a produção e a geração de energia estão estáveis, de acordo com o cronograma. [...] Não há violações dos limites e condições para operação segura. As condições de radiação, combate a incêndio e ambientais adjacentes não sofreram mudanças, e estão em conformidade com os limites e normas atuais", informou.

05:49 24.02.2022

Air France e Lufthansa cancelam voos para Ucrânia

As companhias aéreas francesa Air France e alemã Lufthansa cancelaram seus voos à Ucrânia.

"Nós cancelamos os voos para a Ucrânia até novas instruções", afirmou a assessoria de imprensa da Air France.

"A partir de hoje, as comunicações com Lviv estão suspensas. A Lufthansa Group suspendeu todos os voos para a Ucrânia", informou o representante da companhia aérea alemã.

05:29 24.02.2022

Tropas de Belarus não estão envolvidas na operação militar na Ucrânia

De acordo com o presidente belarusso, Aleksandr Lukashenko, as tropas de Belarus não estão participando da operação militar na Ucrânia.

"Olhem só o que li: 'Por volta das 5h00 [23h00 de Brasília] a fronteira da Ucrânia com Rússia e Belarus foi atacada por tropas russas apoiadas por Belarus'", declarou Lukashenko negando o envolvimento de seus militares.

Lukashenko também afirmou que os líderes militares da Ucrânia foram alertados sobre uma possível operação especial russa, contudo nenhuma providência foi tomada.

Anteriormente, Lukashenko afirmou que ele próprio propôs a Putin deixar parte das tropas russas no território belarusso.

05:16 24.02.2022

Crimeia afirma que todas as hostilidades ocorrem apenas no território da Ucrânia

"Estou em Armyansk, está tudo calmo, as ações ocorrem em nome do nosso presidente, uma operação militar está em andamento. Não atingiu o território da Crimeia e não atingirá. Nenhum projétil sequer atingiu e não atingirá o território da Crimeia [...]", afirmou o chefe da Crimeia, Sergei Aksyonov.

05:06 24.02.2022

Ataques são realizados precisamente contra agrupamentos de equipamento militar ucraniano

Líder de Lugansk Pasechnik: ataques são realizados precisamente contra os agrupamentos de equipamento militar ucraniano, não há perigo para a população civil. Entretanto ele pede para os civis nos territórios controlados por Kiev respeitarem as medidas de segurança, porque possíveis ações da Ucrânia são imprevisíveis

05:05 24.02.2022

Ucrânia não é país-membro da OTAN, mas vamos dar apoio para defendê-la

Ministério das Relações Estrangeiras do Reino Unido afirmou que a Ucrânia não é país-membro da OTAN, mas que prestará apoio para defendê-la.

"A Ucrânia não é um país-membro da OTAN, mas nós vamos apoiar sua autodefesa. A relação entre os países-membros da OTAN é diferente da relação com a Ucrânia, mas nós certamente apoiaremos os ucranianos na autodefesa", afirmou James Cleverly.

04:45 24.02.2022

Quartel-general de operações especiais da Ucrânia está praticamente destruído

Denis Pushilin, líder de Donetsk, afirmou que o quartel-general de operações especiais da Ucrânia em Donbass está praticamente destruído.

04:42 24.02.2022

Objetivo nº 1 da operação militar em Donbass é chegar às fronteiras administrativas de RPD e RPL

O porta-voz oficial da Milícia Popular da República Popular de Donetsk (RPD), Eduard Basurin, afirmou que a missão da operação militar em Donbass é chegar às fronteiras administrativas de Donetsk e Lugansk.

04:24 24.02.2022

Caça Su-27 da Ucrânia é interceptado após cruzar fronteira da Romênia

Dois caças F-16 da Força Aérea da Romênia do Comando Aéreo da OTAN interceptaram um caça Su-27 da Ucrânia após o mesmo cruzar a fronteira do país.

04:20 24.02.2022

Donetsk declara sucesso em operações ofensivas

As autoridades de Donetsk informaram que as operações militares estão sendo realizadas com sucesso, e que a Ucrânia está sofrendo baixas, enquanto os soldados ucranianos estão abandonando suas posições.

De acordo com Donetsk, os militares ucranianos estão abandonando rapidamente a região de Volnovakha.

04:19 24.02.2022

Drones são abatidos em Lugansk

Em Lugansk, dois drones Bayraktar TB2 foram abatidos próximo de Schastie.

04:17 24.02.2022

Militares da Ucrânia se recusam a obedecer a ordens e deixam suas posições em Lugansk

Lugansk informou que os militares ucranianos posicionados na linha de contato se recusam a obedecer às ordens do comando e deixam suas posições.

Além disso, as autoridades de Lugansk afirmaram ter abatido dois caças Su-24 próximo dos assentamentos de Smeloe e Stepovoe.

04:15 24.02.2022

Índia recomenda a seus cidadãos a não irem para Kiev

A embaixada da Índia recomendou a seus cidadãos na Ucrânia que permaneçam em localidades seguras e que não vão para a capital ucraniana, Kiev.

04:07 24.02.2022

Zelensky para população da Ucrânia: não entre em pânico

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, pediu para a população ucraniana ter calma e não entrar em pânico.

Momentos antes, sirenes de alerta à população soaram na capital da Ucrânia, Kiev, enquanto muitos carros aparentemente tentam sair da cidade.

03:57 24.02.2022

Comissão Europeia realizará reunião extraordinária para cúpula da UE

A Comissão Europeia, devido à situação na Ucrânia, realizará uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (24) para preparar a cúpula da UE.

03:55 24.02.2022

Cazaquistão inicia evacuação de seus cidadãos da Ucrânia

A Embaixada do Cazaquistão em Kiev iniciou a evacuação de seus cidadãos da Ucrânia.

03:51 24.02.2022

Polônia pede para seus cidadãos abandonarem Ucrânia imediatamente

O Ministério das Relações Exteriores da Polônia instou aos cidadãos poloneses a abandonarem a Ucrânia imediatamente.

03:47 24.02.2022

Zelensky pede para que Ocidente feche espaço aéreo

Após o início da operação militar russa, o presidente ucraniano Vladimir Zelensky pediu para que o Ocidente fechasse o espaço aéreo.

"Fechem o espaço aéreo", escreveu Zelensky em seu Twitter, afirmando ter conversado com vários líderes mundiais, como Biden, Scholz e Boris Johnson.

03:45 24.02.2022

Rússia afirma que não há ameaças contra população ucraniana

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que a população civil da Ucrânia não está sob ameaça.

Sistemas de defesa aérea da Ucrânia foram eliminados, diz Defesa da Rússia (CLIK)

03:42 24.02.2022

Kiev divulga dados falsos sobre operações militares, diz Donetsk

Eduard Basurin, porta-voz oficial da Milícia Popular da República Popular de Donetsk, afirmou que as informações dadas por Kiev sobre a eliminação de áreas residenciais são falsas, e que somente alvos militares estão sendo atingidos.

03:33 24.02.2022

Rússia está pronta para tomar decisões adicionais quanto à operação na Ucrânia

O Parlamento russo declarou estar pronto para tomar decisões adicionais em relação às operações na Ucrânia, caso sejam necessárias.

03:19 24.02.2022

Parlamento da Ucrânia introduz Lei Marcial no país

A Suprema Rada (parlamento da Ucrânia) introduz Lei Marcial no país nesta quinta-feira(24).

03:07 24.02.2022

Rússia informa que sistemas de Defesa Aérea da Ucrânia foram desativados

O Ministério da Defesa da Rússia informou que sistemas de defesa aérea ucranianos foram desativados, bem como infraestruturas da aviação militar ucraniana.

A Defesa russa informou que as Forças Armadas do país não realizam ataques aéreos, de mísseis ou de artilharia contra as cidades da Ucrânia. Segundo a entidade, os meios de alta precisão desativam a infraestrutura militar, sistemas de defesa aérea, bases aéreas e a aviação das Forças Armadas da Ucrânia. Segundo a Defesa russa, não há ameaça para a população civil.

03:03 24.02.2022

Ucrânia relata perda de 2 assentamentos em Lugansk

O Ministério para as Situações de Emergência da Ucrânia informou que dois de seus assentamentos foram perdidos na região de Lugansk.

02:44 24.02.2022

Ucrânia relata ataques das forças russas

A Administração da Ucrânia relatou que a Rússia iniciou um ataque na manhã desta quinta-feira (24) contra instalações e aeródromos militares em várias cidades do país.

02:42 24.02.2022

Blinken e Pentágono querem resposta à Rússia

O secretário de Estado, Antony Blinken e o chefe do Pentágono discutiram com o secretário-geral da OTAN uma resposta coordenada da aliança com relação aos atuais acontecimentos na Ucrânia.

02:40 24.02.2022

Rússia não é potência que pode ser manipulada

Leonid Slutsky, diretor do Comitê dos Assuntos Internacionais da Duma de Estado declarou que a Rússia não teme o isolamento, e que o país é uma potência que não pode ser manipulada ou convertida em uma nação eremita.

"Nós não tememos isso. Nós não somos uma potência onde outros possam tentar criar uma nação eremita", afirmou.

02:34 24.02.2022

Mídia turca anuncia conversa entre Erdogan e Putin

A mídia turca declarou que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, e o presidente russo Vladimir Putin mantiveram contato telefônico.

02:30 24.02.2022

OTAN faz reunião de emergência nesta manhã

Os representantes da OTAN farão uma reunião de emergência na manhã desta quinta-feira (24), a decisão foi tomada logo após a Rússia iniciar uma operação especial em Donbass.

02:29 24.02.2022

Rússia limita voos em aeroportos no sul do país

Devido à tensão na Ucrânia, Moscou decidiu limitar os voos em diversos aeroportos no sul do país.

02:24 24.02.2022

Há conflitos na linha de contato em Donetsk

Denis Pushilin, líder da República Popular de Donetsk afirmou que há conflitos na linha de contato da república, e alertou aos militares ucranianos a entregarem suas armas.

"As medidas são absolutamente oportunas e justificadas", afirmou Slutsky.

02:20 24.02.2022

Rússia diz não ter interesse em conquistar Ucrânia

Leonid Slutsky, diretor do Comitê dos Assuntos Internacionais da Duma de Estado, câmara baixa do Parlamento russo, informou que a Rússia não começará uma guerra, e que não tem interesse em conquistar a Ucrânia, mas que vai proteger Lugansk e Donetsk.

02:17 24.02.2022

Biden quer que G7 e aliados impõem novas sanções contra Rússia

O presidente norte-americano pediu aos líderes do G7 e seus aliados para imporem novas sanções contra a Rússia.

Biden ainda conversou com Zelensky que continuará fornecendo apoio e assistência à Ucrânia após a Rússia iniciar uma operação especial em Donbass.

02:09 24.02.2022

Sirenes são acionadas em Kiev

Sirenes de alerta contra possíveis bombardeios soaram nesta manhã em Kiev. Apesar dos temores ucranianos, a Defesa russa explica que as ações militares lançadas têm como alvo apenas a infraestrutura militar ucraniana.

02:02 24.02.2022

Presidente da Ucrânia introduz a lei marcial

O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, anunciou hoje (24) a imposição de lei marcial no país em decorrência da operação especial lançada pela Rússia em Donbass, mas pediu que os cidadãos do país não entrem em pânico.

01:49 24.02.2022

Zelensky pede ajuda a Biden

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, afirmou ter conversado com o chefe de Estado norte-americano, Joe Biden, por telefone, nesta quinta-feira (24). Segundo ele, os EUA estariam preparando algum tipo de assistência internacional à Ucrânia.

Mais cedo, Biden prometeu medidas contra a Rússia, a serem anunciadas em um discurso à nação.

01:46 24.02.2022

Forças russas neutralizam infraestrutura militar ucraniana com armas de precisão, mas não bombardeiam cidades

O Ministério da Defesa da Rússia informou nesta quinta-feira (24) que armas de precisão estão sendo usadas para neutralizar a infraestrutura militar ucraniana e suas capacidades aéreas. Segundo a Defesa russa, não foram realizados bombardeios contra cidades ucranianas.

01:39 24.02.2022

Disparos são ouvidos em Donetsk

Relatos de disparos e explosões seguem sendo registrados em Donbass, em cidades da Ucrânia e também do lado russo da fronteira.

01:34 24.02.2022

Ucrânia fecha espaço aéreo para voos comerciais

A Ucrânia está fechando o espaço aéreo para aeronaves civis "devido ao alto risco de segurança da aviação", disse a Empresa Ucraniana de Serviços de Tráfego Aéreo nesta quinta-feira (24).

01:21 24.02.2022

OTAN condena operação russa

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, declarou que condena a operação especial russa em Donbass.

"Condeno veementemente o ataque sem sentido e não provocado da Rússia na Ucrânia, que coloca em risco a vida de vários civis", enfatizou, ressaltando considerar a ação "uma grave violação do direito internacional e uma ameaça à segurança euro-atlântica".

00:51 24.02.2022

Embaixadores de Rússia e Ucrânia trocam acusações na ONU

O embaixador russo nas Nações Unidas, Vasily Nebenzia, disse durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU que a Rússia está conduzindo uma operação militar especial em Donbas, não uma guerra contra a Ucrânia.

"Isso não é uma guerra, é uma operação militar especial em Donbas", disse Nebenzia, sendo criticado, em seguida, pelo embaixador da Ucrânia na ONU.

Sputnik

Sem comentários:

Mais lidas da semana