quinta-feira, 14 de abril de 2022

A FUGA DOS JORNALISTAS PARA ESCRITURÁRIOS -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

Cândida Pinto é um nome entre muitos que estão a assassinar o Jornalismo em directo na Ucrânia. Revelo-o porque ela levou o crime a um nível repugnante que ninguém ainda tinha atingido. Entrevistou duas crianças de sete anos e estas foram dizendo que viram os russos fazer muitas maldades na cidade onde vivem, nos arredores de Kiev. Isto aconteceu na RTP, canal público português. Quando uma jornalista considera credível o depoimento de uma criança e faz dessa conversa uma notícia, já não é possível ir mais além na falsificação, no embuste e na aldrabice. 

Karl Kraus, o jornalista maldito da “Die Fackel” dizia que os jornalistas da época (início do século XX) tinham desaparecido das redacções porque foram todos para escriturários. Esta Cândida Pinto fez um percurso inverso. Saiu de empregada da limpeza, perita em Sonasol limpa tudo, esfregonas, gotas de fayri lavam mais loiça e foi para o jornalismo. Mais dia, menos dia, havia de mostrar a sua face assassina. É mau. Muito mau. E na RTP não há jornalistas? Se há, como admitem semelhantes crimes contra o jornalismo? É isso, não há.

Uma “jornalista” da CNN Portugal foi a uma cidade nos arredores de Kiev e com ar de vendedora de caixões apontou para dois desgraçados que cavavam e disse: “Ali está enterrado um civil morto pelos soldados russos. Os tanques russos desceram esta rua e aqui dispararam contra um civil. Ali dispararam e feriram uma menina num braço que acabou por morrer. Os russos cometeram aqui muitos crimes de guerra”. Viu? Não viu. Fontes? Não são reveladas. 

Um “jornalista” da revista Visão disse na SIC Notícias: “O presidente Zelensky falou aos deputados gregos com um membro do Batalhão de Azov a seu lado por ser de origem grega. O militar disse que não podia ser nazi porque o seu avô lutou contra os nazis. Logo, o Batalhão de Azov não tem nada a ver com os nazis”. Não estou a fazer ficção, isto aconteceu mesmo. O meu avô era milionário, logo eu sou milionário. O problema é que o velho tinha quatro filhas e um montão de netos. A mim tocou-me ser o pobre por erros meus, má fortuna e amor ardente. Estás a ver a matemática, rapaz?

Um rapaz com barba e orelhas de burro, ajaezado com um letreiro onde diz “press” está em Odessa e contou tudo aos telespectadores do canal português SIC: “Hoje os habitantes queriam comemorar a libertação, pelas forças ucranianas, da cidade ocupada pelos nazis, mas não puderam por causa dos bombardeamentos russos. O rapazola não sabe que foi o Exército Vermelho, da União Soviética, que libertou Odessa e esmagou as tropas nazis na Frente Oriental. Nessa altura, os ucranianos estavam entretidos a servir os nazis.

A CNN Portugal deu esta notícia, em directo: Os serviços secretos ucranianos gravaram uma comunicação via rádio onde um chefe militar mandou matar civis. Mais crimes de guerra! A assassina do jornalismo em directo nem se incomodou a avisar os telespectadores que aquela era a versão de serviços secretos ucranianos, interessados em falsificar, mentir, deturpar. A versão da “secreta” passou a ser uma verdade indiscutível, confirmada e reconfirmada por fontes independentes. Na CNN Portugal não há jornalistas? Pelos vistos foram todos para escriturários. Caso contrário exigiam que o jornalismo não fosse assassinado em directo. 

Uma empregada da limpeza ao serviço da CNN Portugal foi a Vorzel, nos arredores de Kiev. Vieram de lá os russos e mataram um jovem. A avó conta como foi. Aquela senhora foi atacada. Salvou-se porque tinha com ela a pedra do Santo Sepulcro. Uma explosão muito grande. 

Kharkiv foi atacada. Há registo de dez mortos entre eles, uma criança. Quem diz isto está em Odessa mas afirma, confirma, reafirma. Como se tivesse testemunhado o acontecimento. Os russos deixaram aqui toda a crueldade. Ai os russos! Uma batalha intensa, olho por olho, dente por dente. Várias vítimas mortais. Os russos já foram embora.

Uma empregada da limpeza da CNN Portugal viu isto em Hostomel: “Os russos chegaram e roubaram tudo. Deixaram os seus telemóveis podres e levaram os bons telemóveis dos ucranianos. Roubaram tudo. 

Um tipo com ar de bandido está em Odessa e conta em directo tudo o que vê a 350 quilómetros de distância: “Atacaram a estação dos comboios conde estavam quatro mil refugiados. Foi o inferno”. A SIC tem jornalistas? Claro que não. Foram todos para traficantes de droga ou proxenetas de prostitutas ucranianas. Se existisse um que fosse, protestava contra o assassinato do jornalismo em directo. E dava a cara, para não ser confundido com traficantes e chulos.

José Luís Mendonça diz que a UNITA tem sido ostracizada por aqueles com quem assinou a paz, leia-se o MPLA. Tu foste director do jornal “Cultura” vários anos. Vais fazer o favor de revelar quantas e quantos membros da UNITA ligados às artes e letras, às ciências sociais, à intelectualidade angolana colaboraram no teu jornal. Nenhum? Essa agora é que está muito boa. Então tu também ostracizaste o Galo Negro (olha que não há Galo Mulato) e ignoraste a produção artística e literária dos seus membros.

Brincadeira, não me leves a mal. Eu sei que a UNITA não tem gente à altura para colaborar num jornal cultural. É só porrada, destruições, assassinatos, atentados, aldrabices. Se tu nunca tiveste quem da área da UNITA colaborasse no teu jornal, faz um esforço e pensa. Se calhar na política o vazio é o mesmo. Eles não são ostracizados mas ostracizam a democracia. Sabes que puxar o gatilho e dizer umas aldrabices é fácil. Mas fazer política é uma actividade nobre, não está ao alcance de sicários e mentirosos compulsivos. Segura o meio campo que eu trato da defesa, nem que seja à canelada.

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana